M-A-T-E-M-Á-T-I-C-A

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Enquanto vivência não escolarizada, a Matemática faz-se presente na nossa vida sem medos e receios

Por Jade Mendes

Se tem uma disciplina que todos se arrepiam só de ouvir o nome é a Matemática! E, buscando a etimologia desta palavra no dicionário, os arrepios só se amplificam: “ciência do cálculo”. “Ciência que trata das medidas, propriedades e relações de quantidades e grandezas e que inclui a aritmética, a álgebra, a geometria, a trigonometria, o cálculo etc.” Porém, a matemática vai para muito além de sua etimologia dura, estática, exata. Ela está no cotidiano de todos, é vivida, utilizada, exemplificada e materializada diariamente. Então, por que a matemática, como disciplina escolar, é tão estigmatizada? Ela pode e merece ser vivida com a mesma fluidez que permeia nosso dia a dia. E esse rompimento de estigma com essa Ciência encontra na educação seu maior aliado.

Enquanto vivência não escolarizada, a Matemática faz-se presente na nossa vida sem medos e receios. Contudo, durante a escolarização e ao cientificar essa vivência, dando nome aos processos matemáticos cotidianos, percebe-se uma mudança significativa na relação que se estabelece com ela. Todo mundo já viveu uma forte decepção em Matemática, sobretudo no período escolar, criando até certos medos e bloqueios com relação a ela. Uma formação escolar em matemática traumática, pautada numa relação estática de memorização dos cálculos, por exemplo, distante da realidade concreta do educando, faz com que esses medos e bloqueios, mesmo sem ser intencionais, cheguem às crianças.

Super Cérebro

Os alunos chegam na escola já com o conceito formado de que a Matemática é chata, difícil e que não sabem fazer os exercícios. Mudar esse paradigma é um dos maiores desafios que os educadores encontram no dia a dia. Quando o aluno compreende que essa Ciência faz parte não apenas de sua vida acadêmica, mas sim de seu cotidiano, ele passa a ter mais desenvoltura e torna a aprendizagem mais significativa, tornando o educando uma pessoa com melhores percepções e raciocínio lógico.

Aqui, no Anglo Morumbi, trabalhamos a Matemática de maneira divertida, o MATIFIC é uma plataforma de jogos interativos e envolventes, que desenvolvem o pensamento crítico, a resolução de problemas e reduz a ansiedade matemática. Com ele, a confiança do aluno é construída desde a primeira sessão e trabalha suas habilidades em direção à fluência completa, os alunos podem jogar as atividades quantas vezes quiserem, e terão novas perguntas a cada vez.

Atividade mão na massa de matemática

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Jade Mendes é professora do Fundamental Anos Iniciais no Colégio Anglo Morumbi

@jademcooley

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta