Calor intenso demanda cuidados especiais com animais de estimação

Docente do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera destaca principais dicas para manter o bem-estar de pets no verão

Tutores precisam encontrar alternativas para garantir conforto térmico de pets
Imagem de Freepik

A segunda quinzena de janeiro começa a apresentar as temperaturas mais típicas do verão em 2023, depois de um início frio e atípico para os brasileiros — segundo o Climatempo, os termômetros voltam a atingir os 30º C com a proximidade de fevereiro. A atenção com a saúde no período de calor intenso deve ser redobrada, tanto para seres humanos quanto para os animais de estimação, que também sofrem as consequências da estação.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professora Doutora Janaína Duarte, a hipertermia e as queimaduras nas patas são os problemas mais comuns dessa época do ano. “Assim como as pessoas, os pets têm reações às mudanças climáticas e precisam de cuidados especiais para manter o bem-estar”, afirma a docente.

Cães e gatos possuem poucas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo e a maior parte delas está nos coxins plantares (as almofadinhas das patas). A transpiração não ocorre pela pele, como no caso dos humanos, e a eliminação do calor acontece por meio da respiração ofegante. No caso dos felinos, as lambidas pelo corpo ajudam a manter a temperatura estável.

Em casos hipertermia, os animais podem sofrer com vômitos, paradas cardíacas e, em quadros graves, correm o risco de morte. Os primeiros sinais são a ofegação constante, hipersalivação, batimento cardíaco acelerado, pele muito quente, entre outros. A docente da Anhanguera destaca as principais dicas para proteger animais de estimação do clima quente do verão.

Imagem de Freepik

Hidratação. Os pets precisam de água limpa e fresca de forma abundante, portanto, é preciso fazer a troca constante dos potes para que os animais continuem hidratados ao longo do dia. Colocar pequenas pedras de gelo são uma alternativa para conservar o frescor.

Passeio. Os horários com menor incidência solar são ideais para os passeios na área externa, como antes das 10h ou depois das 16h. O alerta principal é para a temperatura das calçadas e do asfalto na hora de sair com os pets. Para isso, o indicado é verificar com as próprias mãos se há conforto térmico no chão para evitar queimaduras nas patinhas.

Banho. A rotina de banhos deve ser reforçada no verão, para evitar o acúmulo de sujeira e parasitas, como pulgas e carrapatos. O aconselhado é que a higienização aconteça, pelo menos, uma vez por semana ou quinzenalmente. Lavar os cães com mangueiras no quintal é recomendado para aliviar o calor, porém, é importante ter cuidado para que não entre água nas orelhas do animal, pois pode gerar um processo inflamatório e/ou infeccioso.

Tosa. O senso comum leva tutores a realizar a tosa em cachorros de pelos longos, porém, essa ação deve ser avaliada por um médico veterinário graduado. A pelugem age para regular a temperatura do corpo e, em alguns casos, o recomendado é apenas uma escovação diária para retirar os pelos em excesso.

Abrigo. Cães e gatos, assim como outros pets, precisam ter acesso a um local com sombra e boa ventilação. Se os animais ficam dentro de caso, é importante manter ventiladores (não colocar diretamente na face do animal) ou o ar-condicionado ligado nos horários de pico de calor.

Alimento gelado. É possível oferecer frutas geladas ou congeladas na forma de sorvete para que possam se refrescar, desde que a base seja a água filtrada e sem a adição de açúcar. As opções mais recomendadas para os pets são a laranja, o mamão, o melão, a melancia, o morango, a pêra e a banana. “Trata-se apenas de um petisco e não deve substituir a refeição e nem serem dadas em excesso”, afirma a docente.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

 

Colaboração da pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Pierre Cruz | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta