O coentro é uma erva utilizada em muitos estados brasileiros mas, no entanto, em outros, é a erva da discórdia. Principalmente aqui no Sudeste muitos tem preconceito em usar o coentro, mas quando bem usado e na proporção correta, ele é o ponto alto do prato.
Apesar de ser o queridinho do Norte e Nordeste, o coentro não é nativo brasileiro, ele vem do leste do Mediterrâneo e oeste Asiático, chegou ao Brasil através da navegações dos portugueses, e pelo fato da chegada deles nas regiões do Nordeste, acabou sendo incorporado na culinária indígena na época. Era muito utilizado em preparos com peixes por exemplo. Hoje em dia tem uma gama de preparações.
No âmbito da saúde o alimento é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e também uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C e betacaroteno, além de melhorar funções intestinais e cardiovasculares, ou seja, tudo de bom.
E você aí? É do time que ama ou odeia?
Eu acredito que para quem odeia, o melhor jeito é ir em “doses homeopáticas”, aos pouquinhos até acostumar, afinal para alguns não é um costume utilizar.
Vou ensinar uma salada de batata maravilhosa para você testar em casa, mas claro que você também pode utilizar em peixes, aves, vinagretes e até mesmo pestos.
Salada de Batata com Coentro
- 500 gramas de batata Asterix em cubos
- 3 dentes de alho picado
- Coentro (para começar 4 ramos)
- 100 gramas de parmesão em lascas
- 100 ml de azeite
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe as batatas em água fervendo com sal. Deixe al dente e reserve. Em uma frigideira aqueça o azeite e doure o alho picado. Desligue o fogo e coloque o coentro apenas para soltar o sabor quando aquecido. Junte as batatas, o azeite de coentro e as lascas de parmesão. Tempere com sal e pimenta.
Sirva com um bife de carne bovina ou com um peixe assado, ficará uma bela combinação.
Não deixe de provar!
Excelente domingo a todos.
Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.
Conheça seus perfis:
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!