Como potencializar a sua carreira com networking

Imagem de onlyyouqj no Freepik

Por Walkiria Almeida, Neusa Arneiro e Eneida Mastropasqua

Desde a existência da humanidade que o homem busca meios de desenvolver-se a fim de saciar suas necessidades e desejos, passando por inúmeras etapas de desenvolvimento entre gerações. A partir do momento que saímos da era industrial e entramos na era do conhecimento, a comunicação entre indivíduos tornou-se fundamental para a criação de uma situação de confiança nas empresas e para a atualização dos profissionais.

Para adaptar-se a essas mudanças, o profissional que deseja estar ao mercado deve buscar meios de atrair conhecimentos e informações, se antevendo as mudanças e elaborando, criativamente, formas de estar adiante do desenvolvimento da gestão de sua carreira.

Networking e Carreira

O termo networking no contexto dos negócios significa “criar uma rede de contatos”, que favoreça a troca de conhecimento e de experiências entre pessoas de diferentes segmentos.

A finalidade do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais, para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

Construir uma sólida rede de contatos é essencial na gestão de sua carreira, para quem está em busca de novas ou melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Para potencializar a sua carreira por meio do networking é necessário saber se posicionar, fazer trabalhos voluntários, observar seu círculo de relacionamento, aproveitar os eventos empresariais, utilizar a tecnologia a seu favor, apostar na qualidade e não na quantidade, buscar sempre conhecimento.

Após estabelecer um relacionamento de confiança com outras pessoas, seja empresarial, ou não, esse relacionamento tem que ser bom para você e para a outra pessoa, somente assim teremos um match quando o assunto é uma rede de contatos que traz resultados positivos para sua vida ou para a sua carreira.

Experiência e vivência são essenciais para o sucesso das relações. Ter contatos que irão trazer resultados para você é requisito básico para se destacar no mercado de trabalho.

Identifique na sua rede de contatos — amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho — pessoas que você possui afinidade. Pense que relações duradouras são aquelas que “falam a mesma língua. Ter os mesmos interesses é uma excelente forma de manter-se atualizado na sua rede, mas também de ser parte dela.

Para fortalecer um relacionamento profissional é necessário se destacar e ter uma abordagem criativa e sincera

 A melhor forma de fazer networking é ser autêntico.  Se aproximar dos contatos com a intenção de ter um benefício não é uma atitude correta, corre o risco de perder os pontos que já conseguiu com aquela conexão.

A maioria das pessoas já tem uma rede de contato sólida, mas é fundamental nutrir sua base constantemente. É importante ser lembrado sempre.

Algumas ações são essenciais, para manter sua rede ativa:

  • Mostre interesse real e verdadeiro pelos outros.
  • Saiba expressar: comunique-se de forma clara para que as pessoas compreendam perfeitamente suas intenções
  • Participe de eventos que fazem parte da sua rede de relacionamento. Isso vai fortalecer a sua imagem
  • Seja uma pessoa interessante. Leia e seja bem-informado
  • Compartilhe ideias e convide pessoas para opinar
  • Exponha seus objetivos com as pessoas que você tem mais afinidade é importante
Imagem por Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Vantagens em estabelecer um networking

Um bom networking traz uma série de vantagens, como visibilidade, autoridade e credibilidade em seu mercado de atuação, além de elementos positivos para a vida pessoal. O ser humano é, naturalmente, um ser sociável, que gosta de compartilhar experiências com pessoas que tenham os mesmos ideais, criando laços de relacionamento memoráveis e motivação para alcançar objetivos pessoais.

Conclusão

Um bom networking auxilia na construção de uma carreira profissional de sucesso em qualquer área, seja para quem está iniciando uma profissão ou para quem já está há algum tempo no mercado.

Manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada com frequência. É importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal. Assim, você terá mais oportunidades de alcançar os principais objetivos para a sua carreira.

O maior benefício do networking é aumentar as chances de sucesso profissional, quando é bem alimentado.  É possível aproveitar as oportunidades do mercado para conseguir empregos melhores e promoções na carreira, além de obter insights, negociações comerciais e parcerias em projetos, entre outras vantagens.

O networking ajuda a criar conexões com pessoas que tenham, de certa forma, alguma ligação com o seu objetivo profissional, possibilitando gerar oportunidades de crescimento. Essas conexões são essenciais para que você seja reconhecido e lembrado em momentos profissionais decisivos durante a sua carreira.

As redes sociais são consideradas cartões de visitas ou currículos virtuais ​​– um bom exemplo é a rede social LinkedIn,  dão fácil acesso a informações diversas sobre pessoas e empresas. Por isso, é importante manter uma boa postura nas redes, pois elas são o melhor ambiente para se fazer networking atualmente.

A atividade mais valiosa do gerenciamento de carreira é criar, manter e desenvolver uma rede de contatos. Essa atividade não é exclusivamente uma ferramenta para procurar emprego. É um recurso que pode ser utilizado na vida profissional e pessoal. As funções do networking não se limitam a encontrar um emprego. É um recurso que pode promover uma mudança horizontal na empresa ou total na carreira.

Construir uma rede de relacionamentos não é, simplesmente, trocar cartões. É desenvolver um interesse real pelas pessoas: oferecer ajuda e, se for necessário, depois buscá-la. Quando se monta uma lista de pessoas para contato, automaticamente, fará parte da lista de pessoas que constam da sua. Cultivar a rede de relacionamentos não exige investimentos financeiros, mas requer mudanças de postura diante da vida em sociedade.

Referências:

MINARELLI, José Augusto. Networking: como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira. São Paulo. Gente: 2001.

PETERS, T. Reinventando o trabalho. São Paulo: Campus, 2000.

DULWORTH, Michael. Networking: saiba como construir as melhores redes de relacionamento pessoal e profissional. São Paulo: Larousse do Brasil, 2008. HART, Rupert. Networking. 5a. ed. São Paulo: Clio, 2004.

Este artigo é um oferecimento de NEW Consultoria e Recolocação

New Recolocação Consultoria e Mentoria Especializada em Jobhunter & Headhunter
é composta por:

Walkiria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique.  É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU”

Neusa Arneiro é Secretária, pós-graduada, com experiência de mais de 30 anos na área de secretariado executivo, trabalhando em grandes empresas multinacionais, atendendo C-Levels (diretores, VPs, CEOs).

Eneida Mastropasqua é Executiva de Recursos Humanos, há mais de 20 anos em Gestão Estratégica de Pessoas/Negócios, em empresas nacionais e multinacionais. Docente, Consultora, Palestrante, Mentoria & Coaching.

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta