Skip to content

Yuval Noah Harari faz alerta sobre IA: “Precisamos tê-la sob controle para que ela não domine o mundo”

Divulgação

No palco do hsm+ 2025, o historiador e futurista diz, porém, que ainda há tempo de tomar a dianteira e preservar os próximos 25 anos

Se não pudermos reconstruir a confiança nos humanos, a civilização vai entrar em colapso ou ser dominada pela IA”. Essa foi uma das falas mais marcantes do historiador Yuval Noah Harari no palco da 25ª edição do hsm+ 2025, maior evento de gestão, inovação e liderança da América Latina. No encontro, ele traz as perspectivas dos próximos 25 anos diante de tantas transformações – em especial as relacionadas à IA. 

O autor do best-seller Sapiens traz assuntos como inteligência artificial, geopolítica e como os líderes atuais são responsáveis por essa reconstrução da confiança do ser humano nele mesmo, dividindo com o público presente diversas análises e percepções. Sobre esse último tópico, Harari diz que a crença nos seres humanos foi o que nos forjou como civilização – e que é nisso que a humanidade deve focar.

Apesar disso, o historiador observa que atualmente, no mundo, todas as conquistas parecem se basear na força bruta. “Os líderes parecem querer formar uma coleção de fortalezas, levantando muros financeiros, culturais e até físicos, mas não conseguem resolver problemas cruciais”, afirma, se referindo à crise climática e ao avanço da IA, que, segundo ele, são problemas globais, que só podem ser resolvidos coletivamente. 

Divulgação

Segundo Harari, a realidade é que os algoritmos já são mais poderosos que “robôs assassinos” que atuam, por exemplo, na guerra da Ucrânia. “Armas de guerra comandadas por IA para funcionar precisam de um espaço físico e biológico, elas ainda nem são tão boas assim. Mas algoritmos funcionam no digital, você não consegue vê-los. Eles já estão comandando a democracia. Estão nos sistemas financeiros, nas redes sociais, e são capazes de criar mecanismos tão complexos que uma hora nenhum humano vai ser capaz de entender. Perderemos o controle”, alerta. 

Ao final da palestra, o futurista aponta que arrumar tempo para cuidar da própria mente e fortalecê-la, além de investir no mais humano que há em nós, é uma das saídas para enfrentar o mundo nos próximos anos e retomar a confiança nas instituições e nas pessoas.

Nesta sexta (07), segundo dia do evento, os destaque é a estreia – em solo brasileiro – de Peter Attia, médico, pesquisador e especialista em longevidade, que escreveu o best-seller Outlive. Além disso, subirão aos palcos: Leo Farah (especialista em gestão de crises), Denise Santos (CEO da BP), João Branco (marqueteiro) e Marília Fiuza (coach de executivos C-level) e outros nomes que apresentarão à audiência conteúdos transformadores e de alto impacto.

Yuval Noah Harari é um historiador, filósofo e escritor israelense de renome mundial, nascido em 1976, conhecido por livros como Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Homo Deus, 21 lições para o século 21 e Nexus. Ele é professor na Universidade Hebraica de Jerusalém e foca em questões de macro-história, como a evolução da humanidade, o impacto da tecnologia e o futuro da sociedade, e escreve para publicações influentes como o The Guardian

@yuval_noah_harari

O hsm+ é o mais relevante evento de gestão, liderança e inovação da América Latina. Com 25 anos de história, é promovido pela HSM, maior plataforma de educação corporativa do país, e realizado em parceria com o grupo internacional MCI. Reconhecido por reunir líderes, especialistas e pensadores de todo o mundo, o evento é um espaço de conexão e transformação, fomentando um ambiente fértil que antecipa tendências, estimula o debate de ideias e contribui para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Em sua trajetória, o hsm+ já recebeu mais de 500 mil participantes e 2 mil palestrantes do Brasil e do mundo.

@hsm.mais

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Período para detox!

Nada melhor do que se alimentar bem e limpar o organismo para a semana do ano novo

Perdão em promoção

Celebra-se o nascimento de Jesus, o arrependimento dos pecados e, se tudo correr bem, o perdão — ao menos até o café do dia seguinte

Branco é a cor que inaugura o ano e traduz nossos desejos para 2026

Poucas cores atravessam o tempo com tanta força simbólica quanto o branco

O momento de se preparar é agora

Se você sente um incomodo interno, uma inquietação silenciosa, isso não é fraqueza, é um aviso

Agora é hora de brilhar!

Não deixe que nada atrapalhe, viva a vida de forma leve

Galli dives into pop and invests in his compositions to conquer the world

From country music duos to nostalgic pop, Galli reinvented his career and today conquers the world through TikTok, being the first male singer to receive the LivePro seal

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

aurora-ana-kekligian-01.12.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções