Nunca antes o ensino da língua inglesa foi tão discutido como nos últimos anos
Por Claudio Soares da Silva
Hey, good morning everyone…” e assim começamos mais uma aula de inglês nas turmas do ensino fundamental anos finais no Colégio Anglo Morumbi.
Nunca antes o ensino da língua inglesa foi tão discutido como nos últimos anos, somando a necessidade de melhoria contínua à adequação dos currículos e as ofertas do bilinguismo.
Será que a escola tem que ser bilíngue? Será que os alunos todos podem se tornar bilíngues da noite para o dia? O que é ser realmente bilíngue?
Aprender inglês requer prática, que requer mais contato com a língua inglesa, levando os alunos a desenvolverem as habilidades necessárias para capacitá-los a serem plenos cidadãos do mundo.
Em seu contínuo investimento em inovação, o Colégio Anglo Morumbi tem aumentado a quantidade de aulas de inglês, possibilitando mais contato e muito mais aprendizado, a partir dos conhecimentos de cada aluno adquiridos ao longo dos anos que estudaram.
Uma de nossas práticas comuns é o aprendizado por projetos. Além de promover as lideranças socioemocionais que os desafios de trabalhar em grupo apresentam, um projeto demanda proatividade, começar com o objetivo em mente e para isso refletir no que é mais importante, elencando prioridades. O relacionamento dentro do grupo gera atritos que demandam pensar ganha-ganha* discutindo e negociando as tarefas, efetuar cobranças buscando compreender o outro, cumprir compromissos, resultando na sinergia* e aprendizado colaborativo. Não é simples nem fácil, mas o resultado compensa.
Um exemplo deste trabalho foi o projeto “The Phantom of the Opera” onde alunos dos 8ºs anos leram o livro paradidático com versão resumida e adaptada para estudantes, e produziram um vídeo curto a respeito do musical de mesmo nome, que já esteve em cartaz por muitos anos em Londres e Nova York entre outras cidades pelo mundo.
O trabalho envolveu a leitura do livro e compreensão da história, a pesquisa sobre a peça teatral e a criação de um vídeo de caráter jornalístico, incluindo curiosidades dos bastidores. Todo o trabalho deveria ser apresentado em inglês por todos os integrantes do grupo. Ao longo do trabalho, recursos como gravar e editar vídeos com inclusão de legendas, entre outros, foram aprendidos pelos alunos.
O resultado é sempre recompensador e surpreendente de forma positiva, pois além de se expressarem em inglês superando expectativas, eles demonstram criatividade e alegria pela realização.
A diversão é garantida ao apresentar todos os vídeos para todos os grupos na sala de aula, que ficam curiosos por conhecer os trabalhos dos colegas e os verem atuando.
Estão se tornando bilíngues? Talvez, mas o mais importante é que estão aprendendo e aplicando o que sabem, superando suas próprias expectativas e limitações, e descobrindo novas possibilidades com muito aprendizado e diversão.
* Referências ao Best Seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey
Imagens e vídeos cedidos pelo Colégio Anglo Morumbi
Claudio Soares da Silva é professor de Inglês no Colégio Anglo Morumbi
Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).
Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.
O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)