Tá na mesa!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Se está pensando que hoje vou falar de gastronomia ou acha que está lendo a coluna Dolce Sabor da nossa querida Chef Bruna Nascimento, ledo engano!

Você sabia que tão importante quanto o que se vai comer, é a decoração da sua mesa?

Você pode estar comendo torta de jiló com quiabo, mas se estiver apresentado em um prato bonito e uma mesa bem decorada, você pode achar que está comendo a mais pura gastronomia francesa.

O prato surgiu na antiguidade para substituir as tábuas de madeira quadrada ou em até certas vezes redonda, que também poderiam ser de metal ou vidro. Hoje ele é fabricado nos mais diversos materiais como acrílico, plástico, papel, vidro, metal, pedra, cerâmica e porcelana, todos, além de sua funcionalidade, também apresentam desenhos e formatos diferentes a serem utilizados em diversas ocasiões a fim de seduzir seu estomago junto ao que será servido através dele.

Os mais comuns utilizados hoje, não importa classe social, são os de porcelana e cerâmica, branco de formatos simples por terem seus preços mais acessíveis, mas nem por isso deixam de fazer uma boa apresentação na mesa, dependendo do que será servido e de sua composição com os outros elementos decorativos de sua mesa podendo ser até uma decoração mais clean não deixando de ser elegante.

Através da tecnologia hoje também contamos com diversas cores, desenhos e formatos que dependendo da ocasião, até quando estamos fazendo nossas refeições sozinhos, deixamos passar esse momento tão prazeroso.

Antigamente nossas avós sempre deixavam a louça boa, como diziam, para as visitas ou eventos familiares, mas hoje isso mudou porque ninguém passa tanto tempo na cozinha por conta de congelados e fastfoods.

O prato tornou se nosso aliado. Em ocasiões especiais contamos com linhas mais elegantes e formais que hoje, talvez, poucas sejam as casas que os tenham para eventos familiares grandes. Seus formatos também mudaram ao longo do tempo surgindo composições orgânicas e também suas cores que vão desde a um monocromático, como estampados que se coordenam com guardanapos e toalhas. Sua configuração sobremesa, fundo, risoto com a borda mais larga, salada, continuam as mesmas e o raso talvez tenha mudado para um tamanho um pouco maior que tem variações entre 23 e 28 cm.

Você não pensou que o prato fosse tão importante na decoração de uma mesa, não é? Deu até uma fome!

Que tal pegar aquele prato bonito e fazer um lanche? Bon appetit!

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta