O líder do futuro deve ser cada vez mais empático

A liderança transformacional é um dos modelos mais alinhados com as necessidades atuais e impacta diretamente o sucesso da empresa

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de Suphakit 73 em Canva

As tendências de liderança para este ano destacam cada vez mais características como empatia, diversidade e inclusão, além da adaptação tecnológica. Mas a gestão exige cada vez mais. Atualmente, líderes bem-sucedidos estão priorizando a criação de ambientes de trabalho que valorizem saúde mental e bem-estar dos funcionários, reconhecendo estes como pilares fundamentais para a produtividade e a satisfação dentro da empresa. Além disso, há uma forte movimentação em direção à inclusão e diversidade, adaptação rápida às novas tecnologias e relações flexíveis como o trabalho remoto.

De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência, a liderança eficaz é um dos principais impulsionadores do sucesso. “Entre os diversos estilos de liderança, a transformacional se destaca como um modelo poderoso para inspirar e motivar equipes de alta performance, especialmente em tempos de mudança e incerteza”, explica.

Ela acrescenta que o líder transformacional se destaca pela capacidade de inspirar e motivar as pessoas, extraindo o melhor de cada colaborador para otimizar o desempenho coletivo. Com uma visão estratégica e comprometido com o desenvolvimento da equipe, esse profissional demonstra habilidades notáveis para resolver problemas simples e complexos. 

Design Dolce sob imagem de Media Photos em Canva

Ao avaliar o grau de maturidade profissional dos colaboradores, ele traça planos que promovem o crescimento individual e profissional. Acompanhando de perto o desenvolvimento de seus liderados, o líder transformacional evita o microgerenciamento, proporcionando a autonomia necessária para que a criatividade floresça e o ritmo de trabalho seja mantido”, completa. Além disso, ele serve de exemplo, pelo modo como trabalha e o alto nível das relações que constrói e mantém.

Esse tipo de administração de equipes vai além da simples gestão de tarefas e busca inspirar e motivar. Segundo a especialista, a liderança transformacional é essencial para criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados a contribuir com o melhor de si. Para isso, um dos principais aspectos é a capacidade de trazer à tona uma visão compartilhada. Isso envolve comunicar uma imagem clara e inspiradora do futuro, articulando os valores, metas e aspirações da equipe de forma convincente. 

Design Dolce sob imagem de Fizkes em Canva

Os líderes transformacionais entendem a importância de conectar o trabalho da equipe a um propósito maior. Eles comunicam a importância do trabalho realizado e como ele contribui para a realização dos objetivos organizacionais e para o bem-estar da sociedade como um todo. “Ao atribuir significado ao trabalho, os líderes transformacionais motivam suas equipes a darem o melhor de si e a se comprometerem com a excelência”, conclui Bia.

Em geral, liderar é direcionar os times para o alcance de objetivos organizacionais, agindo como intermediário entre os profissionais e a empresa, equilíbrio este fundamental para o sucesso dos projetos. Existem diversos estilos de gestão, sendo cada um adequado a diferentes contextos e objetivos. Entre eles, estão a liderança autocrática, democrática, liberal, situacional, técnica, carismática, transacional e transformacional. Conhecer cada tipo permite entender como se adaptam a diferentes situações e equipes.

Bia Nóbrega, com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança Operacional, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.

@bianobregaoficial

Curadoria por:

Colaboração da pauta:

Carolina Lara Comunicação

@laracomunicacao

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta