Um Eldorado em pleno Morumbi

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Bonitas de cabelos lisos, agora nós vamos embarcar numa aventura digna de um filme de ação!

Imagem por Volodymyr Melnyk em Canva Fotos

Então ficamos loiras com as mechas claras, reluzentes sob o sol, emoldurando e trazendo vida ao rosto. O loiro dos sonhos é exibido com orgulho, mostrado nas selfies tiradas antes mesmo de deixar uma pequena fortuna no salão, desejado pelas amigas e exaltado pelos novos admiradores nas redes sociais.

Valeu cada centavo até a próxima semana e após algumas lavagens, quando os fios dourados ficam ressecados, sem vida, opacos e perdendo a cor vibrante, até se tornarem uma palha de aço que poderia muito bem servir para a limpeza de gordura da frigideira.

Me conta, qual bonita platinada nunca passou por isso?

E se eu te disser que existe um mago no nosso bairro, capaz de realizar o sonho da loirisse, sem danos à cabeleira, diplomado em química farmacêutica e especialista em misturas de cores, pigmentos, além de outros” bla bla blas” que somente os mestres da área entendem?

Pois eu digo que sim, existe! Para a nossa extrema felicidade e salvação dos fios com pontas duplas, ressecados e desbotados, conheci Ivano de Oro, que carrega no sobrenome todo o peso do metal nobre que desejamos replicar em nossos cabelos.

A trajetória de sucesso iniciou-se em uma das joias do Caribe, a cidade de Barrinquilla, na Colômbia, cujo cenário cultural abriga o porto mais famoso do país, turismo fervilhante, carnaval e sol ardente, além de ser o berço da cantora Shakira, morada durante a infância e juventude do escritor Gabriel García Márquez e do garoto tímido, Ivano.

Filho de pai indiano e mãe colombiana, desde pequeno encontrava-se envolto às misturas de especiarias, ingredientes exóticos, sabores picantes e aromas inebriantes provenientes das experiências culinárias do pai, que trazia à vida os sabores da terra natal.

Aluno exemplar, ganhou uma bolsa de estudos na faculdade de química farmacêutica e para auxiliar nos custos extras de livros, entre outros, foi trabalhar num salão de cabeleireiro. Foi lá que tudo iniciou-se: o jovem colombiano notou a enorme demanda das clientes por alisamentos. Sempre atento às substâncias, de Oro observou a quantidade de compostos químicos, como soda cáustica, alarmantemente utilizada em um grau muito acima do recomendado.

Determinado a elaborar uma nova fórmula, o estudante retirou o excesso de produtos agressivos aos fios de cabelo e os substituiu por elementos vegetais, naturais e consideravelmente menos violentos para os cabelos da região, constantemente castigados pelo sol e pela maresia.

Publicidade Dolce Morumbi

Bonitas, preparem o carrinho! O futuro hairstylist criou uma fórmula baseada numa feira ambulante, utilizando como itens: batata, cenoura, abacate e, é claro, a famosa babosa. Na verdade, esses itens já fazem parte dos produtos para cabelos, mas quando se trata de alisamentos, há um decréscimo dos itens naturais e o que ele fez foi devolvê-los de maneira balanceada, diminuindo os agressivos.

Parece simples, mas a tal fórmula que salvou as madeixas colombianas da calvície exigiu muito estudo e conhecimento. De uma hora para outra, o moço de origem humilde e poucas palavras, viu-se rodeado por filas de mulheres encantadas e ainda surpresas com o alisamento que funcionava magicamente!

Recém-saído do anonimato, o químico farmacêutico fez uma viagem à Venezuela para visitar a irmã, já com o propósito de exercer a sua arte em Aruba ou Curaçao.

Bonitas de cabelos lisos, agora nós vamos embarcar numa aventura digna de um filme de ação!

O momento político da época era tenso e o ditador Maduro fechou todas as fronteiras, assim como os países vizinhos. Ivano viu-se preso na Venezuela e, sem opções, cruzou a pé a fronteira com Roraima, chegando ao Brasil. Focado na ideia de trabalhar nas ilhas caribenhas, ele pegou um ônibus para Manaus, de onde embarcaria para o Caribe. A viagem durou dois dias sem paradas devido aos perigos do trajeto. Sem água e sofrendo de uma infecção renal, ele adoeceu gravemente.

O inventor da fórmula mágica desembarcou juntamente com a ameaça da chicungunha que rodeava a região e foi internado em um hospital para doenças tropicais, já tido como certo que estava infectado pelo vírus. O colombiano ainda tentou explicar em vão que se tratava de uma doença renal, mas foi isolado em quarentena. Numa Torre de Babel dos trópicos, os médicos brasileiros não entendiam o que ele dizia, muito menos ele, ardendo em febre, compreendia a nossa língua.

O burburinho do paciente infectado tomou proporções nacionais, levando a imprensa do país a instalar-se em massa às portas do hospital, para em seguida estamparem as manchetes de todos os jornais que o primeiro caso de chicungunha havia chegado ao território nacional.

E a confusão não parou por aí: a população nativa de Manaus, petrificada com a ideia do perigo que morava ao lado, municiou-se de armas e dispostos a exterminar o hospedeiro do vírus, plantaram guarda defronte a área isolada, ameaçando de morte certa o meu futuro e genial cabeleireiro.

Poucos dias depois, tudo foi resolvido com a chegada de um médico cubano que traduziu as dores do pobre jurado de morte e curou a infecção renal.

Bonitas, vocês hão de convir que foi uma entrada triunfal em terras tupiniquins!

Mas para quem carrega um sobrenome dourado, não poderia haver um fim de metal sem nobreza da Tabela Periódica…

Imagem por Denisa Polka Photos em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

Saindo da floresta tropical e de um aperto como poucos, o barranquillero sacudiu a poeira, o susto e a ideia do salão no Caribe e decido a explorar o país, foi visitar o Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui, ele foi diretamente para o salão Jacques Janine, conheceu o amor e apesar do sotaque espanhol carregado, tornou-se um paulistano de coração.

Quando o renomado salão fechou as portas, Ivano escolheu um espaço no Morumbi para trabalhar. Em pouco tempo, ele já estava descolorindo, alisando, criando mechas, alongando fios e tratando as cabeças de famosas, que entre gritinhos e suspiros, relembrando as colombianas boquiabertas, trouxeram de Oro, novamente, para o status de hairstylist de primeira linha.

“No lo soy, no lo soy…”, Ele repetiu modestamente durante a entrevista, baixando os olhos num sinal de timidez que o acompanha desde os tempos do menino de Barranquilla.

E as fórmulas químicas? Essa foi uma pergunta que mais uma vez enrubesceu o mago, mas mesmo entre poucas palavras, ele confidenciou que um grande laboratório fechou um contrato sigiloso para criar um produto revolucionário. O resto é top secret!

Todas as informações que consegui foram entre as pequenas pausas que ele dispunha com as quatro clientes que estava atendendo simultaneamente, com procedimentos diferentes, olhar fixo nos cabelos, alheio ao “zum zum zum” característico dos salões, compenetrado e sério, eu imagino, enquanto calculava o tempo de ação de cada elemento químico nos cabelos.

Se você está acostumada à um cabeleireiro tagarela e bajulador, esqueça-se! O ganhador de prêmios internacionais não adula, muito menos perde tempo jogando conversa fora. O papo aqui é sério: cabelos impecáveis e saudáveis. O resto é tititi…

Durante as horas vagas, el señor dorado permanece fiel às raízes paternas na cozinha e mistura os mais diversos ingredientes exóticos, além de formular os próprios perfumes, num mix de essências, brincando e aspirando as matérias-primas e aromas, como um perdigueiro.

Falando em cães, ele tem quatro e, por supuesto, os únicos que não são quimicamente testados!

Hermosas, apresento-lhes Ivano de Oro (@ivanodeoro), um alquimista no Morumbi!

Ivano de Oro é artista cabeleireiro, especialista em química capilar

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta