Olimpíadas Acadêmicas: participar ou não?

Por Gabriel Costa

Este é um questionamento muito pertinente. Afinal, só pode participar destas olimpíadas quem é bom em determinada área? Qualquer aluno pode participar? Somente os alunos convidados pelos professores podem participar?

Não, qualquer aluno é apto e convidado a participar destas olimpíadas. Aqui no Colégio Anglo Morumbi, estimulamos nossos alunos a participarem de olimpíadas acadêmicas desde o ensino fundamental, anos iniciais, até o ensino médio.

E o que é uma Olimpíada Acadêmica?

“As olimpíadas de conhecimento, acadêmicas ou científicas, são competições que acontecem nacional e internacionalmente, visando medir e premiar o conhecimento de estudantes, do ensino fundamental ao início do ensino superior. Por meio da realização de provas teóricas e práticas, os alunos recebem notas correspondentes, sendo os melhores resultados recompensados com medalhas e diversos prêmios.

O objetivo geral dessas competições que, via de regra, acontecem anualmente, é o de incentivar crianças e jovens a valorizarem o meio científico e identificar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando-os a escolher a área científica para suas carreiras. Nas olimpíadas em geral, mas especialmente nas internacionais, há uma preocupação em comparar e destacar pontos positivos e negativos dos sistemas educacionais dos participantes, de forma que a troca de experiências entre professores, organizadores e alunos gere benefícios educacionais a cada um dos países representados.

A primeira olimpíada científica de que se tem notícia é a de Matemática, que teria acontecido em 1894, na Hungria. A primeira internacional foi também de Matemática e aconteceu em 1959, após o modelo inicial ter se espalhado por países do leste europeu. Nos anos seguintes, foram criadas as olimpíadas de Física (1967) e Química (1968). A partir de 1989, e durante os sete anos que se seguiram, surgiram competições internacionais de Informática, Biologia, Filosofia, Astronomia e Geografia. A primeira olimpíada a acontecer, no Brasil, foi também de Matemática em 1979.” (Fonte: www.administradores.com)

Atualmente, o Brasil ganhou uma nova modalidade para o ingresso às Universidades. Estas instituições têm separado vagas para participantes e vencedores de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

Os inscritos nesses processos seletivos não precisam fazer provas do vestibular nem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles usam o próprio desempenho nas olimpíadas científicas para concorrer às vagas. É uma recompensa aos estudantes que participam desses desafios.

A modalidade assemelha-se ao critério de ingresso das universidades dos Estados Unidos, por exemplo, que consideram a trajetória do estudante durante o Ensino Médio e não apenas o desempenho em uma prova.

Veja algumas olimpíadas aceitas: Internacionais, International Mathematical Olympiad, International Physics Olympiad, International Olympiad in Informatic, International Biology Olympiad, International Chemistry Olympiad, International Olympiad on Astronomy, International Economics Olympiad, Ibero-Americanas, Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, Olimpíada Ibero-Americana de Física, Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, Competição Ibero-Americana de Informática e Computação, Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Brasileira de Informática, Olimpíada Brasileira de Robótica – Teórica, Olimpíada Brasileira de Química, Olimpíada Brasileira de Biologia, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Brasileira de Linguística, Olimpíada Brasileira de Economia, Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Escolas Privadas, Olimpíada Brasileira de Física de Escola Pública.

Respondendo à pergunta inicial: Sim, é importante participar de olimpíadas acadêmicas e todos estão aptos e são convidados a participar.

Vamos?

Gabriel Costa

Coordenador Pedagógico

@gabrielprevidente

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Imagens usadas na publicação foram cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Imagem destacada

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta