Organização física e mental: uma dupla que funciona

Por Luciana Lauria

Estamos a 30 dias em quarentena. Nossas novas rotinas deixaram de ser um enorme enigma.

Reuniões, aulas e até festas de aniversário são virtuais. Nossa capacidade de reinvenção saiu da teoria e foi colocada em prática sem que tivéssemos tempo para pensar muito. Entramos em ação rapidamente para que nossas vidas funcionassem.

E o que isso tem a ver com organização?!! Tudo!

Nos reorganizamos instantaneamente para podermos seguir nossas atividades. E esse aprendizado foi penoso para muitas pessoas. Embora muitos só aprendam assim, a boa notícia é que adquirir novos hábitos nem sempre precisa vir de uma necessidade tão drástica.

Imagem de Kaboompics.com
Foto de Tim Gouw

O primeiro grande aprendizado é que não devemos deixar para amanhã algo que podemos resolver agora! Isso já tira da frente a possibilidade de acúmulo de tarefas que vão ficando sem solução.

Pensando em coisas que fomos deixando para um outro momento e agora que temos tempo, não estamos conseguindo resolver, sugiro que separemos em duas categorias: a de atitudes imediatas e pós quarentena. Colocando assim, teremos mais clareza sobre o que é possível fazer imediatamente e o que vamos nos programar e deixar organizado para quando a quarentena terminar.

Foto de Sharon McCutcheon

Vamos começar pelos documentos. Dê uma olhada e cheque a validade deles. Passaporte, carteira de motorista, sua licença para exercer a profissão e tantos outros. Pesquise quais copias deve providenciar, separe por assunto e já deixe tudo organizado. Anote o endereço do local que terá que se dirigir e o telefone de contato. Geralmente é necessário fazer um agendamento prévio.

Estenda essa operação para outros assuntos pendentes como atualização das suas vacinas, das crianças e do seus Pets, fazer exames, aquelas roupas que estão encostadas por falta de levar à costureira, à lavanderia, que estão à tempos separadas para serem levadas para doação na igreja. Todas as pendencias devem ser relacionadas. Com isso essas tarefas deixam de ser uma cobrança latente na sua cabeça e desaparece aquela sensação que tem algo a ser feito, mas não sabe bem o que é.

Quando a quarentena acabar, programe-se numa ordem de prioridade para resolver.
A outra categoria é o de atitudes imediatas. Crie uma área só para guardar documentos. Nessa área tenha uma pasta para separar os documentos pessoais dos documentos da casa ou empresa. Guarde as contas com comprovantes de pagamento do ano vigente. Quando o ano virar você poderá pedir uma carta de quitação de débitos para todas as concessionárias (água, luz, telefone, cartão de crédito). Assim não precisará mais acumular tanto papel.

Procure notas fiscais, manuais e garantias. Você vai encontrar notas de produtos que nem possui mais e/ou que já não possuem mais cobertura de garantia. Elimine.

E por falar em vencido, olhe a caixa de medicamentos, os produtos na geladeira, o estojo de maquiagem, produtos de beleza, de limpeza, alimentos e bebidas. Descarte todos os vencidos. Podem ser muito prejudiciais à sua saúde e de sua família!

Você vai sentir alívio mental por ter deixado as atividades futuras anotadas e organizadas e uma enorme sensação de leveza por saber que categorizou um espaço somente para documentos e eliminou tudo que está sem validade e utilidade nessa triagem.

Foto de Siniz Kim

A semana só está começando. Faça um tema cada dia. Mas faça!

Até a próxima!

Luciana Lauria é Personal Organizer por amor ao propósito da organização, casada, mãe de uma linda moça e moradora do Morumbi.
WhatsApp: (11) 99381-2327
Você pode também saber um pouco mais desse universo em suas redes sociais.

Imagem destacada: Designed by pikisuperstar – www.freepik.com

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta