Pandemia acentua extrema pobreza no mundo

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, confira ações de ajuda humanitária da Child & Family Foundation

Em 17 de outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, data designada para abordar essa temática que tem se tornado cada dia mais urgente, principalmente com as consequências da pandemia que agravaram essa situação. Segundo relatório divulgado pela Fundação Bill e Melina Gates, a pandemia do COVID-19 já arrastou cerca de 31 milhões de pessoas no mundo inteiro para uma situação de extrema pobreza. De acordo com a ONG Child and Family Foundation (CFF), que mantém projetos sociais de ajuda humanitária para crianças, jovens e famílias desfavorecidas em todo o mundo, esta é uma emergência global, que acarreta vulnerabilidade, fome e inúmeras mazelas sociais.

Somente no Brasil, segundo dados da FGV Social, antes do COVID-19, em 2019, eram pouco mais de 23 milhões de pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza. Atualmente, já são quase 28 milhões nesta triste situação de vulnerabilidade social. Outro estudo, feito pelo economista e pesquisador da FGV, Daniel Duque, mostrou que das 27 capitais do Brasil, 18 apresentaram aumento na taxa de extrema pobreza, que é considerada quando a renda per capita é igual ou inferior a R$160 reais por mês, padrão de referência utilizado pelo Banco Mundial.

Mesmo que a pandemia já dê sinais de melhora com a vacinação em massa e uma retomada da economia comece a ser desenhada, o impacto causado na educação e nas finanças de muitos brasileiros, devido aos altos índices de desemprego, não será amenizado em pouco tempo.

“É importante nos conscientizarmos dessa triste realidade que vem se agravando a cada dia e lembrar que muitos se encontram na situação de extrema pobreza, levando a diversas consequências que colocam em risco a vida dessas pessoas, como fome crônica, miséria, desabrigo e doenças. Por isso, é extremamente importante que a sociedade mas também e, principalmente, as empresas apoiem verdadeiramente o trabalho de organizações sociais e participem das diversas ações que eles promovem para auxiliar e buscar a mudança nesse cenário”, comenta Davi Damazio, Diretor Geral da myWorld no Brasil, grupo internacional que dá suporte a duas ONGs de atuação mundial: a Child & Family Foundation e a Greenfinity Foundation, que desenvolve projetos voltados para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Além de ter uma parcela de cada transação feita na plataforma da empresa alocada diretamente para as duas instituições, os funcionários participam ativamente das atividades e ações de ambas as fundações.

A Child & Family Foundation reconhece o problema global da extrema pobreza e possui ativamente 95 projetos para tentar auxiliar uma mudança nesse cenário. No Brasil, a ONG atua desde 2008, atravessando fronteiras culturais e étnicas para fornecer apoio a crianças, adolescentes e famílias vulneráveis, sob o princípio norteador da educação.

Um desses projetos para erradicar a pobreza é o “Projeto Têxtil”, realizado no Ceará, na cidade de Parajuru, oferece às mulheres um centro profissional de aprendizagem com cursos educacionais, oficinas têxteis e os equipamentos necessários para que elas possam se profissionalizar e garantir sua renda própria, buscando alcançar sua independência financeira.

Outro importante projeto que acontece anualmente no Brasil e ao redor de todo o mundo é a campanha ‘Angel for a Day’, com voluntários que se inscrevem para fazer um dia de atividades, brincadeiras e doações para crianças carentes de instituições espalhadas pelo Brasil com o intuito de oferecer um dia muito especial para cada uma delas. Desde a chegada da pandemia, não tem sido possível realizar a ação presencialmente, mas, a ONG, juntamente com a myWorld, está desde o ano passado promovendo campanhas educativas sobre saúde e fazendo doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene para as famílias assistidas pelos programas.

Agora, neste momento crucial de volta às aulas em grande parte dos países, outro problema encontrado tem sido muitos a grande evasão escolar, principalmente em países mais pobres como o Brasil. Neste sentido, a CFF vem atuando na construção de escolas, incentivando e auxiliando as crianças retornarem às aulas, com compra de uniformes, materiais e doações. Recentemente, a ONG já conseguiu ajudar cerca de 2.500 crianças a retornarem ao ambiente escolar, em 10 escolas de 7 países ao redor do mundo.

Child & Family Foundation atua em diversos projetos de ajuda humanitária no Brasil e no mundo | Reprodução

De acordo com o princípio orientador ‘Educação. Oportunidades. Futuro “, a Child & Family Foundation ajuda crianças, jovens e famílias desfavorecidas em todo o mundo. Nos últimos anos, a associação beneficente promoveu e implementou aproximadamente 95 projetos de assistência e educação em 41 países e, ao fazê-lo, mudou a vida de milhares de crianças e suas famílias para melhor. Mais informações em www.childandfamily.foundation.

A myWorld é um consórcio que reúne uma ampla gama de marcas e empresas. Com seu Programa de Benefícios, a myWorld oferece a 15 milhões de consumidores, atraentes Benefícios de Compras, como Cashback e Shopping Points, em 150.000 Parceiros em todo o mundo, assim como no Marketplace Online da myWorld. Já os Parceiros myWorld se beneficiam de eficientes programas de fidelidade do cliente. Algumas das subsidiárias da myWorld incluem o provedor de serviços de negócios, a myWorld 360 AG e a plataforma de viagens, a travelWorld. Como parte de suas atividades de Responsabilidade Social Corporativa, a myWorld apoia projetos educacionais e ambientais implementados pela Child & Family Foundation e pela Greenfinity Foundation. Atualmente, a myWorld está representada em 55 países. Mais informações podem ser encontradas em myWorld.com.

Colaboração da pauta:

JB Press House
www.jbpresshouse.com
Tatiana Carvalho – [email protected]
Larissa Guiguer – [email protected]
Júnia Braga – [email protected]

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados