Artesanato para todas, todos (e todes)!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

O artesanato pode levar sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente no centro da sua casa

Muito se fala hoje em sustentabilidade e meio ambiente, mas você já parou para pensar se na decoração da sua casa existe alguma coisa que se encaixa dentro do conceito?

Em decoração, muitos produtos que você conhece hoje também estão voltados para este conceito com a ajuda da tecnologia e estudo de materiais. O que antes era feito artesanalmente, hoje há uma nova releitura, adequando-se aos novos conceitos de decoração.

Estive mês passado em uma feira de artigos para decoração onde fui conferir algumas novidades do que o setor apresenta. A matéria prima para produção destes artigos foi uma surpresa à parte, como por exemplo, você já pensou em usar um colar de pedras em cima de sua mesa de centro? Há muito temos usado para decorar, mas hoje encontramos em diversos materiais naturais.

A feira chamada Abimad, destinada a profissionais e lojistas do setor, pude conferir peças em cerâmica como vasos com texturas e cores diferentes que combinam com qualquer decoração, deixando até de fazer um papel coadjuvante dentro dela e se tornando uma peça representativa dentro do ambiente.

O artesanato também mudou! Muito do que foi visto foram peças que se atualizaram com o tempo, o que foi o caso dos cocares de penas indígenas. Muito se usou emoldurados nas paredes e hoje essa tendência volta com eles feitos em materiais como palha de milho, rafia e trigo.

Em madeira, muitos objetos decorativos para casa de praia e também para os que gostam de uma decoração étnica com peças produzidas em outros países e renovadas para compor com a decoração atual.

Além do artesanal, vi peças mais robustas como sofás em couro ecológico que já é conhecido e utilizado por todos, porém estão cada vez mais parecidos com o couro natural.

A Mestre Artesão apresentou peças desenvolvidas pelo designer Sergio Matos, entre elas uma cadeira de balanço AWA suspensa em material  natural e sustentável.

Outra coisa que me chamou atenção foram as luminárias de teto e chão feitas com palha trançada utilizada antes apenas em cadeiras e outros móveis e hoje veio com esse efeito.

Você pode ver muitos objetos que você já tem em sua casa voltaram em novos formatos e design. Como alguém já dizia: nada se cria tudo se copia.

See you soon!

Imagens e vídeos cedidos por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta