Ética
A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade. A conduta ética está ligada à construção de relações qualitativas de trabalho com gestores, subordinados, pares e outros.
A ética deve ser incorporada por todas as pessoas, seja no ambiente profissional ou pessoal. Não existe ser “meio ético”.
Um bom ambiente de trabalho com relações amigáveis e respeitosas contribui com o clima organizacional, com a produtividade e com o comprometimento dos funcionários. Posturas antiéticas podem prejudicar a imagem da empresa.
Fatores importantes na ética: honestidade, sigilo, cumprimento do dever, prudência, humildade e imparcialidade.
É necessário um instrumento que padroniza procedimentos de trabalho e estabelece normas e valores relevantes para todas as áreas.
Compliance
O termo compliance é derivado do inglês, em tradução livre, significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto e comprometer-se com a integridade.
O compliance é uma prática adotada por grandes empresas para manter o controle de todas as atividades exercidas pela corporação, de forma que estejam sempre de acordo com a legislação, seja ela nacional, estadual ou municipal, e até mesmo regras internas.
Na última década, o compliance tem alcançado excelentes resultados nas empresas. De acordo com alguns especialistas essa profissão é promissora e terá alguns desdobramentos no futuro.
Principais benefícios das empresas que adotam o compliance
- Reduz o grau de exposição e da responsabilidade da alta administração da organização em relação a comportamentos contrários à filosofia da empresa ou ilegais de seus colaboradores.
- Restringe a incidência de fraudes e disparidades, que geram desvios de recursos.
- Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e de reputação.
- Aumenta a qualidade das decisões dentro da empresa, reduzindo o custo operacional.
Algumas empresas, por maiores que sejam, perdem parte de sua integridade quando envolvidas em escândalos de corrupção, além das sanções penais, cíveis e administrativas, elas perdem a credibilidade perante a sociedade e aos clientes.
É válido observar que compliance pode auxiliar os gestores a manterem o nível correto de atuação e melhorarem cada vez mais sua reputação no cenário empresarial.
As principais ferramentas utilizadas por uma equipe especializada em compliance são:
- o canal de denúncia;
- o treinamento sobre ética organizacional;
- o desenvolvimento de códigos de conduta;
- os programas de integridade.
Quando a empresa envolve os colaboradores em todas essas ações, terá uma abrangência maior sobre o assunto. Os profissionais devem contribuir com a ética dentro da organização e podem tornar-se verdadeiros fiscais.
Walkíria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique. É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!