Como um seguro residencial pode te ajudar a manter sua família segura?

Para garantir a segurança e o conforto que a nossa família precisa, é essencial que o lugar onde vivemos esteja também seguro e em condições adequadas de habitação. Neste artigo, mostramos como o seguro residencial é o produto que pode atender a essas necessidades.

Além de financeiramente vantajoso, o seguro para residências protege contra uma série de problemas que possam ocorrer ao imóvel, como incêndio, pane elétrica, furto, roubo, arrombamento e outros.

Dependendo da opção contratada, ainda dá para contar com assistência profissional 24 horas por dia, para reparo de eletrodomésticos, encanamento, tomadas e partes estruturais, por exemplo.

Entenda a seguir como o seguro residencial funciona e como ele pode garantir segurança e conforto para você e sua família.

O que é um seguro residencial?

Uma casa pode ser considerada um bem de valor inestimável, especialmente se ela serve de abrigo para nossa família. Mas problemas sempre podem ocorrer nos imóveis, e é por isso que existe o seguro residencial.

Oferecido pelas seguradoras, esse produto tem um funcionamento parecido com o de outros seguros, como o de veículos, por exemplo. Nele, paga-se um valor (que pode ser mensal) para obter as coberturas e assistências previstas na apólice, ou seja, o contrato que assinamos e que contém todos os detalhes e garantias do seguro residencial.

Então, caso ocorra algum problema que esteja previsto nesta apólice, como um incêndio ou um furto ao imóvel, o segurado pode acionar o seguro e contar com uma indenização ou com o reparo, realizado por profissionais indicados/contratados pela seguradora.

Vale ressaltar que os seguros residenciais podem ser contratados para diferentes perfis de imóveis, sejam eles de alvenaria, madeira, casa, apartamento, imóveis rurais, etc. Também não é necessário ser o proprietário da residência, uma vez que o produto também pode ser contratado por inquilinos, arrendatários ou posseiros.

Conheça mais detalhes sobre os seguros para residência.

O que o seguro residencial pode cobrir?

Outra grande vantagem dos seguros residenciais é a variedade de eventos que podem ser cobertos, e que podem mudar de seguro para seguro, dependendo do desejo ou necessidade do cliente.

Algumas situações, no entanto, devem obrigatoriamente constar em todos os seguros residenciais comercializados. As coberturas obrigatórias são:

  • Incêndios;
  • Explosões;

Além delas, é comum encontrar nos seguros a cobertura contra roubos e furtos ocorridos dentro do imóvel, oferecida pelas empresas como uma cobertura básica.

Os consumidores podem ainda incluir uma variedade de coberturas opcionais, que tornam o seguro mais completo:

  • Danos elétricos a aparelhos, fiação ou tomadas (após curto-circuito, por exemplo);
  • Danos a vidros;
  • Desmoronamento parcial ou total do imóvel;
  • Desastres naturais, como vendavais, enchentes e deslizamentos de terra;
  • Danos a terceiros, como vizinhos e visitantes, causados por eventos que começaram no imóvel do segurado;
  • Pagamento de aluguel atrasado.

Serviços e assistências adicionais

Algumas situações rotineiras na vida doméstica podem dar bastante dor de cabeça para serem resolvidas. É o caso de vazamentos, curtos-circuitos, infestações, mudanças e outras situações que demandam cuidados de profissionais qualificados.

Pensando nessas necessidades, e visando garantir ainda mais tranquilidade para a família dos clientes, as seguradoras oferecem serviços adicionais à cobertura tradicional. Esses serviços de assistência podem ser requisitados 24 horas por dia e incluem:

  • Chaveiro;
  • Eletricista;
  • Encanador;
  • Vidraceiro;
  • Transporte de móveis em mudanças;
  • Dedetização;
  • Limpeza de calhas, telhas e tubulações;
  • Adaptação do imóvel para idosos, crianças e pessoas com deficiência;
  • Assistência para pets (vacinas, cirurgias, remédios, delivery de ração, etc).

O plano ideal para você

Como você pôde ver, os seguros residenciais podem ser bem diversos, incluindo uma série de coberturas e assistências. Normalmente, as seguradoras permitem ao consumidor montar um plano personalizado, incluindo todos os serviços que ele achar necessário para a proteção do lar.

Quanto mais serviços o seu seguro apresentar, mais completo ele será, oferecendo toda a segurança e conforto que você e sua família necessitam. Mas é importante considerar que, quanto mais coberturas e assistências forem acrescentadas ao plano, mais caro ele vai sair.

Para montar o plano ideal, é preciso achar um equilíbrio entre preço e proteção. É recomendado incluir as coberturas mais básicas (como proteção contra incêndios, explosões, raios, furtos, roubos e problemas elétricos) e acrescentar coberturas opcionais de acordo com a sua capacidade financeira e necessidades.

Fazer o orçamento do seguro residencial

Para entender o custo-benefício do seguro que se pretende contratar é necessário fazer um orçamento com a seguradora. É através desse processo que a empresa definirá que coberturas ela pode te oferecer e a que preços.

Após realizar o orçamento, o cliente poderá entender se os planos oferecidos pela seguradora têm um custo-benefício vantajoso e, dessa forma, chegar à escolha do seguro ideal.

É importante pesquisar por mais de uma opção, haja vista a variedade de empresas no mercado que oferecem esse produto. Além do preço, das coberturas e das assistências, leve em consideração a reputação da seguradora, especialmente o que outros clientes dizem sobre ela.

Para te ajudar a escolher o melhor seguro residencial, a Juros Baixos criou uma ferramenta exclusiva de comparação, que reúne todos os planos das principais seguradoras em um só lugar, facilitando bastante a comparação e até a contratação do produto. Clique aqui para conhecer.

Que outros seguros posso contratar para aumentar a segurança da minha família?

O seguro residencial garante muita segurança e conforto para sua família, mas você pode ir além e contratar outros serviços, que oferecerão proteção contra eventos que ocorrem fora da residência ou que não impliquem danos para o imóvel.

É o caso do seguro para veículo, do seguro para viagem, seguro para celular e seguro de vida. Cada um deles oferece vantagens específicas e, quando somados ao seguro residencial, garantem uma proteção financeira completa para seus familiares. Você também pode conhecer mais sobre eles aqui na Juros Baixos.

Colaboração da pauta:

Juros Baixos – Soluções Financeiras Online

Maria Eduarda de Souza Padilha | [email protected]

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e aproveite para entrar em nossa comunidade no Discord e receber conteúdos exclusivos e ainda concorrer a premiações.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta