Consumidor prefere comprar de marcas sustentáveis, aponta pesquisa da Fecomércio

Marketing & Mercado

Oferecimento 

Sócias da Jahe Marketing dão dicas de como começar uma estratégia responsável com foco no meio ambiente

Imagem de Freepik

Qual a importância da sustentabilidade na hora em que o consumidor escolhe um produto? Uma sondagem de agosto de 2022 feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises no Rio dá pistas: 79% dos entrevistados dizem que seus hábitos levam em consideração o meio ambiente. Além disso, 55,8% dizem preferir comprar de empresas que adotem práticas socioambientais. 

“Essa é uma tendência que vem ganhando corpo há anos, e que só se intensificou diante da pandemia, um evento que afetou tantos aspectos da vida da população. Mais e mais, veremos os consumidores escolhendo companhias que valorizam esses princípios. E eles não param preocupação ambiental; contemplam também aspectos sociais e éticos”, diz Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing.

Números de outro levantamento, da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), vão além. De acordo com a entidade, 87% da população brasileira dá preferência a produtos e serviços sustentáveis, e 70% dos entrevistados não se importam de pagar um pouco a mais por isso. 

“A atenção ao meio ambiente tornou-se um assunto incontornável. Ele está presente independentemente do ramo em que se trabalha, e também faz parte de nossas vidas pessoais. É necessário consumir e produzir reduzindo os impactos ambientais – e, sempre que possível, elevando os impactos positivos na sociedade”, analisa Thaís Faccin, também sócia da Jahe Marketing. 

Imagem de Freepik

De acordo com elas, companhias fortemente comprometidas com causas ambientais e sociais têm uma reputação melhor entre funcionários, entre os parceiros e entre os consumidores. Ou seja, têm mais credibilidade. 

Além de colocar essas ações em prática, contudo, é importante comunicá-las corretamente não apenas ao mercado, mas também ao público da marca. “A maneira de maximizar esse impacto já tem nome: é o marketing verde. E, embora a estratégia esteja baseada nos pilares básicos do marketing convencional, ela possui algumas peculiaridades”, afirma Inatomi. 

Por onde começar?

Por onde, então, começar a divulgar as ações positivas da companhia? “Para responder a essa pergunta, é mais fácil dizer por onde não começar: pelo marketing. Para comunicar da melhor maneira possível as ações do negócio voltadas à sustentabilidade, é preciso primeiro desenvolvê-las”, diz Faccin.

Segundo as sócias da Jahe Marketing, é possível começar com passos pequenos. Além de tornar uma estratégia nova de marketing viável, são práticas que passam a gerar economia para a empresa, diminuindo custos e permitindo práticas que tornam o ambiente de trabalho mais saudável. 

Imagem de Freepik

Confira as dicas da Jahe Marketing para turbinar o marketing verde dos negócios:

  • Diminua o uso de papel. “Pode parecer óbvio, mas talvez sua empresa não tenha criado uma estratégia consciente para diminuir o uso de papel”, diz Inatomi. O processo de digitalização de documentos e o emprego de sistema de nuvem para armazenar arquivos são atitudes que reduzem o desperdício de recursos. E tudo que vem com ele, como pacotes de plásticos, clipes e grampos, pastas, canetas, entre outros. 
  • Revise o consumo e desperdício de água na linha de produção, e invista na criação de produtos cuja durabilidade é maior. “Pode parecer contraproducente para os negócios, já que itens que duram mais não precisam ser trocados por novos com frequência. Mas certamente precisam de acessórios e manutenção, o que gera novas oportunidades, além de reduzir o descarte de materiais”, afirma Faccin
  • Incentive práticas saudáveis dentro da companhia, criando espaços para estacionar bicicletas, por exemplo, ou valorizando espaços de convivência ao ar livre.
  • Aplique mudanças sejam reais. “Quando uma marca adota um discurso sustentável, mas não o pratica, ela é acusada de praticar greenwashingque, em tradução livre, significa que a empresa está ‘se pintando de verde’. O termo também é adotado quando, apesar de tomar algumas atitudes ecologicamente corretas, o impacto ambiental causado ainda é maior do que as medidas de atenuação”, explica Inatomi

Empresas que consideram ter atingido um bom nível de maturidade ambiental e social podem pleitear selos de sustentabilidade emitidos por entidades que conferem se as estratégias adotadas são de fato praticadas pelas companhias. 

“Se você se inspirou, o próximo passo é conversar com o seu time para mapear oportunidades de tornar o seu negócio mais responsável social e ambientalmente. Mas não se esqueça: o melhor jeito de começar é adotando pequenos passos”, reforça Faccin. 

A Jahe Marketing é uma assessoria altamente especializada que oferece soluções 360° de #marketing em um único lugar, conduzida por profissionais com mais de 20 anos de experiência. Se a empresa precisa de uma estratégia bem definida, braço operacional para executar todas as atividades da área e investir no que realmente dá resultado, a Jahe Marketing está preparada para ser o “seu marketing”.

A Jahe Marketing trabalha com o conceito de one stop shop. Isso quer dizer que tem todas as soluções que as companhias precisam em um lugar só – do planejamento estratégico à gestão e execução de serviços. A ideia é terceirizar um departamento fundamental com profissionais especializados. Assim, o empresário pode cuidar do que faz de melhor e focar seus recursos financeiros no que mais importa para sua atividade, sem descuidar da sua marca.  

Com a vantagem de que ele escolhe só aquilo de que realmente precisa. Tudo isso de forma transparente, didática e descomplicada. 

Satye Inatomi

“Há 20 anos atuo com marketing em multinacionais. Trabalhei nos mais diversos setores: automotivo, bens de consumo a organização de megaeventos. Passei por empresas como Reed Exhibitions, NurnbergMesse, GRI Group e Flex do Brasil. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas e tenho um MBA em Marketing pela FGV”.

Satye Inatomi e Thaís Faccin, idealizadoras da Jahe Marketing

Thaís Faccin

“Há 19 anos atuo com marketing e gestão de produtos em multinacionais. Trabalhei nos mais diversos setores: hospitalidade, construção, food service e tecnologia. Passei por empresas como Transamérica Hospitality Group, Informa, Symantec e Reed Exhibitions. Sou formada em Turismo com Ênfase em Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós graduada em Administração de Marketing pela FAAP”.

Colaboração da pauta:

Bartira Betini Comunicação 

Bartira Betini
[email protected]

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta