A escrita como instrumento de desenvolvimento do autoconhecimento

Oferecimento 

Anglo Morumbi

A formação de sujeitos éticos, responsáveis, críticos, equilibrados emocionalmente e capazes de lidar com as transformações do mundo é cada vez mais urgente

Por Prof. Marcelo Cesar Cavalcante e Prof. Lucas Medrado

A educação, segundo a LDB 9394/96, é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a formação da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho numa sociedade de incerteza, insegurança e fragilidade.

A partir da sua criação, o Colégio Anglo Morumbi demonstrou essa inquietação ao basear a sua proposta pedagógica em três fundamentos: acadêmico (Sistema Anglo de Ensino, treinamento constante de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa), socioemocional (Líder em Mim, certificação internacional, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação)

O Programa O Líder em Mim foi implantado no Colégio em 2012 e, desde então, tem sido elogiado pelo trabalho de desenvolver as competências socioemocionais necessárias para o mundo contemporâneo, aliadas às competências técnicas que formam um conjunto de habilidades relacionadas ao conhecer, ao fazer, a ser e a conviver- os quatro pilares da Educação do Futuro defendidas por Jacques Delors em 1999, na Organização das Nações Unidas.

A formação de sujeitos éticos, responsáveis, críticos, equilibrados emocionalmente e capazes de lidar com as transformações do mundo é cada vez mais urgente.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) elenca dez competências básicas a que todo aluno tem o direito de aprender em todo território nacional, o que corrobora essa preocupação. As competências fundamentais incluem tanto as capacidades técnicas ligadas ao saber e ao fazer (hard skills) quanto às competências socioemocionais, ou atitudinais, ou ainda, comportamentais, ligadas ao ser e ao conviver (soft skills). A BNCC deixa claro que tais competências devem ser trabalhadas de forma transversal, ou seja, o caráter formativo deve perpassar todas as disciplinas do currículo, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.

O autoconhecimento é a principal habilidade formativa nas teorias da educação socioemocional. O desenvolvimento do autoconhecimento resulta na formação da autorregulação, do autocontrole, da autodeterminação, da autoestima, do autocuidado, e, a tão desejada autonomia. O autoconhecimento é necessário para uma relação empática, de valorização, respeito e reconhecimento do outro.

O autoconhecimento é importante para a formação da personalidade, pois faz o indivíduo reconhecer suas potencialidades, fraquezas, desejos e frustrações, e assim pode planejar para atingir seus objetivos. O autoconhecimento nos mostra os nossos valores, sentimentos e emoções, além de reconhecer as emoções dos outros na interação social.

A disciplina de Produção Textual, na 6ª série do EFAF, tem um enfoque sociointeracionista da linguagem e trabalha com gêneros textuais para despertar o autoconhecimento, a relação com o outro e com o mundo. Dentre esses gêneros, estão o diário pessoal, a carta pessoal, a autobiografia e a biografia e suas formas modernas como o blog e o vlog.

Como é o início do ano letivo, vimos uma oportunidade de nos conhecermos com os novos alunos. Então, por meio da atividade da construção do Mapa de Influências, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre os valores que movem sua vida e auxiliam na construção da personalidade. Nesta atividade, procuramos destacar aqueles objetos e pessoas das quais gostamos e valorizamos. Por essa razão, os itens escolhidos pelos alunos vêm carregados de sentimentos positivos que influenciam seu caráter, personalidade e comportamento.

Após a construção do Mapa de Influências, os alunos são convidados a compartilhar com a turma e, dessa forma, têm a chance de se mostrar ao outro e também de conhecer o outro, ressaltando a importância do reconhecimento e valorização da alteridade.

Ao final, é construído um painel com alguns trabalhos desenvolvidos, que fica exposto no mural para outros estudantes conhecerem um pouco mais sobre os valores e a personalidade dos colegas.

É muito gratificante verificar valores como a família, a paz, a proteção à natureza, o amor aos animais, a saúde e o bem-estar, o conhecimento, a preocupação com o outro presentes nas atividades de produção textual que refletem e refratam a personalidade, o caráter e a descoberta de si.

Podemos, portanto, afirmar que o autoconhecimento é a base para a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis, respeitosos e, ainda, contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional do educando.

As fotos escolhida para ilustrar esse texto mostram a construção e desenvolvimento dessa atividade.

 

Referências:

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Marcelo Cesar Cavalcante (@mccesar2022)

Lucas Medrado (@medradolucas) 

são professores no Colégio Anglo Morumbi.

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta