O Halloween sob outro ponto de vista

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Chegou o Mês das Bruxas carregado de significados

Bú!

Chegou o Mês das Bruxas carregado de significados:

Para os celtas, há 2000 anos atrás, era uma forma de proteção e celebração: eles acreditavam que os espíritos eram perigosos e poderiam passar para a terra dos vivos, praticar truques maldosos e se apoderarem dos corpos dos vivos. Por esse motivo, passaram a se fantasiar com acessórios macabros e sombrios para se defenderem, impedindo assim que os espíritos fizessem maldades.

Samhain, como era chamado o festival, também celebrava a colheita já realizada e que os sustentaria durante o longo inverno que estava se aproximando.

Eles foram os “pais” do Halloween.

Muito tempo se passou e, desde então, para as crianças o significado é de pura brincadeira, fantasias e dedos lambuzados de doces. Já para os adultos, perucas, fantasias, maquiagens que variam entre horripilantes e sensuais, apavorando a todos nas “baladas das criaturas” madrugada adentro. 

O Vaticano repudia a data, considerando-a perigosa.

Em contrapartida, o comércio lucra de maneira “horripilante” com a venda de doces, fantasias, abóboras aos montes e todos os apetrechos que fazem da festa tradicionalmente americana, um verdadeiro Halloween para chamar de nosso!

Apesar das inúmeras críticas quanto ao fato da comemoração não ser um costume brasileiro, abraçamos as bruxas com vassoura e tudo!

Bonitas, tirem as crianças da sala porque o baque é grande:

O Papai Noel também não é nosso: o bom velhinho de roupa vermelha e barbas brancas é originário da Ásia Menor, mais precisamente a atual Turquia.

Shhh! Boca de siri para os pequenos…

E se eu for começar a fazer uma lista no que diz respeito à nacionalidade de todos os ilustres personagens que celebramos, não vou conseguir terminar o artigo.

Críticas à parte, não é segredo que brasileiro gosta mesmo é de uma boa dose de diversão! Isso sim é 100% nacional…

“All Hallow’s Eve” ou, Dia de todos os Santos para os cristãos, é comemorado como o Dia dos Mortos no México. As coloridas caveiras mexicanas também foram amplamente adotadas por aqui, na noite do dia 31.

E por detrás de toda essa festança?

Estamos nós, os maquiadores com os pincéis irrequietos para exercerem toda a sua arte.

Assim como o Carnaval é planejado meses antes, os maquiadores artísticos também procuram se informar sobre as novas tendências no mundo das trevas muito antes da Noite das Bruxas.

Isso mesmo minha bonita fantasmagórica, existe moda entre as bestas! Filmes, livros e peças teatrais inspiram as novas tendências do Halloween.

Lembram do longa “Noiva Cadáver”? Perdi a conta de quantas noivas desoladas eu maquiei na época. Já saíam em série: azuis e tristes…sic! E a “Malévola”? Foi só lançar o filme que uma extensa fila de clientes com chifres retorcidos, batom vermelho e maçãs do rosto salientes se despediam saltitantes do meu espaço, ensaiando sorrisos diabólicos.

O que seria de um vampiro sem a palidez funesta, olheiras profundas e acompanhadas do sangue escorrendo pelo canto do lábio saciado? E do pobre do zumbi desprovido das manchas arroxeadas na pele descascando de um morto-vivo? Me conta qual é a graça de uma caveira isenta de ossos aparentes? No mínimo, um amontoado de cartilagem mixuruca!

Retirando-nos da ala monstruosa, eis que surgem os vilões: personagens sombrios que, com os requintes de crueldade característicos dos psicopatas, acrescentam pavor à noite sinistra.

Para os make-up artists, esse é o momento tão esperado para dar o seu máximo, fervilhar de criatividade, sair do lugar comum e incorporar outros seres: alguns desse mundo, outros não.

Um mês inteiro carregado de pura magia, onde o sobrenatural com todos os seus mistérios é desvendado através da maquiagem fora do convencional: a paleta clássica com tons neutros e uniformes é substituída pelos materiais mais esdrúxulos: sangue artificial, massa plástica, unhas postiças, perucas, algodão, lentes de contato coloridas, complementadas pelas tintas roxas, pretas e vermelhas, que ditam a marcha das bruxas.

Além da maquiagem artística para os clientes, os maquiadores aproveitam essa época do ano para revelar livremente todas as suas habilidades. Nós apresentamos vídeos e mais vídeos dos mais variados personagens que incorporam a temporada do susto. Alguns com dublagens e efeitos especiais, mas todos num climão sinistro.

Tudo isso não valeria de nada se não estivessem muito bem acompanhados de uma trilha sonora de respeito. Imaginem o filme “Tubarão”, durante as cenas sanguinárias de ataque, sem a música? Spielberg seria obrigado a alterar o título para “Sardinha” …sic!

A data é tão importante que alguns maquiadores produzem um vídeo de Halloween por dia, totalizando todos os 31 dias do mês de outubro.

Publicidade Dolce Morumbi

Portanto, não resta dúvida de que se trata do momento de glória e muito trabalho para os profissionais da maquiagem.

Sob o nosso ponto de vista, o universo da maquiagem artística é encantador e conta com muitas possibilidades para expressarmos nossa personalidade, sendo uma verdadeira obra de arte no rosto, causando impacto por sua magia atípica.

Por fim, levamos muito a sério a maior regra: não há regra!

Bonitos e bonitas, bem-vindos ao Halloween!

Obs.: imaginem se eu não iria estrear o primeiro vídeo de Halloween com vocês…Logo abaixo do artigo segue a minha avant premiére sinistra de 2023, a vilã arqui-inimiga do Batman, Hera Venenosa!

Dica: usem máscara de gás!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta