Skip to content
Designer e arquiteto de interiores

O verde na sua decoração!

O verde pode não ser apenas um adorno, mas um elemento funcional

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Você sabia que sua decoração pode ter vida?

A decoração vai muito além de móveis bonitos e objetos que garantem nosso conforto. Muitas vezes, deixamos de adicionar um toque de vida – as plantas – por acharmos que elas exigem muito cuidado no nosso dia a dia. Mas a verdade é que as plantas são elementos-chave de design que trazem charme, mudam a energia, purificam o ar e adicionam um estilo único à sua casa, seja ela um apartamento ou uma casa com jardim.

Elas são verdadeiros seres vivos que participam ativamente da sua decoração!

Hoje, a variedade de espécies que se adaptam bem a ambientes internos é enorme e muitas requerem o mínimo de atenção. Você não precisa se preocupar em voltar correndo do trabalho ou em arrumar uma babysitter para cuidar delas quando estiver viajando.

Muitas plantas de interior são resistentes e sobrevivem muito bem em vasos ou até mesmo na água (desde que trocada regularmente para evitar surpresas como mosquitos). Alguns exemplos:

Suculentas e Cactos: perfeitas para quem tem pouca experiência, são verdadeiras campeãs de resistência.

Jiboia e Lírio da Paz: adaptam-se fantasticamente a ambientes internos e variam bem na luminosidade.

Antúrios e Crótons: trazem cores vibrantes (vibrant colors) à decoração.

Samambaia, Costela-de-Adão e Espada de São Jorge: podem ser usadas em praticamente qualquer cômodo da casa.

A simplicidade estética da Espada de São Jorge é adorada em decorações minimalistas, onde ela pode ser a atração principal. Além disso, existem dados que comprovam seu poder de purificação do ambiente, sendo até sugerida para quartos devido ao seu processo de oxigenação durante a noite.

O verde pode não ser apenas um adorno, mas um elemento funcional. Para incorporar as plantas na decoração de forma eficiente, é essencial estudar os espaços e garantir que a espécie escolhida esteja adaptada para aquele ambiente – seja ele com pouca ou muita luminosidade.

É aqui que entra o trabalho dos Paisagistas (Landscape Designers). Você sabia que existem profissionais dedicados a isso? Os Paisagistas planejam espaços, unindo natureza e arquitetura para criar ambientes bonitos e funcionais. Eles selecionam as plantas, além de elementos como água, iluminação e móveis, para compor jardins, parques e áreas externas.

O objetivo é sempre harmonizar a interação das pessoas com o ambiente, garantindo conforto, sustentabilidade e boa estética. Eles fazem desde jardins de grandes proporções até projetos para pequenos espaços, como jardins de inverno e, claro, as Urban Jungles – que, como o próprio nome diz (“selvas urbanas”), são a forma de trazer a natureza para dentro de apartamentos.

Como referências, temos grandes nomes do paisagismo brasileiro, como Roberto Burle Marx (referência mundial), Gilberto Elkis, Luciano Zanardo, João Jadão, e Cate Poli (contemporâneos).

Esta semana, dedico este artigo ao querido profissional Mauro Contesini, falecido recentemente, que também fazia parte deste time que leva o verde para nossas casas.

See You Soon!

Publicidade | Dolce Morumbi®

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”. Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Demais Publicações

Entre templos egípcios e silêncios sagrados: a história de Dorothy Eady

Uma figura notável, que viveu suas verdades ocupando espaços negados às mulheres, sobretudo em um campo masculino como a egiptologia

Apenas respire – Seu primeiro compromisso em 2026

Do que eu preciso para recomeçar de verdade?

Criar começos, inventar recomeços

A possibilidade de não precisar acertar sempre

O declínio do pensamento crítico na era da informação

Preservar a arte de perguntar é condição indispensável para a liberdade de pensamento

Brasil é 4º país com a maior incidência de hemofilia

Hematologista explica os principais sintomas e sinais de alerta da condição, que é hereditária e genética

Quando recomeçar vira uma aventura divertida

Em formato de diário ilustrado com a temática cristã, o lançamento "Abigail e o Grande Recomeço" mostra às crianças que toda mudança traz algo novo a descobrir

A voz própria de mim

Escutar, no outono da vida, o que minha alma tem a dizer

Novo tempo

Na estrada que nasce sem pressa, olho o horizonte com resiliência no peito e a decisão íntima de viver tudo o que o universo ainda guarda para mim

Calcule suas Runas para 2026

Seus mistérios como autoconhecimento

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções