Círculo cromático é aliado na criação de arranjos florais

A combinação de cores permite a criação de arranjos criativos, coloridos, harmônicos e com alto valor percebido

A colorimetria e todos os assuntos relacionados a ela estão em alta. Há tempos as personal stylists e outras profissionais da moda e artes plásticas tem procura crescente de público para saber qual a sua cartela de cores, quais tons favorecem seu rosto, seu corpo, sua personalidade, sua profissão.

O que muita gente ainda não sabe é que o círculo cromático também pode ser um forte aliado na decoração da sua casa. E não estou falando em ter a parede em um tom de areia e uma orquídea branca na mesa de canto da sua sala de estar. Estou falando sobre brincar com o círculo cromático para ter arranjos florais com tons fortes, coloridos e extremamente harmônicos com o seu ambiente.

Essa harmonia é um desafio para quem não tem o conhecimento aprofundado no assunto. Porém, agora é fácil e possível fugir do monocromático para apostar na criatividade das cores. A artista floral Cris Marcante ensina técnicas práticas de combinação de cores em seu Instagram (@crismarcante), que já conta com 120 mil seguidores, e com elas toda uma metodologia para facilitar a criação de arranjos florais artificiais mais modernos e coloridos.

“Com técnicas como a Tríade das Cores, que eu trago como influência das artes plásticas, a pessoa que cria o arranjo floral acerta em todos os aspectos importantes e que permitem que o ambiente fique realmente bonito e elegante: as cores, a proporção, a harmonia e a combinação dos elementos. Afinal de contas, o arranjo criativo e fora do padrão que dá certo é aquele que foge do óbvio. Mistura, além das cores, tamanhos e proporções das flores, texturas e formatos, tanto das flores quanto das folhagens”, explica a artista floral.

“Explicando parece ser uma habilidade não muito fácil de desenvolver. Mas, não é! Por isso que eu gosto de montar arranjos do absoluto zero no meu Instagram. Assim, todos os interessados conseguem ver o passo-a-passo de como criar esses arranjos que, por serem tão diferentes, são muito valorizados, e podem ser vendidos por valores bem acima da média de arranjos florais”, conta. Os arranjos florais feitos com essas técnicas são únicos. Na maioria das vezes, são encomendas feitas sob medida para ambientes especiais. E, por tudo isso, possuem um alto valor percebido.

Cris já ensinou milhares de artistas florais que hoje faturam, no início da jornada profissional, a partir de 3 mil reais mensais, podendo chegar a 20 ou 30 mil por mês com arranjos artificiais. “Para isso acontecer, eles só precisam dominar o método ‘Sublime Arranjo’ e ter a iniciativa de montar e vender os arranjos”, finaliza.

Cris Marcante é decoradora, artista floral e empresária. Proprietária da Marcante Espaço Decor, uma referência nacional no mercado de arranjos e decorações. Uma das artistas florais mais conceituadas do País, foi ganhadora da etapa gaúcha do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (2014) e vice-campeã nacional em 2015, com mais de 11 mil inscritas. O sonho de infância de Cris era ser empresária no ramo de decoração. Desde 2006 se dedica à arte de montar e vender arranjos de flores artificiais. Rapidamente viu seu negócio decolar e hoje a montagem e envio dos arranjos para todo o Brasil corresponde a 70% do seu faturamento. Além disso, Cris tem quase 2 mil alunos que também aprenderam como criar arranjos florais artificiais e faturam entre 3 e 8 mil reais mensais iniciais com essa habilidade.

Colaboração da pauta:

Foco na Mídia

Eduardo Tedesco | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta