Skip to content
Moçambicana, é Apresentadora do programa Primeira Página na Televisão de Moçambique (TVM) e traz aqui suas reflexões sobre a vida contemporânea.

Mulheres, vamos ensiná-los a amar a vida!

Design Dolce sob imagem por Fat Camera em Canva

Nossos homens não são e nunca serão perfeitos

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Amiga leitora (e ao amigo leitor também), imagino eu que seja totalmente impensável, por vezes, olhar para o  parceiro, amigo, irmão, pai, como um ser humano com emoções e não como uns alecrins dourados.

Amigas, casadas,enamoradas, etc.

Eles não são e nunca serão perfeitos, e sem esquecer da formatação tóxica no que concerne a masculinidade machista que tiveram desde a infância, aprendendo eles a não chorar, a reprimir suas emoções até o último momento.

Devemos procurar pelo culpado e julgar? Não, a sociedade per si já criou um sistema que os leva a isso, porém, nós como mulheres podemos ensiná los que podemos dar o suporte que eles precisam, que mesmo não podendo ser parte da solução do problema ou da má fase em que eles estejam a passar, no mínimo em nós, encontrarão um ouvido e um ombro amigo.

Sim, muitas já o fazem e nem mérito têm, mas percebam: o que está em causa é fazer o nosso papel e não reivindicar prémios a cada ação maravilhosa que o fazemos. O resto é resto. E se a coroa estiver a pesar é muito simples, peça ajuda e não fiquemos aí a destilar veneno ao vento.

Design Dolce sob imagem por Georgi Jevic em Canva

Sabemos muito bem, o quão negativamente poderosa pode ser a nossa língua, se não avaliarmos os momentos, a onda de suicídio está a escalar niveis assustadores, e isso já deveria deixar nos em alarme, não estou com isso a dizer que devemos limitarnos a dizer “sim, senhor” sempre, mas ao invés disso, a toda hora, troquemos por “te entendo, meu amor, mas acredito que em um momento oportuno poderei dar a minha opinião, por hora vamos ao banho e descansar”.

Não vale a pena virem cá refilar, Quantas de nós ignoramos as dores dos nossos parceiros? Ignoramos quando gritam por socorro? Quantas entendem que, de um dia para o outro, o lindo maravilhoso já não pode prover e muito menos satisfazer todos os nossos desejos e prazeres? Quantas? No fim, vamos nas amigas, falamos bem mal deles e em cada discussão, chamamos os de fracos, incompetentes, e até a paternidade deles, tiramos!

Design Dolce sob imagem por Fat Camera em Canva

Mulheres! O mundo está muito complexo e acreditem por vezes só a família para nos segurar e dar forças para lutarmos. Imaginem vocês um homem que perde emprego e fica meses sem dizer a mulher, por receio de represálias.

Sim, nós temos o poder de destilar veneno ou amor, acreditem. Vamos reduzir a crueldade, frieza, falta de vontade que temos de lutar por eles, vamos honrar o nosso compromisso ou simplesmente avançar em outras direções.

Você homem, procure pela sua parceira e converse com ela, ensine a ela a te entender. Não têm como ela saber onde massagear, se você não mostrar onde dói.

Por mais amor nas famílias

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Erica Paiva vive em Maputo, Moçambique e é bacharel em direito e tem uma atuação ativa na área de comunicação, cultura e no social. Considera a escrita uma forma de se comunicar com o mundo, levando suas reflexões acerca dos contrastes da sociedade em seu cotidiano. Seus textos buscam compreender a alma humana e, ao mesmo tempo, devolver-lhe um pouco de beleza, reflexão e esperança
Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Humanos robotizados versus robôs humanizados

Especialista afirma que a inteligência artificial não é uma ameaça, mas um convite à humanização nas relações entre empresas e pessoas

Um arremesso de três pontos!

Homenagem a Maurício Cerqueira Sanzi – o homem que fez do basquete sua missão

Novembro chegou e é hora de renovar o cardápio com saúde e sabor!

Novembro chegou e com ele dicas de uma alimentação mais saudável

Os fantasmas que vestimos

Quando o medo de ser visto fala mais alto que o desejo de ser verdadeiro

Casa das ONGs promove atividades com foco na representação feminina durante o período da COP30

Casa das ONGs, iniciativa da Abong, abre às portas à sociedade civil a partir do dia 10 de novembro, em Belém, Pará

O poder de viajar devagar: o movimento slow travel

Um convite a repensar nossa relação com o tempo e com o mundo

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

banner-podcast-qgestao-juliana-divulg-(a)-1-1
publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
tudo-comeca-voce-out25-pub-post-1-1
desperta-mulher-dolce-prazer
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções