Entender a diferença pode apontar caminhos para êxito nos negócios
Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
PorJuliana Souza Pires
Muita gente sonha em ter seu próprio negócio, fazê-lo crescer e se tornar uma referência de mercado, porém, muitos medos e incerteza assombram e não se sabe por onde começar,
Eu espero que meus textos possa ajudar você, leitor e leitora, a vencer estes obstáculos e que possa seguir atrás de seus sonhos de forma planejada e bem constituída para não ter surpresas ruins.
Vamos inicialmente identificar em qual estágio você está. Você é um empreendedor ou já é um empresário?
Certa vez Maria fez um cento de brigadeiros e levou na escola de sua filha para uma festinha de aniversário. As crianças amaram a surpresa e a mãe de uma delas perguntou se ela aceitava encomendas.
Ela nunca tinha feito brigadeiros para vender, mas topou o desafio. Cotou o material que iria usar, adicionou os custos com gás e frete e colocou o valor da sua mão de obra. Entregou tudo no dia e hora combinado e recebeu por isso. Nascera uma empreendedora.
O empreendedor é aquele que vende um serviço ou produto que ele mesmo confecciona sem a ajuda de ninguém. Ele é o dono do seu próprio negócio e executa todas as operações.
Acontece que os brigadeiros da Maria se tornaram um sucesso. Encomendas foram chegando uma atrás da outra. Ela já não conseguia fazer tudo sozinha. Uma pessoa ficou incumbida de responder as mensagens e anotar os pedidos, outra pessoa foi contratada para fazer as entregas dos pedidos, outras 3 pessoas foram contratadas na cozinha, 1 lavava as louças e utensílios, outras 2 enrolava os docinhos e colocava nas forminhas e caixas de entrega. Maria nunca abriu mão de ela mesma, fazer as massas dos docinhos e guardar a receita de família a 7 chaves. Nascera uma empresária.
O empresário é aquele que gera emprego. Seu negócio cresceu e ele precisa de ajuda então ele começa a contratar equipe. O empresário é a alma do negócio, está sempre presente e à frente, mas nesse estágio ele se torna um gerador de empregos. Ele agora movimenta a economia de forma muito participativa. Através dele mais famílias são alimentadas e sobrevivem da sua empresa.
Bom, essa foi apenas uma história de centenas de outras Marias e Joãos que fazem seus sonhos se tornarem realidade. É sobre o passo a passo dessa história que quero conversar com vocês a cada 15 dias.
Os desafios, as satisfações, os sabores e os dissabores dos empreendedores e empresários do nosso país.
Fique atento porque muito conteúdo bom vem por aí.
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!