Primavera de 40° está aí: somente o protetor solar resolve?

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Amanhã inicia-se uma das estações mais quentes do ano

Imagem por Lesia Sementsova em Canva Fotos

Vamos embarcar nas delícias da Primavera: os animais se reproduzem, pássaros constroem ninhos, borboletas e abelhas passeiam pelas flores e árvores, espalhando vida pelo caminho. As árvores estão verdes, abarrotadas de frutas e flores e a terra recebe mais chuva nos finais das tardes.

Que delícia, os dias estão ficando mais longos e as noites mais curtas!

A primavera, assim como o verão, pode ser considerada uma das épocas do ano que provocam felicidade: a exposição maior ao sol estimula a produção de serotonina, aquele hormônio gostosinho que nos faz ficar bem-humorados, abrindo sorrisos sem motivo aparente, somente porque as brasas solares causam alegria.

Isso sem mencionar as praias, sorvetes, água de coco e frutas refrescantes que se desmancham na boca. É aquele momento que vale investir no corpo; as academias ficam repletas de pessoas à procura do upgrade físico, permanecemos mais expostos e dispostos, vitaminados, vestindo roupas leves e com o aspecto saudável de rosto e corpo bronzeados.

Resumindo, bem-vindo astro rei!

Tudo lindo até aí, mas será que você está se protegendo o suficiente sob termômetros acima de 35°C? A previsão é de que, logo nos primeiros dias da estação, temperaturas entre 40 e 45°C podem ser registradas no Brasil, o que traz riscos severos a nossa saúde.

Já sabemos da importância do protetor solar, como já expliquei inúmeras vezes: a ausência do tubinho precioso resulta em rugas, ressecamento da pele, manchas e melasma, envelhecimento precoce, além de doenças graves da epiderme.

Como não quero nenhuma bonita com o rosto igual à uma uva passa provocada pelos raios ultravioletas, vou explicar mais uma vez a maneira correta de se passar o protetor solar:

  • Regra dos 3 dedos: usar os dedos indicador, anelar e médio como medidores antes de espalhar o produto na face;
  • Aplique o filtro solar de maneira generosa em cada dedo;
  • Passe um dedo na testa, outro em um lado do rosto e o terceiro do outro lado do rosto;
  • Espalhe por toda a face, incluindo orelhas, sobrancelhas, cantinhos do nariz, ou seja, lambuze-se de protetor solar!
  • Com outra porção generosa, aplique no pescoço e colo;
  • A mão ficou toda melada? Aproveite para espalhar nessa região também.

Ai que fácil, terminou!

Na, na, ni, na, não!

Bonita, entenda que saúde e autocuidado demandam disciplina e comprometimento.

O computador, tablet, celular, televisão e até mesmo a luz da sua casa emitem radiações e por isso a pele deve ser protegida. Os dermatologistas são unânimes: filtro solar sempre com fator de FPS acima de 40, utilizado todos os dias, faça chuva ou sol e no mínimo 30 minutos antes da exposição solar. A reaplicação padrão deve ser feita de 3 em 3 horas, mas esse intervalo diminui (de 2 em 2 horas) em casos de transpiração, exposição solar prolongada ou após sair da água.

A regra deve ser aplicada à risca, seja espartana (chata mesmo) e depois você me agradece. Temos um “acordo de damas”?

Mesmo com todos os cuidados, o astro é implacável, conseguindo de alguma maneira romper as barreiras ao longo do dia, infiltrando-se na pele, olhos e cabelo.

Publicidade Dolce Morumbi

Imagem de Freepik

Todo cuidado é pouco, então vamos nos proteger por completo:

  • Óculos escuros: muito sol seca a pele fina e sensível ao redor dos olhos, fazendo com que ela fique ainda mais fininha. Inicialmente, aparecem pequenos “pés de galinha”. À medida que o tempo passa, eles se transformam em rugas cada vez mais profundas.

    Quando estamos expostos à luz muito forte, franzimos testa e fechamos os olhos. Resultado? Pode começar a latir porque você vai ficar a cara de um Shar Pei! “Woof!”.

    Mas bonitas, atenção: os óculos escuros devem ter etiqueta ou rótulo que diga proteção 100% contra UVA e UVB ou 100% de proteção contra UV 400. A proteção UV é a peça essencial que você precisa procurar em um par de óculos de sol.

    Esqueça-se daquela bolsa importada e invista em você!

    Eu costumo dizer para as minhas clientes capricharem nessa a área do rosto porque é um papel de seda e a primeira que vai embora.
  • Chapéu com aba larga: vou ficar me repetindo que o sol é um dos principais fatores de envelhecimento precoce da pele, além de aumentar em muito os ricos de câncer de pele. Mesmo com protetor solar e óculos escuros, ainda corremos o risco de sermos atingidos pelos raios ultravioletas;

    Aliás, a preocupação é tanta que existe um chapéu com proteção UV. A má notícia é que o material ainda é muito caro por conta da alta tecnologia. Enquanto não sai a versão do “primo pobre”, que tal adornar a cabecinha de bonita esclarecida com um chapéu de abas bem largas?

    Seus cabelos não irão sofrer tanto com os efeitos da estação: não é só a maresia que faz com que o cabelo enfraqueça: parte dessa culpa também é atribuída aos raios UV.
    Ora, até nos países frios é um costume rotineiro abusar das chapeletas em qualquer lugar.  Por aqui, o epicentro da fogueira, perdemos esse hábito saudável que foi muito comum até o início do século XX, tanto para homens, como para mulheres.
    E se você já está imaginando que vai pagar o maior mico com o adereço enfiado no coco em plena padaria, deixa de “mi, mi, mi” porque é um look para lá de estiloso!

    Além de tudo, é um acessório e tanto; dá para literalmente cair de cabeça em todas as cores, modelos, materiais e tamanhos. Ele não serve apenas como um detalhe fashionista para adicionar charme e estilo ao look, mas sim para proteger dos raios de sol.

A primavera está dobrando a esquina e um banho de sol é sem dúvida um dos passatempos mais relaxantes e prazerosos. Faz bem para a mente e corpo.

Vou deixar meu conselho de mãe zelosa para filho: invista na sua saúde. Afinal, o que mais pode valer cada centavo da fatura do cartão?

Tudo certo, bonitas preservadas, agora vou aproveitar para tirar uma lasquinha deste artigo sobre a temporada dos calores e flores para mimar meu noivo que faz aniversário no primeiro dia da primavera.

Nissim, “bb”, que data privilegiada para vir ao mundo: mil vivas! Obs: não esquece de fazer a reserva do restaurante para o dia 22, tá?

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta