Isolamento, e agora? Como cuidar dos cabelos?

Dolce Hair

Ramon Sousa

O assunto do momento é o Coronavírus, e como a orientação da Organização Mundial da Saúde é para que fiquemos em casa, separei algumas dicas pra você cuidar dos cabelos neste período de isolamento – que talvez vire quarentena!

Higiene dos fios

Imagine a cena: Você encontra alguém que está infectado pelo vírus. Durante a conversa, partículas de saliva podem alcançar os fios dos cabelos, ou então você toca em algum objeto contaminado e depois passa as mãos nos cabelos, levando o vírus até eles. Em seguida você lava as mãos, mas sem perceber passa as mãos nos cabelos infectando as mãos novamente sem nem notar. Os cabelos são alvos fáceis para transportar o vírus, uma vez que estão sempre expostos, portanto é imprescindível que sejam lavados todos os dias neste período de cuidado. Outra medida importante é sair com os cabelos sempre presos e, de preferência, de coque, para evitar a exposição e o contato direto com o rosto.

Outra medida que pode ajudar na higiene é o uso de vinagre de maçã, que além de ser um potente desinfetante vai ajudar na hidratação, uma vez que ele ajuda a fechar as cutículas do fio devido ao seu PH baixo.

Shampoo certo

Sempre indico às clientes o uso de shampoos sem sulfatos, pois eles ressecam os cabelos, mas dado o fato de que os agentes surfactantes – os mesmos presentes nos sabonetes – são capazes de romper a tensão superficial, ou seja, a camada protetora que envolve o vírus a fim de que este morra, neste momento sugiro o uso de shampoos normais que contenham sulfatos.


Manter a hidratação

Como devemos lavar os cabelos com mais frequência, atente-se a utilizar máscaras e condicionadores de boa qualidade e com agentes hidratantes para evitar o ressecamento dos fios. Óleos reparadores de pontas também estão liberados.

Cabelos estão brancos? Cuidado!!!

Se conseguir ficar sem ir ao cabeleireiro para fazer o retoque de raiz, ótimo. Caso contrário, você pode optar por usar maquiadores de cabelos brancos, indico o da L’Oréal que cobre bem os fios brancos. Já se não consegue e vai ao salão, opte por salões que estejam fazendo atendimento em baixa demanda para evitar aglomeração, no meu caso estou tomando todas as medidas necessárias – atendimento com hora marcada e somente uma cliente por vez. O contato da cliente é unicamente comigo, e todo o ambiente é esterilizado após cada atendimento.

Outra opção é fazer sua tintura em casa, o que não recomendo, já que você pode manchar os cabelos ou até mesmo danificá-los caso não tenha prática e saiba preparar o produto. Mas se for o caso, atente-se para o preparo correto das proporções.

Loiras

É comum que os cabelos loiros fiquem amarelados, o que acontece devido ao processo de oxidação. Para evitar ou remover o amarelado, utilize shampoos antioxidantes para loiras, muita gente usa qualquer shampoo roxo para isso, porém existem shampoos para cabelos brancos e para cabelos loiros, e um é bem diferente do outro.


Evitando pontas duplas

Evite o uso de secador, chapinha, babyliss, etc., se você for ficar em casa. Não tem porque agredir os fios com esses recursos, uma vez que as pontas se abrem começa o processo de quebra do fio, portanto, utilize esses recursos com cautela.

Não invente moda em casa, faça o básico e o necessário nos cabelos e quando as coisas normalizarem seu cabeleireiro vai dar um jeito de deixá-la “maravilinda” de novo.

FALE COM O RAMON

Mande seu WhatsApp no 11 98634 9123 e tire sua dúvida.
Siga o portfólio no instagram @sousaramon

Ramon Sousa
Consultor de Beleza

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta