Quanto tempo dura um meme?

Marketing & Mercado

Oferecimento 

Como entender e aproveitar para surfar na onda do meme, ganhar destaque para sua marca e engajamento nas redes?

Por Felipe Dias

Meme de Internet pode ser considerado um conceito, uma ideia, som ou informação que possa ser transmitida rapidamente. Nada mais é do que algum conteúdo que, por algum motivo, viraliza. Eles estão por todo lado e fazem parte da vida de muita gente nas redes sociais por apresentarem conteúdo de linguagem simples que, na maioria das vezes, tornam-se cômicos e repercutem rapidamente de forma massiva nas redes.

O conteúdo de um Meme está sujeito a evoluir ao longo do tempo ou ter um período de tempo de vida curto. A questão é: como entender e aproveitar para surfar na onda do meme, ganhar destaque para sua marca e engajamento nas redes?

Devido ao fato de se difundirem rapidamente na web por meio de redes sociais, blogs, sites de notícias e todas as fontes de informação, é comum os Memes viralizarem e se tornar vantajosos para a divulgação e propagação de uma marca e/ou serviço.

Os Virais podem surgir em inúmeras situações e casualidades. Gafes, falas ou acontecimentos repercutidos em vídeos amadores são destaques dentre os Memes viralizados.

A utilização comercial do meme ajuda a proliferar o denominado Marketing Viral, gerando e divulgando conteúdo. Diversas estratégias podem ser utilizadas e a forma com que são colocadas em prática traz o diferencial para a marca e garante o contínuo interesse do público, mesmo após o boom do Meme utilizado.

Rapidez e o timing correto são de extrema importância para que o conteúdo engaje e popularize, sendo necessária a agilidade para ideias e produção. Cada rede possui uma linguagem própria que se adequa aos usuários que a consome.

Uma vez postado na web, toda a informação está sujeita a todo tipo de engajamento, compartilhamento, comentários positivos ou negativos, o que pode acarretar um boom na sua rede ou sua marca. É importante estar preparado para este retorno e aumento do engajamento.

Surfar em um Meme é excelente para o engajamento e melhora muito a entrega dos conteúdos, porém os memes utilizados em excesso podem ser prejudiciais à autoridade que a conta deseja passar para a audiência. Ele precisa ser utilizado de forma inteligente e adaptado para o perfil da marca.

Essa conexão com o público precisa encaixar o gancho do Meme em questão, sem deixar de reforçar a essência da marca e a informação que a mesma quer passar. A utilização de trends aumenta o engajamento do público já existente e o toque da essência da marca aproxima e chama a atenção de potenciais novos clientes.

Felipe Dias é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, possui vasta experiência em publicidade e marketing e está à frente da empresa Studio Said, agência com histórico em trabalhos de sucesso direcionados à fotografia, acreditando que a base para a execução de projetos inovadores é construída pela produção de imagens e criação de conteúdos de qualidade.

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta