Por uma nova perspectiva. O despertar das emoções!

Dolce Arte

Amanda Sanzi

“Não devemos tender à limitação, mas à libertação. Só a liberdade nos permite acolher o futuro “
Wassily Kandinsky

Olá, meus queridos leitores e leitoras!

Estamos de volta com cronologia dos movimentos artísticos e já estamos aqui! Abstracionismo século XX! Iniciamos os artigos com a arte na pré-história por volta de 3.500 a.C. viajamos por todos os movimentos da arte e logo voltamos com a cronologia, pois ainda não acabou por aqui! 

Sou suspeita, compactuo com as frases de Kandinsky, aliás, você que me acompanha em minhas criações e expressões na arte sabe que muito me identifico com as características deste movimento! Estamos livres para explorar a arte abstrata! Venham comigo!

A origem da arte abstrata está intimamente relacionada com as vanguardas artísticas europeias do século XX. O movimento abstracionista teve grande influência entre os artistas de outras correntes artísticas como o Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Futurismo e Surrealismo.

A arte abstrata, completamente liberta de qualquer obrigatoriedade em representar surgiu para expressar uma nova linguagem de expressar a realidade e as ideias. Tudo deveria ter uma nova perspectiva. O abstracionismo partiu da necessidade de romper drasticamente com o passado e implementar o futuro, rompendo com a tradição dos moldes renascentistas, tradicionalistas e academicistas abandonando a representação da realidade. Não se importavam com figuras ou temas, mas exaltavam as cores e formas.

O abstracionismo permite que o espectador desperte emoções multiplique interpretações possíveis, podendo usar a imaginação como uma ferramenta de compreensão da obra apreciada. Busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações. O artista é livre para se expressar e criar composições independentemente das referências visuais reais do mundo externo, saindo do real e partindo para o imaginário.

Dentre as principais característica destacamos, a Representação do mundo desligada da realidade visível; Negação do figurativo e da imitação do mundo; Desconstrução das figuras naturais; Simplificação da forma; Inovação no uso da cor; Rejeição da perspectiva; Oposição à iluminação convencionalmente retrata. 

Tudo é abstração nas obras, como se estivessem criando uma realidade paralela, um universo autônomo abstrato em que as linhas, formas e cores não são o que se vê. Esta ideia pode ser sintetizada na frase citada a seguir de Kandinksy.

Para Kandinsky, “criar uma obra de arte é criar um mundo”. Por ser o precursor da arte abstrata, suas obras mais representativas, “Primeira Aquarela Abstrata” de 1910 e “Improvisações”, uma série que perdurou de 1909 a 1914.

Kandinsky, que vivia em Munique, foi o primeiro pintor ocidental a conseguir se desvencilhar da obrigatoriedade da pintura representacional.  As suas telas eram famosas pelas formas geométricas, composição inovadora e pelo uso intenso das cores. O pintor dizia que se inspirava na liberdade presente na música.

Kandinsky chegou a ser professor da Bauhaus, importante escola alemã de design, arquitetura e arte.

Kandinsky no Museu Pompidou, França

Abstracionismo e suas vertentes:

Abstracionismo expressivo

Conhecido também como informal ou lírica a força de sua expressão e do seu lirismo está presente no uso do sentimentalismo, da emoção, da intuição e da total liberdade artística nas obras.

Abstracionismo geométrico

A ideia dessa forma de arte era usar formas geométricas e a razão para apreender a realidade nas obras de arte. Em destaque deste movimento temos o pintor holandês Piet Mondrian.

Obra Artista Piet Mondrian, Stefelijk Museum Amsterdã, Holanda

Action Paiting ou pintura de ação gestual

Criada por Jackson Pollock (1912-1956) nos anos de 1947 a 1950. Action Painting, caracterizada pela busca no inconsciente de símbolos de valor universal. Este foi o primeiro movimento que se originou nos Estados Unidos e ganhou reconhecimento internacional. Jackson Pollock tornou-se conhecido pela sua forma de pintura singular, lançando ou gotejando de forma dramática a tinta que escoria sobre a tela, métodos revolucionários e incomuns para a época.

Tem como características: a compreensão da pintura como meio de emoções intensas, a execução agressiva e espontânea, sem utilização dos meios tradicionais, como pincéis, espátulas etc. É a pintura direta na parede, no chão ou em telas enormes.

Obra de Jackson Pollock, Museu Stefelijk Museum Amsterdã, Holanda
Obra de Rotko, Museu Pompidou, França

Principais Artista Abstracionistas

  • Wassily Kandinsky
  • Piet Mondrian
  • Paul Klee
  • Willem de Kooning
  • Kasimir Malevich
  • Robert Delaunay
  • Hans Hartung
  • Pierre Soulages
  • Jean Fautrier
  • Jean Dubuffet
  • Antoni Tàpies
  • Jackson Pollock
  • Rotko 

No Brasil a Arte Abstrata ganhou visibilidade na I Bienal de São Paulo em 1951 e teve como alguns expoentes:

  • Alfredo Volpi
  • Ivan Serpa
  • Cícero Dias
  • Luiz Sacilotto
  • Antônio Bandeira
  • Manabu Mabe
  • Tomie Ohtake
  • LygiaClark
  • Hélio Oiticica
  • Iberê Camargo
Obra Manabu Mabe, SP Arte 2022
Obra Lígia Clark, SP Arte 2021
Obra Tomie Ohtake, Museu Mac Niterói, RJ
Obra Lúcio Fontana, Museu Stefelijk Museum, Amsterdã, Holanda

O abstracionismo afinal é o exemplo de que as propostas artísticas estão no seu curso natural ao estarem sempre a frente de novas ideias mesmo que revisitem tudo o que já foi construído.

Agradeço sua leitura! 

Espero por vocês sempre aqui no Portal Dolce Morumbi!

Respire Arte! 

 

Referências: 

https://www.significadosbr.com.br/abstracionismo

https://querobolsa.com.br/enem/literatura/abstracionismo

https://www.todamateria.com.br/abstracionismo/amp/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/abstracionismo

https://www.infoescola.com/artes/abstracionismo/amp/

https://citacoes.in/citacoes/579303-wassily-kandinsky-nao-devemos-tender-a-limitacao-mas-a-libertacao/

Fotos cedidas por Amanda Sanzi

Amanda Sanzi é artista visual, moradora do Morumbi e expressa sua compreensão do mundo através de suas obras!

amandasanzi.com

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta