Fígado acebolado é um clássico brasileiro

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Você é do time que ama ou do que odeia esse prato?

Imagem de Jamie Rogers em Canva Fotos

Muitos provavelmente você já provou um belo fígado acebolado feito na hora. Há quem ame e quem odeie. É algo de fato polêmico mesmo.

As avós sempre fazem muito bem! Bife fino de fígado bem temperado e selado, depois finalizado com cebolas em rodelas bem douradinhas. Esse prato tão tradicional em todo o Brasil foi criado nos botecos de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e acabou sendo levado como um costume para todo o território nacional.

Foto por Chef Bruna Nascimento

Quem o odeia certamente é pelo gosto forte do ferro, isso porque o fígado é uma carne rica neste mineral muito saudável. Em outros países, os miúdos em geral são iguarias, por exemplo, o fígado de ganso na França, chamado como Foie Gras, é um dos pratos mais conhecidos, emblemáticos e caros no país.

No Brasil ainda há um preconceito com os miúdos, talvez por ser um produto que alimentou e salvou populações mais pobres e longes dos grandes centros. O fato é que devemos aproveitar todas as partes do animal, não gerando assim um desperdício. Claro que não existe um “prato ruim”. Você só não encontrou, ainda, uma maneira mais saborosa de fazê-lo.

Você é do time que ama ou do que odeia esse prato? Conte para nós!

Até a próxima.

Publicidade Dolce Morumbi

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta