Leo Fraiman fala sobre pais, mães, filhos e educação no Colégio Franciscano Pio XII

Em palestra realizada em 15 de outubro para famílias e educadores do colégio, o psicoterapeuta e escritor tocou em temas pertinentes sobre a importância de uma educação com propósito, sobre como a criança precisa viver situações de frustrações, entre outros

O quanto vocês, pai e mãe, tem dedicado tempo para você mesmo?”. A reflexão iniciada por Leo Fraiman às famílias e educadores do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi o pontapé para começar a palestra “Pais sábios, filhos nobres – inspirações para uma educação transformadora”, enriquecendo a manhã do último sábado, 15 de outubro. Entre tantos assuntos, o psicoterapeuta e escritor trouxe ao público, entre muitos assuntos, questões sobre quais são os valores importantes ao educar um filho e a importância do propósito e, sobre como a criança se sente em situações de separação ou divórcio dos pais. O evento foi aberto ao público em geral e aconteceu em parceria com a Força Estudo Personalizado, Cia. Lazer e Bil Intercâmbios.

Segue abaixo alguns dos principais trechos da palestra de Leo Fraiman para pais e educadores no Colégio Franciscano Pio XII:

– Como mães e pais se sentem culpados, estressados e com medo, sem ter tempo para eles mesmos – O medo de não ser bom o bastante e até a culpa de cometer erros na criação do filho assombram muitos pais e mães. Para Leo Fraiman, ouvir os medos e dialogar com eles, qual a lição, mensagem e o ensinamento e o que é preciso aprender para lidar melhor com isso é um dos caminhos para refletir sobre o tema. “Criar e educar uma criança é um projeto para a vida, todos os dias você vai acertar e errar”, diz Fraiman. “É algo que você vai aprender e reaprender sempre e são situações em que é possível enfrentar sendo humilde para procurar ajuda, sendo criativo para buscar coisas diferentes e novas soluções e sendo proativo em tomar decisões”, avalia o psicoterapeuta.

– Valores importantes ao educar um filho e a importância do propósito – Reger a vida pelos valores e propósito é o caminho para educação de sucesso. “Valores, respeito e educação vêm de casa”, adiciona Leo Fraiman. Ele afirma que a definição de valores para a casa, como paz, respeito, são os combinados estabelecidos por cada família. “Antes de refletir como educar um filho e uma filha, pensar no valor para você (pai e mãe). Coloque metas da semana com confiança, como presença, cooperação, leve seu filho no sacolão com você, por exemplo, pois ele tem que aprender as competências emocionais e sociais. Dá trabalho comprar, dá trabalho guardar. É um treino para instalar o comportamento na criança”.

– Pais e mães querem que o filho seja sempre melhor em tudo – “Pare de querer ganhar vantagem, de que ele (o filho) sempre seja o melhor. Ele precisa estar preparado para o mundo”, diz Fraiman. Para ele, a criança faz muita coisa, como muitos cursos e muitos esportes, uma ânsia de os pais o prepararem para adquirir habilidades, projetando seus desejos de vida na criança por pura vaidade, e não por amor. Para ele, o filho precisa ser liderado primeiro para ser um líder e é preciso dar condições para ele crescer saudável e feliz. “Hoje temos uma neurose coletiva de fazer o filho feliz. A felicidade é construída pelo individuo, e não pelo pai ou mãe”.

– A importância da criança experenciar frustrações – Leo Fraiman alerta pais e mães sobre o cuidado em não querer resolver tudo para a criança, tirando sua capacidade de saber esperar, sem querer que ela sofra ou passe por desafios, pois não será um filho que crescerá de forma saudável e para a vida real. “Tirar isso do filho, as frustrações, é fazer com que ele não prospere. O mundo tem consequências, ele precisa viver as frustrações, fazem parte da vida. É fundamental. Se você quer o bem do seu filho, ensino-o a resolver, a esperar, a saber se organizar”. Ainda, ser um bom líder é mediar conflito, é saber achar caminhos, se frustrar.

– Questões mal resolvidas de separação de pais – Muitos pais e mães, ao se divorciarem, usam seus filhos para afetar, de alguma forma, o ex-marido ou a ex-mulher, falando mal e reforçando a questão de que o filho “precisa saber a verdade”, além de outros ataques pessoais. Leo Fraiman reforça que isso não é saudável para a criança e que nessa situação, não sabe o que pensar. A cabeça do filho é então transformada em uma “lata de lixo” ou “divã de psicólogo”. “Ex-cônjuges precisam lidar com a situação com um psicólogo, com CVV ou ajuda de outros adultos. Quando os filhos vêm o pai elogiando a esposa, o filho cresce com unidade”, diz Fraiman. “Além disso, filhos respeitam pais e mães que se respeitam”.

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Colaboração da pauta:

COMMUNICA BRASIL

Marcela Martinez
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta