Ter um pet contribui para o bem-estar físico e mental, revela pesquisa

Pesquisados mencionaram que ter um pet os deixariam mais felizes; veja dicas para ampliar as brincadeiras com o pet em casa

Imagem por Mô Bertuzzi, DogHero | Divulgação

Sabemos que a presença de um animal de estimação no lar provoca mudanças no comportamento da maioria dos pais e mães de pets. A ciência, inclusive, comprova por meio dos estudos científicos que esse relacionamento de carinho, cuidado e amor provoca o aumento de serotonina e dopamina, o que proporciona a sensação de calma e relaxamento.A pesquisa sobre ‘Adoção de pets durante a pandemia’ (Junho, 2021), realizada pela DogHero e Petlove, empresas do grupo Petlove&Co — maior ecossistema pet do país –, revelou que a companhia dos pets contribui para a felicidade de seus tutores.
Entre os 2.665 respondentes de todo o país, 46% afirmaram que adotar um animal de estimação neste período proporcionou melhora ao seu bem-estar físico e mental. 

De acordo com o relatório, no quesito “principais motivações que levaram a adotar o pet na pandemia”, as mais citadas foram:

  • Muitos sempre gostaram de pets;
  • Ter um pet os deixariam mais felizes e trariam alegria para o lar;
  • A companhia do pet faria bem a algum familiar.
Infográfico: DogHero e Petlove

“A companhia do pet ameniza o sentimento de solidão. Neste período tão desafiador da pandemia, muitos que optaram por ter uma animal de estimação sentiram a diferença no seu dia a dia. O tutor de um cão, por exemplo, passou a se organizar para realizar os passeios diários. Ainda, adquiriu novos hábitos, como fazer brincadeiras para distrair o animalzinho, comprar brinquedos novos, etc. Tudo isso contribuiu para a melhora na saúde mental dos humanos e também dos pets”, declara a médica veterinária, Thaís Matos, da DogHero, maior empresa de serviços para pet da América Latina.

Para apoiar o “Janeiro Branco”’, movimento que aborda a importância em se falar da saúde mental para a população, a DogHero, preparou dicas especiais para tutores e pets, são elas:

Esconda petiscos e brinque de “caça ao tesouro”

Uma sugestão para ampliar as diversões para o pet é esconder petiscos pela casa. O tutor pode dar preferência para aqueles que tenham o cheiro mais forte. A ideia aqui é fazer “caça ao tesouro” e estimular o olfato do pet. A recompensa (o tesouro) será o petisco ou ração. Coloque em lugares em que o pet tenha acesso, mas que não sejam tão fáceis de encontrar. Uma alternativa é colocá-los em uma caixa de papelão e fazer pequenos furos nela para que o cheiro saia. Desta maneira, pet terá que descobrir como abri-la para chegar até os petiscos. Por isso, lembre-se de fechá-la bem para que o desafio seja maior.

Os benefícios das brincadeiras com gatos

Brincadeiras com gatos devem ser feitas em todas as fases de vida, desde filhote até a senilidade. Muitos tutores acreditam que só os pequeninos precisam desse estímulo, o que não é verdade. Para começar, lembre-se de que, na natureza, esses animais passam a vida toda caçando, para que possam se alimentar. Isso mostra que trata-se de uma espécie muito ativa e com instintos fortes. Então, ao realizar brincadeiras com gato, o tutor ajuda o pet a gastar toda a energia acumulada e colabora para que o felino pratique os seus instintos de caça que são de sua natureza. Tudo isso sem contar que, quando pequenos, as brincadeiras de gatos também ajudam o bichinho a se desenvolver. E, claro, ao se divertir com o pet, o tutor acaba conseguindo limitar, pelo menos um pouco, as travessuras dele dentro de casa. O tutor de gato pode brincar com ele balançando algo com um guizo, para chamar a atenção dele por meio do estímulo sonoro, é ótimo para interação entre os pais e os pets. O brinquedo estimula o lado caçador dos gatos, aumentando a diversão.

Que tal fazer um cabo de guerra?

Essa é uma das atividades preferidas dos cães. O tutor deve pegar uma corda, deixar que ele puxe de um lado com os dentes enquanto você puxa o outro com as mãos, fazendo um cabo de guerra entre você e ele. De vez em quando, deixe-o vencer. Precisa tomar cuidado com a força para não machucá-lo e não puxar demais os dentes do pet. Provavelmente, após você soltar a corda, ele irá ficar mordendo-a por um tempo. Essa prática necessita ser acompanhada, uma vez que o cão pode engolir pedaços do brinquedo. Em lojas especializadas existem brinquedos específicos de corda para pets.

Jade também dá dicas importantes sobre o banho nos dias frios. “Aposte na redução da frequência de banhos e, caso seja necessário banhá-lo, aqueça um pouco mais a água e seque seu pet com secador, não deixando sua pele e pêlos úmidos, mesmo que esteja sol”.

Pensando na proteção de cães e gatos durante o inverno, as médicas veterinárias selecionaram algumas dicas que podem ser incorporadas neste período de baixas temperaturas, são elas:

Esquente seu pet: manter o animal de estimação aquecido é essencial para prevenir que ele fique doente. Existe hoje uma diversidade de produtos criados exclusivamente para os animais de estimação, que podem ser utilizados para mantê-los aquecidos, como: cobertores, edredons e mantas. Outra dica são as roupinhas, que além de os deixarem os pets mais charmosos são ideais para que eles fiquem mais quentinhos, como as blusas ou vestidos com capuz. Ainda há outras opções como o moletom ou blusão para o cãozinho, macacão, pulôveres e capas. As caminhas no estilo toca são excelentes, inclusive para os felinos, que não gostam muito de roupas.

Alimentação e hidratação: no inverno, a ingestão de água fica comprometida, portanto, para melhor hidratação do pet, a recomendação é que o tutor espalhe vários potinhos de água fresca pelo ambiente. Como o gasto energético é maior na estação mais fria, em alguns casos, avaliados pelo médico veterinário, a quantidade de alimento para o pet pode ser aumentada. Pets obesos devem seguir a dieta orientada pelo médico veterinário. Os gatos dormem mais no inverno e acabam por comer e beber menos, portanto, para manter o peso e a hidratação dos felinos, os alimentos úmidos são as melhores opções.

Vacine o pet contra gripe: por mais que o pet seja vacinado, ele pode contrair um vírus diferente. A vantagem de manter a vacinação contra a gripe canina em dia, é que ela pode vir com sintomas bem mais leves e fica mais fácil de ser tratada em pets vacinados. No Brasil estão disponíveis as versões intranasais (que agem diretamente na defesa do nariz do pet contra infecções respiratórias), as injetáveis, que possuem o mesmo mecanismo de ação que as demais e as orais, recém-lançadas no mercado. Mesmo com o desafio atual do distanciamento social, em algumas localidades já está disponível o serviço de veterinário em domicílio, idealizado para facilitar a vida de pais e mães de pets com consultas e vacinação em casa.

Agility para os cãezinhos

Trata-se de uma modalidade de exercícios caninos baseada no hipismo, ou seja: o cãozinho deve percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível. Essa atividade é praticada em dupla, pois o tutor acompanha e incentiva o pet durante todo o trajeto. É uma ótima opção para treinar as habilidades e a agilidade do cãozinho. 

Para saber o tempo certo das brincadeiras com o pet, é necessário ficar atento aos sinais que ele dá. No geral, quando eles se cansam, simplesmente param. Muitas vezes, se deitam e dormem. Quando isso acontece, é hora de respeitar o pet e encerrar a sessão de diversão! Vale lembrar que raças mais ativas podem não querer parar nunca. Nesses casos, precisamos observar sinais como salivação excessiva, língua de fora por muito tempo, respiração ofegante, entre outros. Colocar um limite para o tempo de brincadeiras também é importante para seguir uma rotina adequada.

É importante sempre verificar se o brinquedo escolhido está de acordo com o porte do seu pet e resistente o suficiente para ele. Na dúvida, o tutor deve sempre buscar a orientação de um profissional veterinário.

A DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis – formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país – a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.

Criada pelo médico veterinário Marcio Waldman, a Petlove é o maior petshop online do Brasil. Com portfólio de mais de 15 mil itens do universo pet, incluindo marcas próprias e exclusivas, a empresa oferece experiência completa para cuidar dos animais de estimação. A Petlove possui um serviço de assinatura de produtos pet que, entre outras comodidades e facilidades, oferece 10% de desconto em todos os produtos, atendimento online com veterinários e entregas para todo o país, atualmente são mais de 230 mil assinaturas ativas. A Companhia atua ainda como provedor de tecnologia para o mercado pet brasileiro e conta com cerca de 2500 parceiros, como médicos, clínicas e hospitais veterinários e petshops. Com tecnologias como o Perfil Pet, a Petlove cumpre sua missão em tornar mais prática a vida de seus clientes, reunindo em um só lugar especialistas, produtos e dicas para cuidar do que realmente importa: a felicidade dos pets.

Colaboração de pauta:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta