A fertilização in vitro (FIV) é uma alternativa cada vez mais comum para mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar. No entanto, o sucesso do procedimento depende de uma série de fatores – muitos deles invisíveis aos exames tradicionais. Com base na medicina de precisão, uma nova geração de testes genéticos permite investigar com maior profundidade as causas da infertilidade e personalizar o tratamento de forma mais assertiva.
É o que propõe a linha Bioma Precision, da healthtech brasileira Bioma Genetics. Os exames analisam desde a compatibilidade genética entre o casal até a receptividade do endométrio, passando por riscos de trombofilias hereditárias e alterações genéticas que podem impactar diretamente a implantação do embrião e o desenvolvimento da gestação.
“Nem sempre a dificuldade está no embrião ou nos hormônios. Muitas vezes, fatores genéticos silenciosos interferem no sucesso da FIV. Os testes genéticos ajudam a avaliar essas variáveis e recomendar condutas individualizadas”, explica Rafael Malagoli, CEO da Bioma Genetics e professor do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Os exames da linha Bioma Precision incluem testes que:
- Avaliam a compatibilidade genética entre os parceiros, identificando o risco de doenças genéticas hereditárias que podem ser transmitidas ao embrião.
- Analisam a janela de implantação e a receptividade endometrial, contribuindo para definir o momento ideal para a transferência embrionária.
- Investigam variantes genéticas associadas à falha de implantação e perdas gestacionais recorrentes.
- Auxiliam na escolha do melhor embrião a ser implantado a partir da avaliação genética para verificar a presença ou não de alterações (exame PGT).
- Avaliam o DNA do bebê a partir de coleta do sangue da mãe, para auxiliar no diagnóstico genético de diversas síndromes a partir da 8ª semana de gestação (exame NIPT)
Além de oferecer suporte técnico aos especialistas em reprodução assistida, os exames também ajudam os casais a entender melhor suas chances reais e a lidar de forma mais consciente com as etapas da FIV.
“Nosso objetivo é colocar a ciência a serviço da jornada da fertilidade, oferecendo mais previsibilidade, segurança e acolhimento nesse processo tão sensível”, complementa Malagoli.

Rafael Malagoli, CEO da Bioma Genetics
Bioma Genetics é uma empresa pioneira na prestação de serviços de sequenciamento de microbioma humano no Brasil e na interpretação de seus resultados clínicos. Acreditamos na medicina personalizada, auxiliada por diagnósticos genéticos do microbioma de cada indivíduo, oferecidos a custo acessível, com grande precisão e no menor prazo possível.
Ainda não há comentários para esta publicação