Skip to content

Galeria Ouro Velho recebe exposição de fotografia de terror no Dia das Bruxas

Foto por Yara Oliveira

Espaço irá reunir fotos surrealistas criadas por Yara Oliveira, única fotógrafa especializada em horror no Brasil

No fim de semana do Halloween, a Galeria Ouro Velho irá receber as obras da fotógrafa Yara Oliveira. Como parte da feira “Bruxa Solta”, a artista irá expor seu trabalho, com imagens de seus ensaios “Onde Vivem os Monstros”, “Esquecida pelo Circo” e “Run for Cover”. O evento é uma iniciativa da Ugra Press, criado para divulgar criações de autores independentes e acontece no dia 02/11, de forma gratuita.

As obras reunidas escolhidas demonstram a técnica de Yara como fotógrafa que entende o horror para além do efeito imediato. Em seus projetos, a construção da imagem passa por pesquisa de referências, planejamento de cena, direção de modelos e aplicação de efeitos práticos. Inspirada no movimento surrealista e nos filmes de terror clássicos, a artista cria imagens que exploram diferentes sentimentos, da perseguição à sensação de ser observado.

Yara sempre busca trazer uma narrativa na sequência de fotos que elabora em seus ensaios. Em “Onde Vivem os Monstros”, a fotógrafa explora os medos de infância que levamos para a vida adulta. Inspirada no livro infantil do mesmo nome, as imagens de baixa saturação trazem o contraste entre uma criança e uma figura sem rosto, completamente coberta por um pano negro, retratada quase como um amigo imaginário.

Trabalhando mais uma vez com uma modelo infantil, em “Esquecida pelo Circo” a fotógrafa evoca a solidão e sensação de ser deixado para trás. As fotos capturam a melancolia e o sentimento de estar perdido, acentuados pelo personagem de uma palhaça-mirim, abandonada pela sua trupe.

Já em “Run for Cover”, Yara se inspira na música da banda The Killers. A sequência acompanha uma mulher fugindo de algo invisível ao espectador. Criado para ilustrar uma crise de pânico, a modelo mostra a necessidade de correr a todo custo, mesmo sangrando, passando por arames farpados e atravessando uma mata densa.

O espaço onde Yara está expondo seu trabalho conta também com uma temática vintage, inspirada no casal Warrens, que inspiraram a série de filmes Invocação do Mal, amarrada às inspirações em filmes de terror que a fotógrafa traz para suas obras. No local, também será possível ver fotos de outros ensaios, mais voltados ao gore e adquirir cópias de algumas das imagens expostas.

A exposição estará disponível a partir das 11h do domingo, na Rua Augusta, 1371. Ao todo, a Ugra Press deu espaço para 70 artistas independentes mostrarem seu trabalho em um espaço aberto ao público e inteiramente gratuito.

Fotos por Yara Oliveira

Yara Oliveira é fotógrafa de horror e pioneira no Brasil, graduada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi. Foi participante da primeira temporada do Cine Lab Aprendiz no canal SYFY e realiza oficinas e palestras sobre fotografia de terror em universidades e eventos culturais. Seu trabalho valoriza efeitos práticos e narrativas visuais, explorando desde o horror psicológico até o gore, sempre com foco na experiência emocional do espectador.

@3301producoes

Colaboração da pauta:

Pedro Tagliari – Assessoria de Imprensa

@tagliaripedro

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Mencione a Dolce Morumbi ao agendar seu horário e terá 50% de desconto em serviços de manicure em sua primeira visita!


Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

Que tal a dieta plant-based no verão?

Uma alimentação baseada naquilo que vem da terra

Pi-ta-da

Foi assim, creio eu, que começou um movimento de aproveitamento desse termo tão gracioso para outros fins mais poéticos, menos estressantes

Do acaso à vida inteira

Um encontro inesperado e um companheirismo inabalável, Lucivane e Wanderson mostram que o amor floresce mesmo em tempos desafiadores

Resilient Chords in the Voice and Musical Journey of Aline Abreu

Between motherhood, festivals, and live streams, the singer shows that persistence is the secret to success

Acordes resilientes na voz e na jornada musical de Aline Abreu

Entre a maternidade, festivais e transmissões ao vivo, a cantora mostra que a persistência é o segredo do sucesso

Do armário à autoestima: a psicologia por trás do vestir

A moda contemporânea nos convida a olhar para dentro antes de olhar para fora

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções