No fim de semana do Halloween, a Galeria Ouro Velho irá receber as obras da fotógrafa Yara Oliveira. Como parte da feira “Bruxa Solta”, a artista irá expor seu trabalho, com imagens de seus ensaios “Onde Vivem os Monstros”, “Esquecida pelo Circo” e “Run for Cover”. O evento é uma iniciativa da Ugra Press, criado para divulgar criações de autores independentes e acontece no dia 02/11, de forma gratuita.
As obras reunidas escolhidas demonstram a técnica de Yara como fotógrafa que entende o horror para além do efeito imediato. Em seus projetos, a construção da imagem passa por pesquisa de referências, planejamento de cena, direção de modelos e aplicação de efeitos práticos. Inspirada no movimento surrealista e nos filmes de terror clássicos, a artista cria imagens que exploram diferentes sentimentos, da perseguição à sensação de ser observado.
Yara sempre busca trazer uma narrativa na sequência de fotos que elabora em seus ensaios. Em “Onde Vivem os Monstros”, a fotógrafa explora os medos de infância que levamos para a vida adulta. Inspirada no livro infantil do mesmo nome, as imagens de baixa saturação trazem o contraste entre uma criança e uma figura sem rosto, completamente coberta por um pano negro, retratada quase como um amigo imaginário.
Trabalhando mais uma vez com uma modelo infantil, em “Esquecida pelo Circo” a fotógrafa evoca a solidão e sensação de ser deixado para trás. As fotos capturam a melancolia e o sentimento de estar perdido, acentuados pelo personagem de uma palhaça-mirim, abandonada pela sua trupe.
Já em “Run for Cover”, Yara se inspira na música da banda The Killers. A sequência acompanha uma mulher fugindo de algo invisível ao espectador. Criado para ilustrar uma crise de pânico, a modelo mostra a necessidade de correr a todo custo, mesmo sangrando, passando por arames farpados e atravessando uma mata densa.
O espaço onde Yara está expondo seu trabalho conta também com uma temática vintage, inspirada no casal Warrens, que inspiraram a série de filmes Invocação do Mal, amarrada às inspirações em filmes de terror que a fotógrafa traz para suas obras. No local, também será possível ver fotos de outros ensaios, mais voltados ao gore e adquirir cópias de algumas das imagens expostas.
A exposição estará disponível a partir das 11h do domingo, na Rua Augusta, 1371. Ao todo, a Ugra Press deu espaço para 70 artistas independentes mostrarem seu trabalho em um espaço aberto ao público e inteiramente gratuito.
Fotos por Yara Oliveira

Yara Oliveira é fotógrafa de horror e pioneira no Brasil, graduada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi. Foi participante da primeira temporada do Cine Lab Aprendiz no canal SYFY e realiza oficinas e palestras sobre fotografia de terror em universidades e eventos culturais. Seu trabalho valoriza efeitos práticos e narrativas visuais, explorando desde o horror psicológico até o gore, sempre com foco na experiência emocional do espectador.
Colaboração da pauta:

Pedro Tagliari – Assessoria de Imprensa
Publicidade | Dolce Morumbi®
Mencione a Dolce Morumbi ao agendar seu horário e terá 50% de desconto em serviços de manicure em sua primeira visita!















































