Turquia se mostra um país diferente

TRIPDICAS AB DOLCE

Oferecimento 

O que nos surpreendeu e o que nos decepcionou em nossa viagem à Turquia está no texto dessa semana

Bósforo

Quando falamos em Turquia o que vem à sua mente? Antes de conhecermos o destino pensávamos em História, voo de balão e comida gostosa. Vamos te mostrar o que achamos de tudo isso.

Desembarcamos em Istambul depois de um voo cansativo com uma conexão atrasada em Frankfurt. Chegamos bastante cansados e o nosso receptivo nos levou diretamente para o hotel. Chegamos e tomamos um banho para irmos jantar. Sim, chegamos quase no horário da janta por causa do atraso do voo de Frankfurt. Então veja abaixo quais foram as nossas percepções.

Hierapolis

Constantinopla (Istambul)

Quando sobrevoávamos a cidade para aterrissar eu só conseguia pensar: “Ali é Constantinopla”. O avião parece plainar de proposito sobre o Bósforo e seus arredores só para mostrar o quão bonita é a região. Uma cidade que foi capital dos Impérios Romanos, Bizantino e Otomano (olha só a riqueza desse lugar! – é o que estávamos pensando quando chegamos no destino) inspira muita gente a pensar como o local é rico arqueologicamente. Mas qual não foi a nossa surpresa ao descobrir que Istambul é uma cidade extremamente moderna e que nos anos áureos restou pouca coisa como, por exemplo, a Mesquita Azul e a Santa Sofia. Há também algumas partes da sua famosa Muralha, que parecia instransponível, e o Palácio de Topkapi continua em pé e bem conservado. No entanto, o que a gente esperava ver mesmo era sítios arqueológicos com ruínas e escavações. Vimos as escavações, mas as ruínas fomos ver no interior do país. A cidade é muito bonita na região do Bósforo e fica estrategicamente localizada entre o Corno de Ouro (estuário que divide o lado europeu da cidade de Istambul) e o Mar de Mármara no ponto em que a Europa encontra a Ásia. Pela importância da cidade que foi a maior e mais rica cidade da Europa durante a Idade Media podemos dizer que nossas expectativas eram muito grandes. Talvez grandes demais.

Ancara

A capital turca foi transferida para Ancara em 1923 por Mustafa Kemal Atatürk, um marechal de campo, estadista revolucionário turco e fundador da República da Turquia, bem como primeiro presidente do país. Com a queda do Império Otomano, Istambul se encontrava dominada pelos aliados entre 1919 e 1922. Após a Guerra de Independência Turca (outubro de 1923), Ancara tornou-se a capital da Turquia. Apesar de termos passado apenas uma noite na capital pode-se notar que ela é bonita e grande com mais de 5 milhões de habitantes.

Biblioteca de Celso

Capadócia

O destino mais desejado de 90% dos viajantes que vão para Turquia. Nossa expectativa não era muito grande porque achamos que seria algo simples e comum. Contudo, logo na primeira parada percebemos que há algo especial nessa região. Seu relevo é único e muito impressionante. Trata-se de uma região semiárida na parte central da Turquia. A região é conhecida por suas “chaminés de fadas”, altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges. A região também foi utilizada como refúgio pelos primeiros cristãos e encontra-se diversas igrejas esculpidas nas rochas. Fizemos um passeio 4×4 que foi muito interessante. Aproveitando-se do eixo que aguenta qualquer tipo de solo, entramos em lugares pouco vistos da estrada ou onde o ônibus não tem acesso. Ali pudemos vivenciar a Capadócia em sua forma mais rudimentar e observar esse relevo tão único do mundo.

Observação: não fizemos o voo de balão porque o clima não permitiu

Konya

Quem já ouviu falar no poeta Rumi poderá ficar surpreso em saber que aqui estão guardados os seus restos mortais. O Museu de Mevlâna, instalado em um antigo monastério dervixe, guarda o Mathnawi, seis livros que ensinam a filosofia de união espiritual e do amor universal pregado por Rumi. O monastério foi erguido no século 13 e recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de peregrinos que buscam a filosofia de Rumi. A cidade é muito conservadora e tradicional e aqui você irá ver mulheres totalmente cobertas da cabeça aos pés respeitando as leis islâmicas. A principal sede da seita sufista fica na cidade. Os mevlanas iniciados no sufismo são chamados de dervixes e são conhecidos por sua dança em forma de rodopio onde os participantes buscam um estado de transe para se aproximar de Deus.

Capadócia

Pamukkale

Aqui a natureza beneficiou a Turquia novamente. Constituída por várias nascentes de água quente e calcaria, com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata em uma colina. No entanto, o que nos impressionou foi perceber que a região é conhecida também por ter as ruinas da necrópole de Hierápolis, famosa pela riqueza artística dos túmulos e sarcófagos. A cidade foi fundada por Eumenes II, rei de Pérgamo e desmoronou após um terremoto durante o reinado de Tibério. Com sua reconstrução mudanças fizeram a cidade perder todo o seu antigo caráter helenístico para se tornar uma típica cidade romana. As ruinas que são possíveis ver são vestígios do que foi destruído em mais um terremoto em 1354. Inclusive, há indícios de que o túmulo do apostolo Filipe fica ali perto no alto de uma montanha. Entretanto, Pamukkale é muito interessante, mas Hierápolis é mais. Não fosse os 40 graus que estava fazendo talvez tivéssemos tido mais ânimo para caminhar entre as ruinas com calma.

Éfeso

Gostamos demais desse lugar. Ele fica perto de Selçuk e suas ruinas refletem séculos de história desde a Grécia clássica até o Império Romano. Éfeso já foi o principal centro comercial do Mediterrâneo e foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Chegou a abrigar 400 mil pessoas e é famosa nas histórias de mitologia e bíblicas. Foi ali que São Paulo propagou os ensinamentos do cristianismo para os gregos e foi na região que São João levou a Virgem Maria para morar após Jesus ser crucificado (visita-se da Virgem Maria, local de peregrinação que se acredita ser o local em que Maria passou seus últimos anos de vida). Uma das Sete Maravilhas do Mundo ficava em Éfeso, o Templo de Ártemis, que hoje tem apenas uma coluna de mármore em pé. Um dos locais que mais se destaca durante a visita é a fachada da Biblioteca de Celso. Ela chegou a ser considerada a terceira biblioteca mais valiosa do mundo com aproximadamente 12 mil rolos de manuscritos. Ali você também verá o Templo de Adriano que foi erguido em homenagem ao imperador romano. Éfeso foi reconstruída 4 vezes por causa de terremotos e invasões e marcou a sua história no decorrer dos anos.

Konya
Kusadasi

Kusadasi

Se você não pode ir para a Grécia ver o pôr-do-sol contente-se com esse. Kusadasi é uma cidade litorânea na costa ocidental do mar Egeu. Muitos navios param ali para os turistas conhecerem Éfeso. Seu calçadão à beira-mar, a marina e o porto são cheios de hotéis e restaurantes. Se você quer descansar depois de tanta informação durante 10 dias de viagem esse é o local ideal. Uma pena termos fica aqui apenas uma noite, pois poderíamos ter aproveitado mais e descansado um pouco.

Bursa

A cidade é uma antiga capital da Turquia e visitamos a Mesquita Verde e o Mausoléu Verde, sepultura do quinto sultão otomano, Mehmed I. A menção mais antiga de Bursa vem de Homero. Sua história é confusa e, após 1.400 anos de governo greco-romanos e pelo menos mil anos de Cristandade, Bursa foi incorporada em definitivo ao mundo islâmico em 1326. A cidade também foi ponto de partida para a Rota da Seda e hoje é um centro da indústria automobilística turca.

Muralha Istambul
Santa Sofia

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta