Ateliê Contempoarte ajuda a alcançar sonhos e revela talentos

Artistas em início de carreira ou mesmo para os mais experientes, encontram um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de expressões e linguagens de identidade pessoal

Espaço do Ateliê Contempoarte

Contempoarte é um ateliê-escola localizado no bairro de Morumbi, um espaço aberto para todas as pessoas interessadas em trabalhar e desenvolver seu potencial artístico e criativo, e este ano comemora 25 anos de sua fundação.

Ao longo desses anos o ateliê tem atuado de forma diferenciada no campo da arte-educação, na orientação para os artistas e também na curadoria e promoção de exposições de arte contemporânea.

Sempre buscando uma relação ampla com a arte atual, através do estudo de manifestações multidisciplinares, visa estimular o desenvolvimento de expressões e linguagens de identidade pessoal.

Não se pretende direcionar o interessado para um determinado estilo ou tendência de expressão plástica, mas fornecer-lhe embasamento técnico e conceitual para que ele descubra dentro de si o seu próprio caminho.

As propostas do ateliê procuram atendem tanto as necessidades de artistas em início de carreira, como também atender artistas mais experientes. Demostrando que qualquer pessoa pode desenvolver seu lado artístico quando bem orientado mediante acompanhamento individual.

O ateliê possui uma valiosa ferramenta de orientação e ensino: um programa de arte educação criteriosamente elaborado por experientes profissionais da área e tem por objetivo fornecer ampla experiência prática, adensamento teórico, conceitual e critico sobre a arte atual.

O programa procura a valorização do aluno mediante orientação individual, atendendo as necessidades específicas de cada aluno, respeitando seu tempo e ritmo, procurando identificar estruturas de linguagem pessoal no desenvolvimento das obras para transformar em estilo e identidade artística.

Esse método de arte-educação foi elaborado de tal forma que permite ao aluno ingressar em qualquer época do ano, ou durante um semestre em andamento.

Ao ingressar na Contempoarte, os artistas têm a segurança de poder contar com profissionalismo, eficiência e a orientação adequada para desenvolver seus projetos artísticos e preparar-se adequadamente para o ingresso no mundo da arte.

Trabalho, parceria e acompanhamento individual são, para nosso ateliê, valores e princípios fundamentais na prática das atividades diárias.

Nessa trajetória de 25 anos, o ateliê Contempoarte tem muito orgulho de ter contribuído de forma consistente na formação profissional de muitos artistas visuais, os quais hoje se destacam no mercado de arte, com a participação em importantes exposições, incluindo a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

A artista Amanda Sanzi no Ateliê Contemporarte
Waldo Bravo com a artista Amanda Sanzi

O Contempoarte atua em diversas áreas:

Arte-educação / Cursos

Com ampla experiência na formação profissional de artistas visuais, o ateliê Contempoarte oferece diversos cursos de arte, com orientação e acompanhamento personalizado, visando desenvolver o potencial artístico e criativo dos participantes.

O objetivo é descobrir linguagens e estilo pessoal e estimular seu desenvolvimento, mediante embasamento técnico e conceitual para que o artista descubra dentro de si a sua identidade artística com base sólida e adequada para o ingresso no mundo da arte.

Disciplinas

  • Processos Criativos
  • Poéticas Visuais
  • Pintura Encaustica
  • Técnicas de Pintura

Orientação de Processos Criativos com Exposição

Este projeto tem por objetivo, oferecer aos artistas participantes a oportunidade de conhecer de perto os processos criativos de outros artistas contemporâneos.

Ao mesmo tempo, visa analisar e orientar seus processos criativos nas suas diversas linguagens, fornecendo adensamento conceitual e crítico sobre as obras desenvolvidas.

Este projeto tem duração de seis meses e, o resultado é mostrado em uma exposição.

Acompanhamento de Portfólios / Projetos Expositivos para Editais

Oficina voltada a artistas que almejam desenvolver um portfólio, bem-organizado, com clara narrativa visual para apresentar suas ideias e conceitos.

O sistema das artes está a cada dia mais concorrido e sofisticado.

Isso demanda a elaboração profissional de portfólios e propostas expositivas; Elaboração de textos de apresentação; Construção de imagem virtual e Fotografias profissionais das obras.

Os encontros são conduzidos por Waldo Bravo.

Arte Reabilitação

É uma prática terapêutica que utiliza a Arte como ferramenta de autoconhecimento e autotransformação mediante representações simbólicas do inconsciente (emoções, desejos, medos, traumas e prazeres).

A arte como terapia facilita o processo de transformação do indivíduo para o desenvolvimento pessoal.

Mediante o estímulo de tintas e pincéis, de forma lúdica e prazerosa a arte permite lidar com aspectos psíquicos, aumentando o conhecimento de si mesmo e com isso aumentar a autoestima.

Orientação e acompanhamento individual.

Aulas Online / Ensino a distância

A partir de 2020, com a chegada da pandemia, o ateliê foi reestruturado e passamos a oferecer também os cursos Online.

Ensino a distância significa Arte sem fronteiras, com aulas dinâmicas e similares às presenciais.

O ensino a distância oferece algumas vantagens: aulas no conforto e segurança da sua casa com economia de transporte, combustível, tempo e dinheiro.

As aulas são individualizadas atendendo as necessidades de cada artista.

Exposições e Curadoria

Também disponibilizamos nossa experiência para ajuda ao aluno ingressar no mercado de arte, com essa finalidade, o ateliê promove regularmente exposições dos seus alunos. Dessa forma, desde o início, o aluno começar a construir um relacionamento com o sistema da arte.

O ateliê também realiza curadorias individuais, desenvolvendo projetos expositivos integrados de artes visuais, tanto para instituições, galerias e para artistas independentes.

Infraestrutura:

O ateliê oferece em sua infraestrutura, conforto e segurança em ambiente inspirador e prazeroso.

Está instalado em amplo espaço, onde se promovem diversas atividades, tais como aulas, palestras, encontros, workshops e oficinas.

Aqui, os frequentadores do espaço têm oportunidade de entrar em contato com obras de arte de grandes mestres e novas propostas contemporâneas.

Waldo Bravo

Waldo Bravo é um artista curador e arte-educador com larga experiência em análise e seleção de arte contemporânea, tendo organizado muitas exposições, tanto para Instituições, galerias e para artistas independentes.

Tem participado como jurado em diversos salões de arte no estado de São Paulo e também em bancas examinadoras de arte contemporânea.

No setor de arte-educação, tem desempenhado um papel fundamental na formação de muitos artistas brasileiros.

Alguns dos seus artistas alunos têm participado de importantes eventos artísticos, nacionais e internacionais, inclusive da Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

Como artista interdisciplinar, Bravo trabalha com artes integradas. Tem obras expostas em galerias e museus de diversos países e já esteve presente em mostras de grande prestígio, tais como Panorama da Arte Atual Brasileira no MAM, III Bienal Nacional de Santos, X Bienal Internacional de Arte de Valparaiso no Chile, Bienal de Vilnius na Lithuania, 1a Bienal de Gravura de Santo André, IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, entre outros.

Atualmente é orientador e curador do Ateliê Contempoarte em São Paulo.

Site Ateliê Contempoarte: https://www.contempoarte.com.br/

Pagina Facebook Contempoarte: https://www.facebook.com/AtelieContempoarte

Instagram: @ateliecontempoarte

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Comentários


Deixe uma resposta