Ensino de Inteligência Artificial no Colégio Anglo Morumbi

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Com a rápida evolução da tecnologia, a IA está se tornando cada vez mais importante em quase todas as áreas de trabalho

Por Diangelis França

O ensino de Inteligência Artificial (IA) é uma das habilidades mais importantes que as crianças podem aprender na atualidade. A IA é uma tecnologia que está transformando o mundo, desde a forma como fazemos negócios e tomamos decisões até a maneira como nos comunicamos e interagimos com outras pessoas. Portanto, é essencial que as crianças na escola entendam os conceitos básicos de IA, suas aplicações e como ela pode afetar suas vidas.

Aqui estão algumas razões pelas quais o ensino de inteligência artificial é importante na educação das crianças:

Desenvolvimento de habilidades para o futuro: Com a rápida evolução da tecnologia, a IA está se tornando cada vez mais importante em quase todas as áreas de trabalho. As crianças que aprendem sobre IA estão sendo preparadas para as carreiras do futuro, independentemente de onde essas carreiras sejam.

Compreensão dos sistemas de tomada de decisão: A IA é frequentemente usada para tomar decisões em diversas áreas, como saúde, finanças e educação. Ensinar às crianças como esses sistemas funcionam e como eles podem afetar suas vidas as ajudará a se tornarem cidadãos mais informados e conscientes.

Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico: A IA envolve a resolução de problemas complexos, a análise de grandes quantidades de dados e a tomada de decisões. O ensino de IA pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e análise de dados.

Promoção da inclusão e diversidade: A IA é apenas tão boa quanto os dados que ela recebe. Se os dados estiverem enviesados ou incompletos, a IA pode perpetuar a discriminação e a exclusão social. Ensinar às crianças sobre IA pode ajudá-las a entender a importância da inclusão e diversidade na coleta de dados e no desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial.

Em resumo, o ensino de IA pode ajudar as crianças a se tornarem cidadãos informados e conscientes, além de prepará-las para as carreiras do futuro. Com o crescimento exponencial da IA, é importante que as crianças entendam esses conceitos o mais rápido possível.

Tudo que você leu até o parágrafo anterior foi escrito pelo Chat GTP, uma plataforma orientada por IA que permite a qualquer pessoa – estudantes também – criar conteúdo baseado em texto de maneira rápida e fácil.

No Anglo Morumbi os alunos dos sextos anos estão explorando o Chat GPT no espaço maker, aprendendo a usar a ferramenta para criar algo autoral de forma simples. Nesse projeto, os alunos devem propor uma história a ser escrita pelo software e organizar o texto gerado em um formato de livro. Um outro software de IA, chamado Dall-e-2, é usado para ilustrar. Ele gera imagens novas a partir de texto, sem direitos autorais.

Durante o ano de 2023, outras turmas do colégio Anglo Morumbi também terão contato com mais formas de inteligência artificial, poderão inclusive, criar as suas próprias versões educacionais e aprender na prática algo que será ainda mais importante para seu futuro.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Diangelis França é professor do Fundamental Anos Finais,

@diangelisbf

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta