Por Helena Campos
Desde muito pequenos, aprendemos que a escola é o nosso primeiro grupo social; mas, a verdade é que é na nossa casa que esse grupo se constrói.
Quando pensamos na primeira escola, acreditamos que as crianças só aprendem nesse ambiente, o que passa a ser um equívoco, pois a criança é estimulada a aprender desde os primeiros anos de vida, o que nos faz refletir sobre a importância do ambiente familiar.
Em casa, aprendemos as regras básicas de convivência, diálogo, gestão de conflitos e rotina, parte dos hábitos alimentares e de higiene, assim como sobre o mundo que cerca a criança e suas experiências, provocando o que chamamos de letramento, condição que antecede a alfabetização.
A casa ou o lar é nossa primeira escola, sem dúvida, aprendemos nesse ambiente a chamada educação informal, que é caracterizada pelos valores, crenças, comportamento e modo de pensar, apreendidos e desenvolvidos com os familiares e a cultura familiar existente.
Desta forma, quando pensamos na formação de crianças e adolescentes precisamos refletir sobre o modelo que temos oferecido e em como gerimos o diálogo, as emoções e problemáticas que o mundo atual nos oferece, sabendo que as soluções precisam partir de reflexões saudáveis, que ofereçam segurança e uma comunicação assertiva, buscando uma solução que atenda da melhor maneira a todos.
A casa, nossa primeira escola, não vai nos privar de vivenciar experiências humanas como a dor e a frustração, mas poderá fortalecer as habilidades socioemocionais básicas para aprendermos a lidar com elas, na vida fora de casa. Essa é uma dificuldade do século XXI, a falta do diálogo entre as pessoas, fator que aumentou com a globalização e a expansão da tecnologia, privando a todos das conversas mais afetivas e saudáveis, orientadas pela cultura familiar pautada no respeito, no cuidado e no sentir.
Desta forma, a escola ganha um novo papel, incorporar o ensino com qualidade e efetividade, as relações e a construção das competências sócio- emocionais, ensinando os estudantes a conhecer a si e ao outro, cuidando não apenas das aprendizagens acadêmicas, mas construindo assim, uma comunidade acadêmica de valor e com atitudes sociais e solidárias, com pessoas que sabem compreender o outro e a si mesmas, capazes de ouvir e de se colocar com empatia, respeitando, valorizando as diferenças e as relações humanas.
Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi
Helena Campos é professora do 2º ano do Fundamental Anos Iniciais no Colégio Anglo Morumbi
Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).
Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.
O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!