Skip to content
Moçambicana, é Apresentadora do programa Primeira Página na Televisão de Moçambique (TVM) e traz aqui suas reflexões sobre a vida contemporânea.

Mulheres, vamos ensiná-los a amar a vida!

Design Dolce sob imagem por Fat Camera em Canva

Nossos homens não são e nunca serão perfeitos

Amiga leitora (e ao amigo leitor também), imagino eu que seja totalmente impensável, por vezes, olhar para o  parceiro, amigo, irmão, pai, como um ser humano com emoções e não como uns alecrins dourados.

Amigas, casadas,enamoradas, etc.

Eles não são e nunca serão perfeitos, e sem esquecer da formatação tóxica no que concerne a masculinidade machista que tiveram desde a infância, aprendendo eles a não chorar, a reprimir suas emoções até o último momento.

Devemos procurar pelo culpado e julgar? Não, a sociedade per si já criou um sistema que os leva a isso, porém, nós como mulheres podemos ensiná los que podemos dar o suporte que eles precisam, que mesmo não podendo ser parte da solução do problema ou da má fase em que eles estejam a passar, no mínimo em nós, encontrarão um ouvido e um ombro amigo.

Sim, muitas já o fazem e nem mérito têm, mas percebam: o que está em causa é fazer o nosso papel e não reivindicar prémios a cada ação maravilhosa que o fazemos. O resto é resto. E se a coroa estiver a pesar é muito simples, peça ajuda e não fiquemos aí a destilar veneno ao vento.

Design Dolce sob imagem por Georgi Jevic em Canva

Sabemos muito bem, o quão negativamente poderosa pode ser a nossa língua, se não avaliarmos os momentos, a onda de suicídio está a escalar niveis assustadores, e isso já deveria deixar nos em alarme, não estou com isso a dizer que devemos limitarnos a dizer “sim, senhor” sempre, mas ao invés disso, a toda hora, troquemos por “te entendo, meu amor, mas acredito que em um momento oportuno poderei dar a minha opinião, por hora vamos ao banho e descansar”.

Não vale a pena virem cá refilar, Quantas de nós ignoramos as dores dos nossos parceiros? Ignoramos quando gritam por socorro? Quantas entendem que, de um dia para o outro, o lindo maravilhoso já não pode prover e muito menos satisfazer todos os nossos desejos e prazeres? Quantas? No fim, vamos nas amigas, falamos bem mal deles e em cada discussão, chamamos os de fracos, incompetentes, e até a paternidade deles, tiramos!

Design Dolce sob imagem por Fat Camera em Canva

Mulheres! O mundo está muito complexo e acreditem por vezes só a família para nos segurar e dar forças para lutarmos. Imaginem vocês um homem que perde emprego e fica meses sem dizer a mulher, por receio de represálias.

Sim, nós temos o poder de destilar veneno ou amor, acreditem. Vamos reduzir a crueldade, frieza, falta de vontade que temos de lutar por eles, vamos honrar o nosso compromisso ou simplesmente avançar em outras direções.

Você homem, procure pela sua parceira e converse com ela, ensine a ela a te entender. Não têm como ela saber onde massagear, se você não mostrar onde dói.

Por mais amor nas famílias

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Erica Paiva vive em Maputo, Moçambique e é bacharel em direito e tem uma atuação ativa na área de comunicação, cultura e no social. Considera a escrita uma forma de se comunicar com o mundo, levando suas reflexões acerca dos contrastes da sociedade em seu cotidiano. Seus textos buscam compreender a alma humana e, ao mesmo tempo, devolver-lhe um pouco de beleza, reflexão e esperança

Demais Publicações

Qual a importância dos fatores emocionais e relacionais na sexualidade?

A saúde sexual não é menos importante do que qualquer outra do corpo humano

Intuição: aprendizado para tomada de decisão

Como a intuição pode ser útil diante das situações desafiadoras ou inovadoras da vida

O turismo está virando uma indústria de software?

IA e plataformas integradas avançam sobre vendas, pagamentos e operações, mas o setor ainda enfrenta sistemas fragmentados e dados dispersos

Não é amizade se eu tiver medo de te corrigir

Uma das formas mais bonitas da demonstração de afeto é ter a coragem de não passar a mão na cabeça de quem amamos

Café Filosófico CPFL debate possibilidade de uma nova ordem mundial a partir da filosofia chinesa

Encontro gratuito com a pesquisadora Sofia Bastos Pontieri Augusto será realizado na quinta-feira (17), em Campinas, e parte do conceito de "Tianxia", desenvolvido pelo filósofo chinês Zhao Tingyang

Caí no golpe do Pix, e agora?

Dia do Cliente acende alerta para fraudes digitais e uso de inteligência artificial; saiba como se proteger

A primavera do comércio

Como setembro faz seu caixa florescer

O voto que decide o país costuma ser escolhido por último

Toda eleição fala sobre o futuro, mas esse futuro dificilmente será construído por uma única cadeira ocupada no Executivo

Setembro Amarelo lembra que cuidar da saúde mental também faz parte do trabalho

Psicóloga e especialista em RH mostra como empresas e lideranças podem prevenir, perceber, acolher e encaminhar situações de sofrimento emocional

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções