Conheça os diferentes benefícios da vitamina D para a saúde

Efeitos positivos do pró-hormônio integram posicionamento e recomendações da Associação Brasileira de Nutrologia

Baixos níveis de vitamina D no organismo estão relacionados a diferentes tipos de doenças e representam um problema de saúde pública. Em crianças, as mais comuns são raquitismo e alteração do crescimento. Já nos adultos, osteomalacea — amolecimento dos ossos — e a osteoporose — doença que cursa com perda da resistência e fraturas ósseas — são as principais consequências da falta de vitamina D. Além disso, dentre grupos portadores de certas enfermidades, como endometriose e diabetes, é comum encontrar um maior número de pessoas com hipovitaminose D.

Com base nas literaturas científicas americana e brasileira, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) produziu um posicionamento com recomendações padronizadas para combater os problemas associados à insuficiência do pró-hormônio. “A revisão extensa de 56 estudos randomizados controlados demonstrou que há redução de mortalidade geral e 12% menos casos de mortes por câncer após cinco anos de suplementação de vitamina D”, explica Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN.

O médico lista os principais benefícios da vitamina D para melhorar a qualidade de vida da população:

Saúde óssea

Manter os níveis de vitamina D recomendados pelos especialistas médicos ajuda no metabolismo ósseo, na regulação do cálcio e fósforo, bem como contribui para a redução do risco de quedas, fraturas, osteopenia — perda de massa óssea –, e osteoporose.

Função muscular

A vitamina D está diretamente ligada aos efeitos anabólicos, sendo responsável pelo aumento da massa e da força muscular. O fortalecimento dos músculos também ajuda a evitar quedas, principalmente no caso de idosos.

Auxílio no controle do açúcar do sangue

Estudos demonstram que a vitamina D pode ajudar na prevenção e no controle de diabetes tipo 2, já que contribui para a melhora da secreção da insulina. Resultados de 21 estudos apontam que, para cada elevação de 4 ng/mL nos níveis de vitamina D no sangue, havia uma redução de 4% no risco de diabetes tipo 2.

Funcionamento do sistema imune

O pró-hormônio age auxiliando o funcionamento da imunidade e pode ajudar na prevenção de determinadas doenças, como as doenças autoimunes. Alguns estudos apontam 41% menor risco para esclerose múltipla para cada 20 ng/mL de elevação da 25(OH)D sérica. A suplementação de vitamina D também pode ajudar a evitar artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e tireoidite de Hashimoto.

Saúde feminina e fetal

A vitamina D atua também na saúde materna, fetal e do recém-nascido. Estudos relacionam baixos níveis desse nutriente em gestantes a complicações pós-natal, como déficit de formação óssea, asma e autismo. A suplementação de vitamina D pode auxiliar no combate ainda da síndrome dos ovários policísticos, endometriose e infertilidade.

A suplementação em doses de 1000 a 2000 U.I (unidades internacionais) ao dia é considerada pela legislação em vigor um suplemento nutricional eficaz, seguro e pode ser utilizada sem a necessidade de realização prévia de exame de sangue para avaliação dos níveis de vitamina D. Entretanto, os níveis podem variar de acordo com cada pessoa e um médico é capaz de avaliar individualmente para indicar a melhor opção para restabelecer os níveis da vitamina”, finaliza.

Referência

Ribas Filho, Durval. de Almeida, Carlos Alberto; De Oliveira Filho, Antônio Elias. Posicionamento atual sobre vitamina D naprática clínica: Posicionamento da AssociaçãoBrasileira de Nutrologia (Abran), 2022. Disponível em:

https://ijn.zotarellifilhoscientificworks.com/index.php/ijn/article/view/186/182

Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)

@abranbr 

Colaboração da Pauta:

Máquina CW

Melina Lozano
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta