Skip to content

Como tirar o seu filho adolescente do quarto?

Design Dolce sob imagem por Wirestock em Canva

"Enfurnados", livro da orientadora parental Anita Cleare, ensina pais a desconectarem os jovens da tecnologia, mas sem forçar a barra

O isolamento faz parte da adolescência e pode ser uma fase passageira ou o resultado de questões internas. Mas até que ponto é normal adolescentes passarem horas trancados no quarto, imersos em redes sociais ou jogos? Como saber se chegou a hora de intervir? No lançamento Enfurnados, publicado pela Latitude, a escritora, palestrante e orientadora parental, Anita Cleare, oferece estratégias para auxiliar pais a se conectarem com os filhos nesse cenário (sem pressionar, é claro!). 

Baseada em pesquisas sobre desenvolvimento infantil, a especialista divide os capítulos em lições práticas sobre temas que vão desde o que acontece no cérebro dos jovens até como se tornar a pessoa confiável com quem eles querem conversar. Em linguagem acessível, Cleare ensina a persuadir a nova geração a passar mais tempo em família; determinar regras sem brigar; identificar sinais de alerta para problemas de ansiedade social, baixa autoestima e vício em tecnologia; táticas de comunicação eficaz; entre outros tópicos. 

Não importa o motivo do isolamento de um adolescente […], não podemos simplesmente deixar que ele lide com isso sozinho. […] sabemos que a presença de um adulto atencioso e empático desempenha um papel decisivo para que adolescentes se tornem jovens adultos felizes e bem-sucedidos. 
(Enfurnados, p.12)

Design Dolce sob imagem por pixelshot em Canva

Uma das sugestões da autora é escolher o momento certo para conversar – ou seja, a hora ideal para seu filho. A dica dela é aproveitar toda oportunidade de diálogo que for oferecida por ele, mesmo quando estiver cansado ou atrasado para o trabalho. Frases neutras também geram proximidade e inspiram o adolescente a falar com naturalidade em momentos difíceis – exemplo: “Estou aqui, se precisar de apoio para tentar resolver isso juntos”. 

O uso excessivo de celulares e videogames é outro assunto de destaque na obra. A escritora sugere aos responsáveis estabelecer rituais familiares para criar espaços livres de tecnologia, a fim de ajudar os filhos a se desconectarem gradualmente sem a necessidade de impor proibições rígidas. Isso pode incluir a redução do tempo de tela antes de dormir, além de fazer refeições em conjunto e introduzir esportes na rotina. 

Enfurnados é um convite para viver a vida real. Anita Cleare mostra, principalmente, que a chave para construir bons relacionamentos com a juventude é respeitar o espaço do filho, ter empatia e paciência, enquanto se mantém presente, guiando-o a desenvolver a independência necessária para a fase adulta. 

Design Dolce sob imagem por denozy em Canva

Enfurnados

Como tirar o seu filho do quarto

Autor: Anita Cleare  
Editora/selo 
Tradução: Kícila Ferreguetti  
Edição: 1ª/2025 
Gênero: Não ficção 
ISBN do livro físico: 978-65-89275-69-5 
ISBN do livro digital: 978-65-89275-68-8 
Número de páginas: 230 
Preço: R$ 64,90 
Onde encontrar: Amazon | VR E-commerce | Principais livrarias do Brasil

Anita Cleare é palestrante, escritora e orientadora parental (credenciada pela Triple P®) que ajuda pais que trabalham a equilibrar carreiras bem-sucedidas com a tarefa de educar seus filhos. Ela escreve o premiado blog Thinking Parenting e oferece seminários especializados sobre parentalidade, webinars e suporte individual. Anita é pós-graduada em psicologia do desenvolvimento infantil e uma das principais especialistas em parentalidade do Reino Unido. Também é diretora do Positive Parenting Project. 

@thinking_parent | @anitacleare_parenting

A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que a Latitude deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor.

@latitudelivros | @vreditorabr

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Entre templos egípcios e silêncios sagrados: a história de Dorothy Eady

Uma figura notável, que viveu suas verdades ocupando espaços negados às mulheres, sobretudo em um campo masculino como a egiptologia

Apenas respire – Seu primeiro compromisso em 2026

Do que eu preciso para recomeçar de verdade?

Criar começos, inventar recomeços

A possibilidade de não precisar acertar sempre

O declínio do pensamento crítico na era da informação

Preservar a arte de perguntar é condição indispensável para a liberdade de pensamento

Brasil é 4º país com a maior incidência de hemofilia

Hematologista explica os principais sintomas e sinais de alerta da condição, que é hereditária e genética

Quando recomeçar vira uma aventura divertida

Em formato de diário ilustrado com a temática cristã, o lançamento "Abigail e o Grande Recomeço" mostra às crianças que toda mudança traz algo novo a descobrir

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções