“Não devemos tender à limitação, mas à libertação. Só a liberdade nos permite acolher o futuro “
Wassily Kandinsky
Olá, meus queridos leitores e leitoras!
Estamos de volta com cronologia dos movimentos artísticos e já estamos aqui! Abstracionismo século XX! Iniciamos os artigos com a arte na pré-história por volta de 3.500 a.C. viajamos por todos os movimentos da arte e logo voltamos com a cronologia, pois ainda não acabou por aqui!
Sou suspeita, compactuo com as frases de Kandinsky, aliás, você que me acompanha em minhas criações e expressões na arte sabe que muito me identifico com as características deste movimento! Estamos livres para explorar a arte abstrata! Venham comigo!
A origem da arte abstrata está intimamente relacionada com as vanguardas artísticas europeias do século XX. O movimento abstracionista teve grande influência entre os artistas de outras correntes artísticas como o Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Futurismo e Surrealismo.
A arte abstrata, completamente liberta de qualquer obrigatoriedade em representar surgiu para expressar uma nova linguagem de expressar a realidade e as ideias. Tudo deveria ter uma nova perspectiva. O abstracionismo partiu da necessidade de romper drasticamente com o passado e implementar o futuro, rompendo com a tradição dos moldes renascentistas, tradicionalistas e academicistas abandonando a representação da realidade. Não se importavam com figuras ou temas, mas exaltavam as cores e formas.
O abstracionismo permite que o espectador desperte emoções multiplique interpretações possíveis, podendo usar a imaginação como uma ferramenta de compreensão da obra apreciada. Busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações. O artista é livre para se expressar e criar composições independentemente das referências visuais reais do mundo externo, saindo do real e partindo para o imaginário.
Dentre as principais característica destacamos, a Representação do mundo desligada da realidade visível; Negação do figurativo e da imitação do mundo; Desconstrução das figuras naturais; Simplificação da forma; Inovação no uso da cor; Rejeição da perspectiva; Oposição à iluminação convencionalmente retrata.
Tudo é abstração nas obras, como se estivessem criando uma realidade paralela, um universo autônomo abstrato em que as linhas, formas e cores não são o que se vê. Esta ideia pode ser sintetizada na frase citada a seguir de Kandinksy.
Para Kandinsky, “criar uma obra de arte é criar um mundo”. Por ser o precursor da arte abstrata, suas obras mais representativas, “Primeira Aquarela Abstrata” de 1910 e “Improvisações”, uma série que perdurou de 1909 a 1914.
Kandinsky, que vivia em Munique, foi o primeiro pintor ocidental a conseguir se desvencilhar da obrigatoriedade da pintura representacional. As suas telas eram famosas pelas formas geométricas, composição inovadora e pelo uso intenso das cores. O pintor dizia que se inspirava na liberdade presente na música.
Kandinsky chegou a ser professor da Bauhaus, importante escola alemã de design, arquitetura e arte.
Abstracionismo e suas vertentes:
Abstracionismo expressivo
Conhecido também como informal ou lírica a força de sua expressão e do seu lirismo está presente no uso do sentimentalismo, da emoção, da intuição e da total liberdade artística nas obras.
Abstracionismo geométrico
A ideia dessa forma de arte era usar formas geométricas e a razão para apreender a realidade nas obras de arte. Em destaque deste movimento temos o pintor holandês Piet Mondrian.
Action Paiting ou pintura de ação gestual
Criada por Jackson Pollock (1912-1956) nos anos de 1947 a 1950. Action Painting, caracterizada pela busca no inconsciente de símbolos de valor universal. Este foi o primeiro movimento que se originou nos Estados Unidos e ganhou reconhecimento internacional. Jackson Pollock tornou-se conhecido pela sua forma de pintura singular, lançando ou gotejando de forma dramática a tinta que escoria sobre a tela, métodos revolucionários e incomuns para a época.
Tem como características: a compreensão da pintura como meio de emoções intensas, a execução agressiva e espontânea, sem utilização dos meios tradicionais, como pincéis, espátulas etc. É a pintura direta na parede, no chão ou em telas enormes.
Principais Artista Abstracionistas
- Wassily Kandinsky
- Piet Mondrian
- Paul Klee
- Willem de Kooning
- Kasimir Malevich
- Robert Delaunay
- Hans Hartung
- Pierre Soulages
- Jean Fautrier
- Jean Dubuffet
- Antoni Tàpies
- Jackson Pollock
- Rotko
No Brasil a Arte Abstrata ganhou visibilidade na I Bienal de São Paulo em 1951 e teve como alguns expoentes:
- Alfredo Volpi
- Ivan Serpa
- Cícero Dias
- Luiz Sacilotto
- Antônio Bandeira
- Manabu Mabe
- Tomie Ohtake
- LygiaClark
- Hélio Oiticica
- Iberê Camargo
O abstracionismo afinal é o exemplo de que as propostas artísticas estão no seu curso natural ao estarem sempre a frente de novas ideias mesmo que revisitem tudo o que já foi construído.
Agradeço sua leitura!
Espero por vocês sempre aqui no Portal Dolce Morumbi!
Respire Arte!
Referências:
https://www.significadosbr.com.br/abstracionismo
https://querobolsa.com.br/enem/literatura/abstracionismo
https://www.todamateria.com.br/abstracionismo/amp/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/abstracionismo
Fotos cedidas por Amanda Sanzi
Amanda Sanzi é artista visual, moradora do Morumbi e expressa sua compreensão do mundo através de suas obras!
Conheça seus perfis:
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!