Conselhos transformadores

Em uma obra inspiradora, profissionais brilhantes do mercado brasileiro relatam ótimas experiências conceitos para a vida corporativa

Imagem por mediaphotos em Canva Fotos

Para quem cultiva princípios e valores de transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas tão aplicáveis às empresas, e sente que precisa de apoio para levar sua corporação mais à frente, a partir de junho passa a ter como referência uma obra valiosa.

O primeiro volume do livro “Os Conselheiros”, editado pela Board Academy BR em 2023, traz uma compilação de capítulos sobre liderança, estratégia, governança, compliance e gestão de risco, escritos por 43 coautores que apresentam relevantes histórias de profissionais

bem-sucedidos que transitam, ou já transitaram, para a carreira de conselheiro empresarial.

O lançamento oficial da obra acontece no dia 17 de junho, na capital paulista, em um evento reservado a coautores, familiares e convidados. Em seguida, ela estará à venda no site da Board Academy (boardacademy.com.br) ou diretamente com os coautores.

Esse é um livro que deve ocupar lugar cativo na cabeceira dos executivos para ajudar a despertar a motivação de implantarem conselhos consultivos capazes de estimular a superação e encorajar os movimentos estratégicos que levarão sua empresa ao futuro. A partir de histórias reais, a obra revela o poder transformador da formação e da vivência exigida do conselheiro de empresas.

O prefácio da obra destaca que “ser e atuar como conselheiro, há muito tempo, deixou de ser algo reservado aos especialistas ou somente aos notáveis do mercado. Hoje, é uma carreira/competência que pode ser exercida por pessoas que ainda atuam como executivos e desejam ter uma estratégia de futuro”.

Imagem por metamorworks em Canva Fotos

Um dos objetivos da obra é realmente apresentar cases, histórias e conselhos de profissionais já posicionados, além de ferramentas necessárias para que a atuação profissional nesse assento seja a mais alinhada com as expectativas dos gestores.

A governança corporativa, pilar principal de atuação do conselho em empresas, está detalhado no início do livro. Uma das curiosidades — ainda nas primeiras páginas — é a lista de princípios do “bom conselheiro”: capacidade de ser transparente; tratamento leal e igualitário; prestação de contas e organização; e responsabilidade com todos os passos.

Interessante perceber que a transformação de empresas se agrega ao propósito de vida.

No capítulo 24 do livro “Os Conselheiros”, a engenheira e executiva carioca Luciana Tannure (linkedin.com/in/lucianatannure), através de sua formação robusta e vivências versáteis na carreira, assina o artigo “A transformação de pessoas e organizações como propósito de vida”.

Com três décadas de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais, ao completar 50 anos de idade, Luciana decidiu investir em um período sabático na carreira e na vida pessoal. “Internalizei minha busca pelo essencial e percebi que ao atingir a maturidade, meu propósito clama para que eu vá além. Importante perceber que ao longo da vida, o propósito consegue se adaptar e permite-nos avançar com provocações mais bem sedimentadas. Essa é a beleza de se permitir ressignificar a vida e buscar novas possibilidades, uma nova perspectiva aponta para um horizonte que nos faz colocar o pé na água e nos inspira a mergulhar”, enfatiza Luciana.

A liderança na condução de ciclos sucessivos de planejamento estratégico e crescimento empresarial faz parte do seu track record. Suas atitudes direcionaram as experiências por onde passou na carreira e, consequentemente com o foco vieram os resultados, de fato sustentáveis.

Imagem por metamorworks em Canva Fotos

Nessa fase como conselheira, Luciana indica que a sua principal missão em conselhos consultivos é fornecer orientação estratégica e aconselhamento aos tomadores de decisão nas empresas, através da perspectiva externa, imparcial e experiente para ajudar o empresário a lidar com desafios específicos e explorar oportunidades de crescimento.

Ainda de acordo com a executiva carioca, seu propósito é transformar pessoas e organizações, fortalecer a governança corporativa proativa, incentivar a longevidade das empresas e orientar caminhos estratégicos que as permitam inovar para aproximar ainda mais as pessoas de seus propósitos. E complementa: “Governança proativa é autorregulação da empresa e precisa ser direcionada com apoio da estrutura de conselho aos executivos para impulsionarem as suas empresas a estarem mais à frente. A governança ligada ao propósito e aos valores da cultura organizacional em conjunto com a visão estratégica será certeza de que a empresa estará no caminho certo. Entretanto, digo que a estratégia sem execução não é nada, e entre a estratégia e os resultados existem pessoas. Essencial que haja a diversidade e inclusão para que empresas possam tem uma mandala de ideias e competências com potencial de passar pelos vales da morte. Na prática, atuar com governança na minha vida e na minha carreira faz parte do meu propósito. E levar adiante todo o potencial de transformar pessoas e empresas pelo conhecimento robusto de qualidade faz parte da minha jornada.”

Outros executivos certamente se espelham em legados exemplares como esse.

A governança proativa é para empresas de todos os portes, de empresas familiares a startups. Se você é empresário, precisa de direcionamento estratégico para conduzir sua empresa para e star à frente com crescimento sustentável, não deixe de ler a obra “Os Conselheiros”!

Divulgação

Luciana Tannure é graduada em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduação em Finanças Corporativas (UNESA) e Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ. Certificada como conselheira consultiva pela Board Academy BR, amplia continuamente os conhecimentos de governança corporativa, para agregar valor aos conselhos e comitês temáticos.
Executiva com mais de 27 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais, possui expertise em telecomunicações, atuando com consultoria em diversos segmentos, planejamento e execução estratégicos de expansão de negócios e M&As, agregando valora os stakeholders com sinergias sustentadas no desempenho financeiro dos projetos que liderou. Adepta ao lifelong learning, se intitula como lifewide learner.
Sua última posição foi como executiva em multinacional de telecomunicações. Luciana possui foco no desenvolvimento de power skills, governança para startups, e se dedica a ampliar conhecimento em Negociação e Gestão de Conflitos pelo Business Behavior Institute of Chicago.
Em 2023 realizou um sonho: escreveu e publicou em coautoria executiva o livro “Os Conselheiros”, editado pela Board Academy Brasil.

Colaboração da pauta:

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta