O aluguel em tempos de pandemia

Dolce Lex

Dr. Fabiano Lourenço de Castro

Em tempos de pandemia, as relações jurídicas contratuais não podem estar alheias a esse problema e claramente estão sendo atingidas e inclusive alteradas. Pensar que um contrato, que foi celebrado por pessoas capazes, com a manifestação da vontade sem qualquer tipo de vício de consentimento, e com transparência nos direitos e obrigações, não possa sofrer as consequências do nosso atual cenário de saúde e social, é um ledo engano!

Vejam, por exemplo que até os contratos bancários estão sendo repactuados, e o pagamento das parcelas está sendo postergado, o que é de conhecimento público e notório. Nos últimos dias recebi várias consultas a respeito da existência de alguma medida extrajudicial ou mesmo judicial, que autorize a suspensão do pagamento do valor do aluguel. Também foram muitos os questionamentos sobre a existência de alguma norma que permita a redução do valor locatício. Concretamente, não há nenhuma norma que obrigue o locador a reduzir a quantia paga a título de aluguel ou mesmo de conceder uma isenção. Porém, é incontestável que em razão do atual cenário social e econômico deve imperar o bom senso e, quando esse não for possível, que então se discuta o problema junto ao Poder Judiciário, que, de algum modo, tem alterado algumas regras contratuais, com base na dinâmica da lei.

Imagem por Fauxels on www.pexels.com
Imagem por PhotoMIX on Unsplash

Nesse sentido, recentemente, no processo nº 1026645-41.2020.8.26.0100 que tramita na 22ª Vara Cível do Foro Central da Capital de São Paulo, foi proferida uma decisão liminar, na qual um restaurante foi agraciado com o direito de pagar mensalmente o montante correspondente a 30% do valor original do aluguel. A liminar não concedeu a isenção do valor locatício, o que obrigará o restaurante a pagar essa diferença em momento oportuno. Isso fatalmente será tratado na decisão final do juiz. Na decisão liminar o magistrado apontou: “Observe-se que o contrato de locação é bilateral, na medida em que determina prestação e contraprestação a ambas as partes contratantes, quais sejam a disponibilização de bem imóvel mediante o pagamento dos alugueres, comutativo e de execução continuada. Nesse sentido, incide à relação, especificamente na possibilidade de revisão, o artigo 317, do Código Civil, que determina caber ao juiz, corrigir a prestação quando ‘por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução’, assegurando o quanto possível o valor real da prestação”.

A decisão liminar está baseada na imprevisibilidade, disposta no artigo 317 do Código Civil que permite, diante da pandemia instaurada que levou as autoridades públicas a concretizar medidas altamente restritivas de desenvolvimento de atividades econômicas, que culminaram com a queda abrupta dos rendimentos da maioria esmagadora da população, tornando a prestação dos alugueres, nos valores originalmente pactuados, excessivamente prejudicial a saúde financeira da empresa, a interferir diretamente na relação contratual, reduzindo momentaneamente o valor locatício. Os fatos que permitem a interferência devem ser imprevisíveis e a pandemia se encaixa nessa categoria!

Dr. Fabiano Lourenço de Castro

Lourenço de Castro Advogados

Rua Jandiatuba, nº 630, 6º andar, sala 614 – Bloco A
05716-150 – São Paulo – SP – Brasil
Fone: +55 11 3571 4261
www.lourencodecastro.com.br

Imagem destacada: Background vector created by freepik – www.freepik.com

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta