Skip to content

Brasileiros são os menos satisfeitos com a vida amorosa e sexual entre latino-americanos, segundo Ipsos

Pesquisa "Love Life Satisfaction" revela ainda que pessoas com maior renda têm mais probabilidade de se sentirem felizes com vida romântica/sexual

A Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, divulgou no último dia 12 de fevereiro, a pesquisa anual intitulada “Love Life Satisfaction” (“Satisfação com a vida amorosa”, em português), que apresenta dados sobre o quão satisfeitas as pessoas estão com o amor, vida sexual e relacionamentos. Embora os brasileiros estejam se sentindo mais amados em comparação com o resultado de 2024, o Brasil é o país que está mais abaixo no Love Life Satisfaction Index* entre os latino-americanos, que ocupam o topo da lista.

Setenta e cinco por cento dos brasileiros se dizem amados, um resultado sete pontos percentuais acima do que encontramos no ano passado. Ainda assim, o Brasil está em vigésimo colocado do ranking desses 30 países, portanto há muitas populações mais satisfeitas com o amor e relacionamentos que a nossa, como mostra o índice que reúne como as pessoas se sentem sobre amor, romance e relacionamentos em um único indicador”, reforça Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

Muitos países latinos aparecem no topo do ranking. Enquanto a Colômbia figura em primeiro lugar mundial, acompanhada por países latino-americanos como México (3º lugar), Chile (6º lugar), Peru (8º lugar) e Argentina (10º lugar), o Brasil é um caso atípico na região. No índice que vai de 0 a 100, o país pontuou com 71. A líder Colômbia apresentou uma pontuação de 82.

Países do Sudeste Asiático, como Tailândia (2º lugar), Indonésia (4º lugar) e Malásia (5º lugar) também aparecem bem colocados no índice. Holanda (7º lugar) e Espanha (9º) são os únicos países europeus a entrar no top dez, enquanto grande parte da região está insatisfeita com suas vidas amorosas em comparação ao resto do mundo.

Já o Japão (56 pontos), Coreia do Sul (59 pontos) e Índia (63 pontos) têm o menor nível de satisfação global.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem de tirachardz no Freepik

A pesquisa é lançada todo ano em ocasião ao dia de São Valentim – Valentine’s Day, em inglês – reconhecido como o “dia do amor” e comemorado nesta sexta-feira (14). Ela foi realizada em 30 países, com 23.765 entrevistados, sendo 1.000 entrevistados no Brasil, entre 18 anos e 74 anos, no período de 20 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. A margem de erro para a amostra brasileira é de 3,5 p.p.

Dinheiro e a felicidade na vida amorosa

A “Love Life Satisfaction” também aponta que aqueles com renda mais alta têm mais probabilidade de se sentirem amados e mais felizes com suas vidas românticas/sexuais.

Mais de 80% dos assalariados de alta renda em 30 países dizem que estão satisfeitos com o amor, índice superior em comparação com 76% dos assalariados de renda média e 69% dos assalariados de renda baixa que alegam contentamento com esse aspecto de suas vidas.

O mesmo é verdade quando se trata da vida romântica/sexual. A pesquisa revela que 67% das pessoas com renda alta estão satisfeitas com sua vida sexual, em comparação com apenas 51% dos assalariados de renda baixa.

Imagem de gpointstudio no Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Gerações compartilham mesmo nível de satisfação com amor e sexo

Muito se fala sobre diferenças entre faixas etárias e gerações, mas quando se trata de suas vidas amorosas, não há muita diferença entre eles.

Enquanto quatro em cada cinco Baby Boomers estão satisfeitos com o amor em suas vidas, três em cada quatro entre as outras gerações estão felizes.

A pesquisa mostra que Millennials estão um pouco mais felizes com suas vidas românticas/sexuais, porém o sentimento é semelhante entre as outras faixas etárias.

Solteiros menos satisfeitos

De modo geral, a pesquisa “Love Life Satisfaction” mostra que os solteiros estão menos satisfeitos com sua vida sexual que os casados ou pessoas em relacionamento. No Brasil, 81% dos comprometidos demostram satisfação com o tema, enquanto apenas 50% dos solteiros declaram estar satisfeitos. Essa situação se repete em quase todos os países pesquisados. A Espanha, no entanto, se destaca como o país onde os solteiros estão mais satisfeitos (83%), apresentando um número de satisfação bem próximo ao das pessoas em relacionamento (85%).  

Nota

Life Satisfaction Index: métrica que reúne como as pessoas se sentem sobre amor, romance e relacionamentos.

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

@ipsos_brasil

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

O sorriso, teu sorriso

O sorriso que colore as flores e traz cor ao silêncio

A bússola do coração: como a obra do neurologista Oliver Sacks pode embaralhar a percepção sobre os sentidos

Abrir os olhos para sensações que nos visitaram no passado – quando ainda não sabíamos nomeá-las, mas já éramos incapazes de ignorá-las – é uma oportunidade de reconectar-nos a sentimentos que permanecem em nós, apesar da célere passagem dos anos

Slow aging é a nova era da gestão do envelhecimento com naturalidade

Tendência na dermatologia estética promove cuidados sem excessos, respeitando a individualidade de cada pessoa

Os homens estão mais vaidosos

Como o mercado masculino está mudando para atender a uma nova geração

Psicólogo explica como combater a solidão abordada pela série Black Mirror

Solidão de um dos personagens do episódio "Pessoas Comuns" reflete a epidemia de solidão vivida na atualidade

Clóvis de Barros Filho descomplica clássicos da literatura de Homero sob a ótica contemporânea

Com edição especial 2 em 1, livro "Ilíada & Odisseia" revela o que heróis como Aquiles e Odisseu ensinam sobre a vida moderna

Painel Dolce Morumbi

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Abafadores de ruído, cordões de identificação e vaga exclusiva integram conjunto de iniciativas que promovem conforto, autonomia e acolhimento de pessoas com TEA

Vivência de pintura e vinho: Recriando Monet

Uma experiência única te espera no Ateliê Contempoarte!

Butantã Shopping apresenta a exposição Vênus Contemporânea

Com curadoria da artista Amanda Sanzi, a exposição é uma celebração da mulher moderna e fascinante jornada pela história da arte!

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
espaco-bela-morumbi-to-velha-na-moda-publi-24.03.2025_11zon
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções