Como é andar de barco no meio da Amazônia

TRIPDICAS AB DOLCE

Oferecimento 

Uma das experiências mais incríveis que você irá ter no Brasil é essa e você não pode deixar de conhecer esse hotel flutuante

Barco Iberostar Heritage Grand Amazon

Embarcamos no Iberostar Heritage Grand Amazon em uma sexta-feira meio de tarde. O barco tem 75 cabines e quando você o vê do lado de fora não imagina como ele é confortável. O check-in começou às 15 horas, mas chegamos com uma hora de antecedência e já nos pediram o comprovante de vacina de Covid. Se você não tiver não tem problema, pois eles têm o teste para ser feito na hora ao custo de R$ 90.

De fato, foi a única coisa que nos pediram, nem mesmo um documento de identidade foi pedido o que achamos estranho. Com as chaves em mãos fomos para a cabine e, para a nossa surpresa, ela é maior que uma cabine de navio convencional. O banheiro é muito espaço e cada cabine tem uma sacada.

Instalados decidimos subir até o deck e esperar o horário da saída do barco. O porto de Manaus é um caos e é feio. Infelizmente a cidade merecia um porto mais bem organizado e bonito, mas tudo bem. Ficamos no deck e decidimos testar o serviço para ver se era all inclusive mesmo. Sim, podíamos pedir o que quiséssemos que estava incluído, exceto alguns drinks que era pagos, mas nada que deixe o hospede bravo. Do alto do barco pudemos ver o pôr do sol mais bonito do Brasil. Ousamos dizer isso porque as fotos falam por si e, realmente, é muito bonito.

Tivemos uma reunião para explicar procedimentos de segurança e falar sobre as excursões. Todas incluídas! No dia anterior você deve escolher os passeios que quer fazer e deixar reservado. No início fazíamos um por dia, mas nos apaixonamos tanto que acabamos fazendo dois por dia. Todos os passeios são feitos de lancha que comportam cerca de 20 pessoas mais o guia e o motorista. E por falar em guia, os profissionais do barco são tão fantásticos que, além de poliglotas, entendem a Amazônia como ninguém. Nos encantou a forma como eles explicam os passeios e nos mostram a fauna e flora da região.

É possível escolher três itinerários. O primeiro passeando pelo rio Solimões, o outro pelo rio Negro e o terceiro pelos dois em um passeio que dura uma semana. Sem dúvida alguma recomendamos que você faça os dois rios. Você pode pensar que vai enjoar, mas não vai. Os rios são diferentes e, embora os passeios sejam parecidos, é muito gostoso fazê-los. Se você estiver na dúvida e puder fazer apenas um deles recomendamos o rio Negro que é mais selvagem que o Solimões. Cada um tem a sua beleza e a sua particularidade. Converse com um agente de viagens que poderá te ajudar a escolher. 

Os 3 primeiros dias foram navegados no rio Solimões que tem a cor barrenta e uma flora um pouco diferente do rio Negro. Ali o sol brilhou por dias, mesmo com chuva, e que chuva! Durante um de nossos passeios pegamos uma das maiores chuvas que já tomei. Foi de lavar a alma. Visitamos uma casa de caboclo, moradores da beira do rio, vimos Vitoria Regia e animais selvagens.

Passados esses 3 dias, o barco retorna para o porto de Manaus. Alguns passageiros deixam o barco para outros embarcarem para subir o rio Negro. O barco passa o dia todo no porto, então aproveitamos para descer, passear mais uma vez no Mercadão e almoçar com uns amigos que fizemos durante a viagem. Comemos um tambaqui assado no restaurante Tambaqui de Banda, que fica no Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas. De volta ao barco, esperamos a hora de sair e fomos para o deck, mas o pôr de sol do primeiro dia não se repetiu.

Por quatro dias ficamos no rio Negro que tem esse nome porque sua cor é realmente preta. Os passeios foram sensacionais e cada dia que passava eu          queria fazer mais passeios. Em momento algum pensei: “quero ir embora”. O lugar é magico, a natureza é linda e você tem tudo incluído. Não precisamos colocar a mão no bolso para nada, a não ser para comprar uma coisinha aqui outra ali nos lugares onde paramos. Ah, se você não tiver dinheiro não tem problema, até a aldeia indígena que visitamos aceitava PIX.

Por isso, como dissemos, Manaus é uma cidade encantadora e que surpreende os mais desavisados. O potencial turístico dela é enorme e o brasileiro está começando a descobrir os seus encantos. Na verdade, o que dissemos nesse texto foi apenas uma pincelada do que é possível fazer por lá, pois há muitas outras coisas a serem degustadas. E por falar em degustar, não deixe de conhecer um dos restaurantes mais famosos da cidade, o Banzeiro! Você não vai se arrepender de provar as comidas do chef Felipe Schaedler.

Passeio noturno no Rio Negro
Frutas da Região Amazônica

Fotos por Andrea Barros

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta