Tendência Clean Girl, sim ou não?

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

A maquiagem das adeptas da nova moda demanda um preparo de pele caprichado, com muito skincare, acrescido de produtos de qualidade para uma aparência imaculada

Clean Girl, ou em tradução literal, “garota limpa”, é uma tendência que engloba a beleza da pele, maquiagem minimalista, cabelo no estilo clássico e sempre milimetricamente bem arrumado.

As clean girls acordam cedo, arrumam a cama, fazem um skincare com produtos de altíssima qualidade, ingerem somente comidas saudáveis e naturais, fazem ginástica e vestem-se no melhor estilo simples, neutro, mas igualmente sofisticado e confortável.

Em poucas palavras, as “limpinhas” ergueram um lifestyle completo de leveza, com uma rotina espartana, moram cercadas por decorações elegantes, nunca fugindo da proposta minimalista, usam brincos de argolas de ouro e, por fim, mantém o visual no makeup, uma vez que são naturalmente belas.

Foi hasteada a bandeira do menos é mais, tornando-se viral nas redes sociais, gerando controvérsias e debates quanto à um estilo de vida e estética inacessíveis, abraçado por famosas como Hailey Bieber, Zendaya, Kendall Jenner, Selena Gomez, entre outras.

A polêmica é quanto à imposição de uma estética nos moldes europeus representada por jovens magras, brancas e ricas, segregando as de pele acneica, gordinhas, não-brancas (que argumentam que foram as pioneiras no visual) e desprovidas de dinheiro.

A discussão foi longe no que tange à exibição de uma “vida perfeita”, quando é sabido que esse estilo de vida só é acessível para uma pequena parcela de pessoas, reforçando um padrão intangível, criando uma imagem inalcançável e resultando em frustação, baixa autoestima e insegurança em milhares de adolescentes.

Imagem de Freepik

A maquiagem das adeptas da nova moda demanda um preparo de pele caprichado, com muito skincare, acrescido de produtos de qualidade para uma aparência imaculada.

Feito o skincare, é a vez da make brilhante e minimalista, com destaque para pele glow.  A base deve ser líquida e de preferência misturada com iluminadores, itens cremosos para blush e contorno, gloss e um pouco de cor nos lábios, iluminador líquido, máscara para cílios, finalizando com sobrancelhas preenchidas e levantadas com pomadas.

O tutorial da maquiagem segue com o artigo e vale a pena investir na tendência porque o efeito make clean chegou com tudo e resulta num rosto naturalmente lindo!

Cá entre nós, eu fiquei na torcida para que o estilo no makeup retornasse, dando um enorme adeus aos exageros da “era kardashian” que desfigurou muitos rostos.

A controvérsia tomou força quando as “garotas limpas” sustentaram a tese de que uma maquiagem no makeup é natural, quando sabemos que lots of makeup foi utilizada para simular uma imagem de “nasci linda” …

Os anos 90 foram um exemplo dos perigos de certos modismos, quando foi lançado o alerta mundial para a saúde das jovens bulímicas e anoréxicas em pleno processo de autodestruição, com o objetivo de alcançarem o corpo ideal das supermodelos definhadas.

Sabemos que a adolescência se resume numa batalha fervorosa contra espinhas, pais e fazer parte do “grupo dos bons” e, honestamente, não sinto falta dos tsunamis emocionais da “lira dos meus 15 anos”, quanto drama!

Pois é, o novelão é o mesmo quando uma garota com pele acneica se dá conta que é vista como “menina suja” aos olhos de uma “clean girl look” e o que parecia novela, agora soa cruel e real.

Quando uma tendência se torna um padrão de beleza, muitos sofrem as consequências por não preencherem os moldes estabelecidos e os mais atingidos são os jovens, alvo certeiro e altamente sugestionável graças à pouca experiência e inseguranças características da idade.

A conclusão do artigo eu deixo com vocês, opiniões e pontos de vista são sempre bem-vindos, assim como sugestões de temas. Eu tenho uma folha em branco na minha frente toda semana!

A conversa agora é com os bonitinhos de rosto vermelho e salpicado de bolinhas indesejadas (que vão desaparecer com o tempo, viu?), rechonchudos e mesada dos pais no bolso: a pele perfeita não existe, por detrás da tal beleza ideal, há um oceano de filtros e produtos que não são mostrados. Quilos extras são facilmente eliminados e cor de pele não mede caráter.

 Sabem o que é verdadeiramente belo?

 A realidade de ser você mesmo, sempre.

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta