A cozinha é o coração da casa

Dolce Harmonia

Morgause Lisetta

Imagem de Freepik

Na Grécia antiga, as casas tinham os quartos organizados ao redor de um pátio central onde era realizado o preparo de comida. E esses pátios – alguns com jardins – também serviam de locais de estar para toda a família. Nestes pátios também ficavam as lareiras consagradas a Deusa Héstia.

Héstia era uma divindade que os gregos consideravam como a protetora do lar, da lareira, da vida doméstica e da hospitalidade.

A lareira acesa nas residências gregas era uma demonstração de cuidado com a família, e o fogo não deveria ser apagado. Além disso, os gregos possuíam lareiras públicas como demonstração de cuidado com a cidade e a política comunitária. Essas lareiras públicas ficavam no pritaneu, prédio que centralizava a administração municipal, e no bouleterion, assembleia que reunia os cidadãos para os debates.

Este cuidado com a lareira veio até nossas cozinhas atuais e nossos fogões o que tornou este   ambiente da casa o mais sagrado, onde a família se reúne, e principalmente onde se manipulam os alimentos que nutrem o nosso corpo.

A cozinha é o ambiente, que simboliza a fartura, a riqueza e a prosperidade e cuidar dela é importante para que tudo corra bem.

Pode-se dizer que a cozinha é um símbolo de como cuidamos de nós mesmos e da maneira como tratamos nossos recursos. Ou seja, estamos falando de saúde e dinheiro.

Dentro desse contexto, ter uma cozinha com decoração em harmonia, itens certeiros e nos lugares adequados é fundamental para que as energias fluam com perfeição.

Devemos nos atentar aos armários que armazenam alimentos, bem como às panelas e utensílios domésticos. Tudo isso deve estar bem-organizado, limpo e em locais de fácil acesso. Fazendo isso, mantém-se os orçamentos e controles financeiros em ordem.

Outro aspecto importante é manter a cozinha bem ventilada e iluminada. Se possível, que ela seja o cômodo mais exposto à luz natural.

De preferência, a cozinha não deve ser pequena demais ou terá a sensação de dinheiro restrito e limitado. Se a cozinha for de fato apertada, invista em espelhos, pois ajudarão a expandir trazendo assim boa energia. O espelho atrás do fogão ajuda a dobrar ainda mais a prosperidade.

O fogão é a principal fonte do fogo da casa. Já na pia é o elemento água que está em abundância. Ter o fogão ao lado da pia não é muito aconselhável, um elemento apaga.

Porém, caso seja essa a configuração em sua casa, é recomendado ter sempre entre a pia e o fogão um cristal multifacetado ou um objeto de madeira, como uma colher de pau, por exemplo.

Os objetos de madeira vão equilibrar os dois elementos, pois a madeira alimenta o fogo e se nutre com a água.

Todas as bocas do fogão devem estar limpas e desentupidas e é aconselhável utilizar todas as bocas do fogão para que se tenham múltiplas fontes de renda ativas, e garantir que o dinheiro surja de várias formas e por diferentes origens.

A pia da cozinha não deve ser ignorada, pois tem a ver com o bem-estar e a força vital de toda a família. É só observar: um casamento com confrontos e desarmonia terá sempre uma pia malcuidada.

Se houver vazamento, significa que o dinheiro da família pode ser gasto desproporcionalmente, sem motivo real aparente.

Vasos com plantas intensificam a vitalidade do ambiente da cozinha e também reforçam a vibração de prosperidade e abundância.

A dica é ter vasos com ervas aromáticas porque podem ser utilizadas no preparo das refeições. Assim, a alquimia fica completa.

Vale lembrar que, além de cuidar da cozinha, é necessário cultivar bons sentimentos e pensamentos, pois tudo que sentimos ao cozinhar é repassado aos nossos alimentos e consequentemente a nós e nossos familiares. Se estiver de mal humor evite cozinhar.

Morgause Lisetta é Terapeuta Integrativa e Psicóloga e oferece neste espaço conteúdo que visa promover equilíbrio em suas relações familiares, de amizades, com harmonia em sua casa assim como no ambiente de trabalho. Tais conteúdos poderão ajudar você a ter uma vida mais tranquila, elevando sua autoestima e autoconfiança, oferecendo a você mais coragem para agir e conquistar seus sonhos, ajudando na sua prosperidade financeira e emocional. Morgause pode lhe ajudar a encontrar e tratar a raiz dos seus problemas mostrando um caminho de autoconhecimento e evolução pessoal. Suas áreas de atuação estão em Floral, Aromaterapia, Reiki, Radiestesia, Alinhamento de Chakras, Fitoenergética, Fitoterapia, Ayurveda, Cristaloterapia, Cromoterapia, Cabala da Casa, Feng Shui, Auriculoterapia, Neurolinguística, Numerologia, Astrologia, Benção do Útero, Terapia Menstrual, Ovo Yoni Terapia, Ginecologia Natural da Mulher, Divino Pós-Parto, Grupos de Terapia Feminina. 

Acompanhe Morgause pelas Redes Sociais
@morgauselisetta

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta