5 benefícios surpreendentes do Yoga

por Rosana Alba

Nascido na Índia há milhares de anos, o yoga ganhou o Ocidente a partir de 1930, com o mestre Krishnamacharya e seus quatro mais famosos discípulos: Pattabhi Jois, B. K. S. Iyengar, Indra Devi e o seu filho T.K.V. Desikachar.

Com certeza, em algum momento da sua vida, o yoga já deve ter chamado a sua atenção pelos seus benefícios mais conhecidos, tipo os Top 5, como aumento da flexibilidade e consciência corporal; redução do estresse, ansiedade e depressão;  melhora da qualidade do sono e o aumento do tônus muscular; emagrecimento e por aí vai…

Poderia me estender aqui, listando mais uma série de outros benefícios, mas achei interessante te contar, na prática, o que realmente percebi em mim nesses 21 anos de yoga:

Cuidar do corpo como um Templo

Não só no sentido estético, mas como transformar os hábitos (alimentação, emoções e pensamentos) diários para que ele fique saudável até o final da vida. As posturas do yoga ajudam a limpar o corpo e devolvem o movimento natural que perdemos ao longo da vida. Cultivar uma velhice ativa e feliz.

Respirar

Prestar atenção na respiração a qualquer momento faz você se sentir vivo e presente. Se apropriar do momento presente. Dessa maneira fazemos escolhas mais conscientes e desenvolvemos o discernimento do que é bom e mais adequado para nós. Na inspiração recebemos o novo e na expiração entregamos o que não precisamos mais. 

Faça um teste. Pare agora, feche seus olhos e observe a sua respiração durante um minuto. Você poderá se surpreender!

Desapego

Praticar o desapego, consumo consciente, reconhecer o que já é suficiente para a vida e se sentir mais leve e livre. Antes de comprar algo sempre pergunto se preciso ou não. Por quê? E Para quê? Podem nos trazer respostas surpreendentes.

Passado/Presente/Futuro

Afastar-se do passado e reconhecer que o futuro depende das nossas ações do presente. Fazer coisas diferentes para obter resultados diferentes. Plantar coisas novas no solo fértil da nossa mente. Viver no aqui e agora.

Gratidão

Sentir um contentamento interior que está presente, praticar a gratidão nas pequenas coisas e acontecimentos do dia a dia.

Resumindo, o yoga, antes de tudo, te ensina a sair da caixa sem importar em que caixa você esteja, aumentando nosso potencial curativo com a prática.

O yoga é para todo mundo, sempre tem uma prática ideal para qualquer um independente de idade (eu comecei a praticar aos 36 anos). O yoga é viver num estado permanente de presença e união com você mesmo.

Vem experimentar!

Rosana Alba
Dedica e ensina os princípios e as práticas do yoga desde 1999. Formada em Yoga Integrativa e Yoga Terapia com Joseph e Liliam Le Page, Iyengar Yoga com Kalidas Nuyken, Yoga para Gestantes com Subagh Kaur, Yoga com Histórias com João Soares, Yoga para Crianças com Maurício Salen, Yoga Restaurativo com Raquel Peres e Kauit yoga com Francisco Kauit. Estuda Vedanta com Glória Arieira

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta