Revelação no fim de ano: com resultado em seis dias, exame mostra o sexo do bebê antes do ultrassom

Sexagem fetal, teste oferecido pela Dasa Genômica, pode ser feito partir da nona semana de gravidez com uma amostra de sangue materno nos laboratórios da Dasa

Mesmo com a proximidade das festas de fim de ano, ainda há tempo para organizar a famosa revelação do sexo do bebê durante as celebrações. A agilidade é possível graças ao teste de sexagem fetal da Dasa Genômica, braço genômico da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. O exame, que teve um aumento na procura em 12% em 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, pode ser feito a partir da nona semana de gestação, antes da ultrassonografia, e o resultado é obtido em apenas seis dias. É a chance de contar aos familiares se o novo membro será menino ou menina antes do ano novo.

Com apenas uma simples amostra de sangue retirada da mãe, o teste tem precisão superior a 99%. Sem a necessidade de jejum ou pedido médico, é possível identificar a carga genética do feto e obter o resultado de forma antecipada. Isso porque o sexo do bebê costuma ser descoberto entre as semanas 12 e 20 através de técnicas de diagnóstico por imagem, com muito menos eficácia.

“Devido à precisão e à segurança do teste, ele acabou se tornando o mais solicitado nos países onde está disponível (Brasil, Argentina e Uruguai). Isso demonstra o avanço da medicina genética, quando se trata de medicina fetal”, explica Dr. Ciro Martinhago, Head de Reprodução Humana e Medicina Fetal da Dasa Genômica.

A alta eficácia deste teste se baseia em sua origem genética, ou seja, na identificação de fragmentos do cromossomo “Y” (que só ocorre no sexo masculino) provenientes de células fetais presentes em toda a corrente sanguínea da mãe. Assim, sua presença (positiva) indica a gravidez de um menino e sua ausência (negativa) a de uma menina.

No caso de gêmeos idênticos, o resultado vale para os dois bebês, já que são do mesmo sexo. Enquanto isso, no caso de gêmeos que se desenvolvem em placentas separadas, a presença do cromossomo Y indica que pelo menos um deles é do sexo masculino (ou ambos; não é possível distinguir). Já a ausência do cromossomo Y indica que ambas são meninas.

Os resultados são enviados por e-mail seis dias após a coleta da amostra. Caso os pais ainda não queiram saber o resultado (como acontece, por exemplo, a quem decide descobrir em uma festa de revelação), o resultado pode ser enviado a uma pessoa de confiança dos pais.

Divulgação

A Dasa Genômica é a marca de medicina genética e genômica da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. Com operação também na Argentina, Colômbia, Chile e no Uruguai, é resultado da unificação da GeneOne, fundada pela Dasa em 2017, com as empresas adquiridas Chromosome e InSitus, e Genia, presente na Argentina e no Uruguai e que passou a fazer parte da Dasa em 2019. Atualmente, tem sete frentes de atuação: doenças raras e neurologia, oncologia, onco-hematologia, reprodução humana e medicina fetal, cardiologia, farmacogenômica e oftalmologia. A Dasa Genômica conta com uma equipe técnica e de médicos especialistas em genômica, biologia molecular e bioinformática que são referência em suas áreas de atuação. A oferta de exames — alguns deles disponibilizados pela marca com exclusividade no Brasil — permite que profissionais de saúde possam diagnosticar e tratar seus pacientes com excelência e inovação, de forma preditiva, preventiva e personalizada.

 

 

Colaboração da Pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Laura Resende | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta