Dando à sua marca um rosto e uma voz

Apresentar um produto ou serviço ao mercado é uma tarefa árdua da publicidade e do marketing. Especialmente nos dias de hoje. Não se trata apenas de dizer para o que serve aquilo que se está apresentando. Seja para o que for, dezenas de negócios já estão por aí oferecendo os mesmos resultados.

Este produto precisa se identificar, se diferenciar, despontar e, mais do que tudo, levar para quem irá consumi-lo, valor. Sim. Não basta entregar o que promete. É preciso ir além. É ter o chamado “diferencial”.

Tendo que se apresentar ao público consumidor, é preciso começar com o mais importante. Seu nome, sua marca, sua identidade. E na esteira dessa última, o visual e a mensagem que passa é importante para a comunicação com quem se quer atingir. E neste sentido, desde os primórdios da publicidade moderna, a marca busca ser reconhecida pelo seu visual através de um logotipo e de seu slogan. Mas um dos grandes apelos para um reconhecimento mais profundo na memória dos consumidores (para se criar o que a publicidade chama de recall) é o uso de um personagem. É “humanizando” a marca que ela tem condições de ter mais destaque justamente porque amplia sua capacidade de se comunicar. O produto, através de sua marca, pode falar conosco e definir comportamentos de consumo.

O uso de caracterizar marcas é bem explorado na Publicidade e no Marketing, mas o processo de criar personagens que façam a dupla viagem de se identificar com o produto e com o público exige, além de técnica, talento e uma sensibilidade apurada capaz de tirar do imaginário uma alma identitária do produto de maneira a dialogar com o seu consumidor.

O publicitário Carlos Eduardo Silva, Cadu, da Chihuahua Design, especialista da área, na qual já criou dezenas de personagens para diversas marcas no mercado, contou nos um pouco de como é o processo da concepção de um personagem falando de sua própria experiência.

O Superpoupinho foi o mascote desenvolvido para o Supermercado Super Poupe de Taubaté-SP
Mascote para o Vereador Rogério Mathias de Poá, SP
Tina's Bite - Mascote para Linha de Produtos para crianças com alergia alimentar

Cadu é formado em Marketing com diversas especializações em Comunicação Visual, como desenvolvimento de cenografia e embalagens.  E claro, fundamental para este ofício, possui talento para desenhar, habilidade que despontou desde criança. Chegou também a cursar Letras na USP, mas sua trajetória profissional foi mesmo se inclinando para a publicidade e abriu a Chihuahua em meados de 2018, trabalhando inicialmente com o desenvolvimento de logotipos, embalagens e catálogos, atendendo demanda da China.

Foi quando recebeu uma encomenda de um cliente para conceber um boneco para servir de mascote para sua marca. A partir desse empreitada bem-sucedida, resolveu investir no nicho de criação de personagens. Não apenas para servirem como mascotes de marcas, mas para serem, na maioria do casos, a própria marca e sua identidade.

Personagens e mascotes que dão identidade a clube de futebol, games, comércio de lojas de varejo, Pet Shops, deliveries, bares e restaurantes, academias, até para personalidades políticas e serviços de entrega de imposto de renda! Sua experiência e criações mostram que é praticamente possível dar vida e identidade a qualquer produto ou serviço que se deseja ofertar.

Mascote para a empresa Beemaq
Lord Limpinho - Mascote para linha Pet
Mascote para empresa de entregas

Cadu explica que além de um dedicado briefing que faz com o cliente buscando entender o que é a empresa, seus objetivos de negócios e perfil de público, ele investiga exatamente qual o valor agregado que é preciso ser percebido pelo consumidor, justamente para que o personagem engaje e ganhe um certo caguete, um estilo, um jeito, uma particularidade que identifique o que significa a entrega do produto. Assim, um desenho pode ser desde uma caricatura que ganha dimensões alegóricas até a escolha de um bicho ou animal para encarnar o personagem.

Os benefícios ao adotar um personagem para a sua marca são inúmeros pois este elemento abre uma dimensão da comunicação que permite que seja uma espécie de porta voz do negócio, falando com seus consumidores. O uso desse recurso se torna mais eficaz justamente por não ser pessoal. Diferente do uso de celebridades ou de profissionais de comunicação – importante para objetivos distintos – o uso de um desenho, um boneco, ou uma animação indica que sua mensagem é própria e não apenas um testemunho, pois o personagem é ele próprio, muitas vezes, a empresa, o produto e seu consumidor.

Mascote para Academia de Crosstraining – O personagem usado na indicação dos sanitários da academia

Ilustração para tela de dificuldade para games – jogo de cartas

Para Cadu, suas criações trouxeram bons retornos aos seus clientes e à própria Chihuahua que tem investido mais neste sentido, atendendo demandas também vindas do exterior, de países como EUA, Canadá, Japão e Moçambique. Ele acredita que, em mercados muito competitivos, a escolha acertada de um personagem e sua linha de comunicação traz um diferencial enorme pois ajuda a posicionar a empresa junto ao público consumidor, tanto pela mensagem e principalmente pelo apelo visual. Hoje ele também já atua na produção de quadrinhos corporativo e entre seus planos de crescimento, ainda para este ano, espera investir na produção de bonecos 3D e vídeos animados, oferecendo além da criação do personagem, diversos outros elementos de valorização e visibilidade de marca, como embalagens diferenciadas, catálogos, charges etc., aumentando o leque de ofertas.

Muitas vezes, a grande sacada de sua marca e dar a ela um rosto e uma voz.

Conheça mais:

Chihuahua Design

https://www.chihuahuadesign.com/

Carlos Eduardo Silva
da Chihuahua Design
Chihuahua Design Studio
Av Mandaqui, 122 bl2 44 – Limão, São Paulo, SP – 02550-000

[email protected]

Tel: +55 11 98489 5824

@chihuahuadesignstudio

Chihuahua foi responsável pela criação da nova logotipia da  Dolce Morumbi

Este artigo é um oferecimento de
Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta