Skip to content

A voz, a letra e a versatilidade da música de Paula Araujo

Divulgação

Após brilhar no The Voice Brasil, a cantora Paula Araujo inovou ao migrar para o TikTok, onde encontrou a liberdade artística para se dedicar à música autoral

Por Paulo Maia

Em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, uma menina de três anos já encantava ao acompanhar o pai em diferentes tons musicais. Essa menina era Paula Araujo, que anos depois conquistaria o Brasil com sua voz potente no palco do The Voice e, mais recentemente, com sua presença marcante nas lives do TikTok.

Nascida em São José do Ouro e criada em Passo Fundo, Paula cresceu em uma casa onde a música, sempre presente, se tornaria sua herança familiar. Seu pai, acordeonista, e sua avó paterna, professora de música, foram os primeiros a perceber e cultivar seu talento. Aos sete anos, já fazia aulas de canto, e sua infância foi embalada por clássicos como Queen, Beatles, Abba e Bee Gees, além da música nativista gaúcha que moldou sua identidade artística.

Mas foi aos 11 anos que Paula surpreendeu: dominando o inglês com fluência, começou a compor nesse idioma como forma de proteger suas emoções mais íntimas. Então, aos 16, lançou seu primeiro álbum, “Silence”, inteiramente em inglês — um passo ousado para quem, ainda na infância, sonhava com uma carreira internacional.

Fotos por Raoni Locatelli

Apesar da paixão pela música, Paula também seguiu os passos do pai e cursou Direito. Seu TCC, sobre “Música Popular Brasileira e Direitos Humanos”, foi um divisor de águas: mergulhou na riqueza da MPB e se apaixonou pela força cultural da música nacional. A ideia de um mestrado surgiu, mas o destino tinha outros planos.

Em 2019, Paula foi chamada para o The Voice Brasil — sete anos após sonhar com esse momento na primeira edição do programa. Mesmo morando no sul, viajava semanalmente ao Rio de Janeiro para as gravações e nelas percebeu a importância também de cantar em português ampliando suas habilidades. A experiência coincidiu com sua formatura e redefiniu sua trajetória: ela abandonou o mestrado e mergulhou de vez na música.

Sua performance de “Bohemian Rhapsody”, do Queen, nas audições às cegas, marcou história: foi a primeira vez que a música foi cantada no programa, e Paula já havia sido selecionada para integrar o coro do filme homônimo, em um concurso global promovido pela banda Queen. Incrível, não? No The Voice representou o time do Lulu Santos e o programa a transformou de uma jovem apaixonada por música em uma artista com presença de palco e reconhecimento nacional.

Fotos por Raoni Locatelli

Após o programa e os desafios da pandemia, Paula se mudou para São Paulo para investir melhor em sua carreira autoral, agora totalmente em português buscando se conectar mais com um público brasileiro. Passou a dará aulas de canto e lançou suas músicas no Spotify, mas os altos custos de produção a fizeram buscar alternativas. Foi então que descobriu o TikTok.

Inicialmente cética, Paula encontrou na plataforma um espaço de liberdade artística e conexão genuína com o público. Em junho de 2023, começou a fazer lives e, em novembro, chegou ao topo do ranking brasileiro graças ao apoio de um fã. A experiência foi tão transformadora que ela passou a agenciar e treinar mais de 150 cantores, ajudando-os a viver da música sem sair de casa.

Hoje, Paula vive uma fase de plenitude artística. Com o sucesso e o retorno financeiro significativo pelas lives, ela prepara o lançamento de três músicas inéditas produzidas por Matheus Stiirmer, indicado ao Grammy Latino em 2025. Sem a pressão de “estourar”, ela cria por prazer e compartilha com seu público fiel — uma comunidade que a acompanha sua voz, autenticidade e a coragem que enfim, teve, para abrir seu coração.

Paula Araujo no The Voice | Divulgação

Acompanhe Paula Araujo em suas redes sociais e em seus streaming:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok | X | Deezer | Spotify

Para ler a matéria em inglês, clique aqui!


Paulo Maia é publicitário formado em Comunicação Social e atua no mercado há mais de 30 anos como profissional de comunicação e marketing. Editor do Portal Dolce Morumbi®, escreve eventualmente na coluna La Dolce Vita, além de fornecer sua redação a várias pessoas, empresas e entidades como marketing de conteúdo e publieditoriais.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

Período para detox!

Nada melhor do que se alimentar bem e limpar o organismo para a semana do ano novo

Perdão em promoção

Celebra-se o nascimento de Jesus, o arrependimento dos pecados e, se tudo correr bem, o perdão — ao menos até o café do dia seguinte

Branco é a cor que inaugura o ano e traduz nossos desejos para 2026

Poucas cores atravessam o tempo com tanta força simbólica quanto o branco

O momento de se preparar é agora

Se você sente um incomodo interno, uma inquietação silenciosa, isso não é fraqueza, é um aviso

Agora é hora de brilhar!

Não deixe que nada atrapalhe, viva a vida de forma leve

Galli dives into pop and invests in his compositions to conquer the world

From country music duos to nostalgic pop, Galli reinvented his career and today conquers the world through TikTok, being the first male singer to receive the LivePro seal

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

aurora-ana-kekligian-01.12.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções