Herança de vovó?

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Se você tem curiosidade em ver como os objetos da vovó evoluíram, faça uma pesquisa e verá que a prata deixou de ser relíquia do passado

Acessórios de Prata

Não! Não estou dando continuidade à matéria da semana passada quando falei sobre a nossa casa envelhecer com a gente.

Hoje vou falar sobre algo que muitas mulheres antigamente herdavam de suas famílias em geral de suas avós, bisavós ou até antepassados, pois passavam de geração para geração e muitas vezes era objeto de disputa entre membros da família como um símbolo de ostentação.

Esta semana estive visitando uma feira chamada ABIMAD destinada a mostrar ao público que a visitou, tendências em objetos de decoração, desde tapetes, almofadas e adornos decorativos mostrando o que temos de melhor no cenário brasileiro. 

Muitas coisas interessantes e algumas apenas conceituais, mas dentre tudo o que vi, uma me chamou atenção por perceber como evoluiu com o passar do tempo, o que foi o caso dos produtos feitos em prata que historicamente está ligada a dignidade real representando a pureza, a franqueza, a fidelidade e a consciência tranquila.

Quando pensamos em objetos em prata, logo vem à cabeça aquele bule da vovó, aquela bandeja cheia de rococó da sua tia ou aquele aparelho de chá que você ganhou de casamento de alguém que estava cansado de mandar fazer polimento. Sim, porque antes, além de você ter um objeto de prata, tinha que pensar em quantas vezes teria que fazer isso por ano. Mas, felizmente, hoje isso tudo mudou. Atualmente estes objetos aderiram a um formato mais contemporâneo e em alguns casos, viram até obra de arte, pois temos muitos designers assinando peças que acabam se perpetuando.

Um dos estandes que visitei e que me surpreendeu, apesar de conhecer a loja que fica localizada no Shopping D&D, foi a St. James que faz objetos de desejo em prata. Você encontra objetos como cachepôs, centros de mesa, faqueiros, jarras, solitários entre outras peças que mostram que a prata também aterrizou na modernidade.

Um dos estandes que visitei e que me surpreendeu, apesar de conhecer a loja que fica localizada no Shopping D&D, foi a St. James que faz objetos de desejo em prata. Você encontra objetos como cachepôs, centros de mesa, faqueiros, jarras, solitários entre outras peças que mostram que a prata também aterrizou na modernidade.

Dentre os mais conhecidos podemos destacar peças do falecido arquiteto Ruy Ohtake que tive o privilégio de conhecer e do italiano Matteo Cibic, com sua coleção Rapunzel onde ele faz uma mistura contemporânea da prata com o couro, assim como em outras peças assinadas onde foram utilizados outros materiais, entre eles a madeira dando leveza as peças.

Sabe que hoje, além de conter um banho especial que permite maior durabilidade, você não vai mais perder seu dia esfregando-a como se fosse sair um gênio do Aladim.

Se você tem curiosidade em ver como os objetos da vovó evoluíram, faça uma pesquisa e verá que a prata deixou de ser relíquia do passado.

E aí, gostou?

Então, tire aquele castiçal que você ganhou de casamento da caixa e insira ele em sua decoração, mesmo que nunca use uma vela porque seu prédio tem gerador.

See you soon!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta